Universidade pública cumpre o papel de dar oportunidade a todos, afirma Romanelli

17/12/2021 14h33 | por Assessoria parlamentar

Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) representa a Assembleia Legislativa na cerimônia dos 109 anos da UFPRCréditos: Reprodução

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) representou a Assembleia Legislativa do Paraná na solenidade que marcou os 109 anos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na quinta-feira (16), e destacou a importância do sistema de ensino superior gratuito. “A universidade pública cumpre o papel de dar oportunidades a todas e a todos", apontou.

Romanelli disse que a UFPR construiu um histórico de bons serviços à sociedade e ao desenvolvimento socioeconômico paranaense. Ele também ressaltou o recente trabalho realizado pela instituição no enfrentamento da pandemia de Covid-19. “A UFPR é um grande exemplo de instituição pública”, afirmou.

A homenagem prestada pela universidade ao jurista Rene Ariel Dotti, aluno e professor da UFPR e faleceu fevereiro de 2021, foi elogiada por Romanelli. “Por tudo que fez e representou, Rene Dotti está vivo em cada um de nós, na sua forma de ser e de agir.", disse "A universidade pública tem este papel fundamental de formação cidadã e é absolutamente necessária”.

História

A UFPR é a primeira universidade do Brasil, fundada em 19 de dezembro de 1912. Hoje a instituição mantém atividades de ensino em Curitiba, Pontal do Paraná, Matinhos, Jandaia do Sul, Toledo e Palotina e é responsável pela gestão do Complexo Hospital de Clínicas (CHC), da Maternidade Victor Ferreira do Amaral e do Centro da Visão. A universidade tem 43 mil alunos matriculados em 122 cursos de graduação, 106 de especialização e 91 de pós-graduação.