Uso excessivo de agrotóxicos será tema de audiência pública da Assembleia Legislativa neste sábado (28), em Cascavel Cascavel é o município paranaense campeão no uso de agrotóxicos, com emprego de quase duas mil toneladas do veneno só em 2017, segundo a Adapar.

27/04/2018 13h52 | por Assessoria de Imprensa, com colaboração da assessoria parlamentar.
Deputado Rasca Rodrigues (Podemos).

Deputado Rasca Rodrigues (Podemos).Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Deputado Rasca Rodrigues (Podemos).

A Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em parceria com a Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel (AREAC), realizará neste sábado (28), a partir das 9 horas, uma audiência pública para debater o uso desmedido e imoderado de agrotóxicos no Paraná. Segundo o deputado Rasca Rodrigues (Podemos), presidente da comissão técnica da Alep, lideranças políticas, representantes de órgãos de fiscalização do Governo do Estado, agrônomos, produtores agrícolas e especialistas no assunto participarão do debate que acontecerá na sede da AREAC, na Rua Paranavaí, nº 1370.

Rasca Rodrigues destaca que o grande objetivo do encontro é buscar alternativas para a redução do uso indiscriminado dos agrotóxicos. “Até porque todos nós sabemos que o uso excessivo de agrotóxicos é perigoso para a sociedade, perigoso para quem produz e para quem consume. Portanto, a solução está na conscientização do produtor, dos profissionais da agronomia e de quem fiscaliza”, explica. O presidente da AREAC, engenheiro agrônomo Francisco Justo Jr., assinala por sua vez que a audiência será útil para esclarecer dificuldades dos profissionais e produtores. “Vamos colocar o ponto de vista dos profissionais e dos produtores, nossas dificuldades, e mostrar peculiaridades que levam ao uso desta quantidade de agrotóxicos”, completa. 

Uso exagerado – Dados da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) dão conta de que o município de Cascavel é o campeão em uso de agrotóxicos no estado – com o emprego de quase duas mil toneladas em 2017. No mesmo período, em todo o estado, foram usadas mais de 92 mil toneladas do produto, colocando o Paraná como vice-campeão nacional no uso do veneno. O Brasil, por sua vez, é o campeão mundial neste uso, com mais de um milhão de toneladas por ano, de acordo com estudos da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). “O Brasil é o país que mais consome agrotóxicos no mundo, há dez anos, e ao mesmo tempo tem a terceira maior produção agropecuária do mundo. A matemática não bate”, critica Rasca.

Entre os que já confirmaram participação na audiência pública – aberta a todos os interessados – estão o promotor de Justiça de Cascavel, Ângelo Mazzucchi Santana; o diretor da 10ª Regional de Saúde de Cascavel, Miroslau Bailak; o diretor de Defesa Agropecuária da Adapar, Adriano Riesemberg; o presidente do Sindicato Rural de Cascavel, Paulo Orso; o presidente da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná, Ricardo Palma; o gerente de Sanidade Vegetal da Adapar, Marcílio Araújo; e o vereador Paulo Porto (PCdoB).

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação