Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

TV Assembleia: políticas públicas voltadas à saúde da mulher no Paraná são abordadas no Conversa Saudável

Programa da TV Assembleia recebe secretária municipal da Saúde de Curitiba e diretora de Atenção e Vigilância em Saúde do Estado.

Créditos: Arte: Anne Botero

Em alusão ao Outubro Rosa, as iniciativas e políticas públicas do governo do Paraná e da prefeitura de Curitiba voltadas à saúde da mulher são abordadas na edição desta quinta-feira (15) do programa Conversa Saudável, da TV Assembleia. Para discutir o assunto, a jornalista Ana Zimmerman recebe duas autoridades no tema: a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Tatiane Filipak, e a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual da Saúde, Maria Goretti Lopes. O Conversa Saudável vai ao ar às 13h.

Dentre as iniciativas listadas por Filipak está o Circuito da Mulher. O programa disponibiliza às mulheres residentes de Curitiba atendimento aos sábados, das 8h às 12h. Entre os serviços disponíveis estão coleta de preventivo, agendamento de mamografia de rastreamento, orientação de saúde bucal, atualização da carteira vacinal, testes rápidos de hepatite B e C, sífilis e HIV.

“[Fizemos] pensando na mulher que trabalha, que tem suas atividades durante a semana e não tem condição de ir à sua unidade”, explica a secretária. No primeiro sábado de outubro, dia 4, mais de mil mulheres participaram da programação promovida pela prefeitura de Curitiba, segundo o Executivo municipal. Para participar, basta ligar para a Central Saúde Já – 3350-9000 e agendar o melhor horário para o atendimento.

Filipak também falou da importância da Rede Mãe Curitibana, em funcionamento desde 1999, e do Comitê Pró-Vida, de 1994. O diferencial do último é o caráter multisetorial, reunindo sociedade médica, universidades, comunidade, conselhos de saúde, entre outros atores. “São analisados os dados das nossas gestantes, inclusive 100% dos óbitos no município. Isso nos dá um dado importantíssimo, porque é uma tomada de decisão baseada em dados”, ressalta a gestora.

No âmbito estadual, o principal destaque é a Carreta Saúde da Mulher, em exercício desde setembro. Por meio dela, a Sesa favorece atendimento médico também ao público feminino que vive em áreas longínquas, pequenos municípios e áreas rurais. “Para que a mulher sinta acolhida. Nós, na carreta, temos uma equipe de profissionais, médico, enfermeiro, técnico de enfermagem para acolher essa pessoa que às vezes tem a dificuldade de chegar na unidade de saúde”, destaca Maria Goretti.

A gestora também destaca iniciativas estaduais como a promoção da vacina contra a HPV nas escolas paranaenses, auxiliando a prevenir o cancelo de colo de útero; a plataforma Paraná Saúde Digital, que monitora a situação de saúde de cada cidadão no Paraná, entre outros. “Nós temos que pensar desde a primeira infância, adolescência, a vida adulta, a gestação e a mulher idosa. É assim que nós estamos trabalhando, olhando para mulher por inteira, para que a gente possa organizar os serviços”, afirma a diretora.

Onde assistir

O programa é exibido às quartas-feiras, às 13h, na TV Assembleia, no Canal 10.2. A entrevista também pode ser conferida no canal do YouTube da TV Assembleia, às 13h30.

Gravado no estúdio da Câmara de Vereadores de Curitiba, o Conversa Saudável trata de assuntos como saúde, bem-estar e saúde mental. O programa é organizado em temporadas temáticas, cujos episódios aprofundam diferentes aspectos de um tema específico.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação