NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Uso Político da Copel Prejudica Seu Desempenho, Denuncia Plauto
08h07
por Sonia Maschke / Jaime Santorsula Martins / 41 3350-4193 / MATÉRIA DE RESPONSABILIDADE DO GABINETE DA LIDERANÇA DA OPOSIÇÃO
2 min de leitura
741 visualizações
A declaração é do deputado Plauto Miró, líder dos Democratas (DEM), ao comentar nesta segunda-feira (10) a performance de uma das empresas públicas paranaenses que já desfrutaram do melhor conceito nacional em sua área. "Hoje a Copel tem os piores índices entre as concessionárias de energia elétrica do Brasil". Prova disto, segundo Plauto, é uma multa aplicada recentemente pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no valor de R$ 30,8 milhões. O motivo foi porque a Copel não cumpriu seus serviços de maneira satisfatória. A razão para esse mau desempenho, acredita o deputado, é o fato de que a Copel está sendo usada para satisfazer as brigas políticas do governador. "A Copel que é orgulho dos paranaenses está sendo usada pelo governador como frente de batalha nos assuntos dos quais ele é contrário. Na tentativa de resolver esses temas, ele está levando a Copel a perder em qualidade", destacou Plauto. Entre as ações do governo que prejudicaram a Copel, o parlamentar cita o caso da compra da UEG Araucária, que segundo o governador iria explodir, mas que a Copel pagou cerca de R$ 430 milhões pela usina. Plauto destaca também a tentativa frustrada da Copel em administrar os pedágios das rodovias federais. "O valor do pedágio proposto pelo governo foi maior que o da iniciativa privada. Essa ação serviu apenas para que as ações da Copel despencassem na Bolsa de Valores". "Agora querem usar a Copel para comprar as ações da Sanepar pertencentes à empresa francesa Sanedo. É uma ação indevida, irregular e superfaturada. Querem o negócio só para prevalecer a vontade do governador, sem se preocupar se isso é realmente bom para a Copel e aos paranaenses", apontou.
Notícias Relacionadas
14:42
Debatedores Nota 1000 reúne estudantes no Plenário da Assembleia Legislativa
Competição mobilizou escolas públicas em torno da argumentação, da pesquisa e do protagonismo juvenil.
Leia mais
12:57
Deputado Tercilio Turini (MDB) destaca excelência das universidades estaduais em posse da nova reitora da UEL
Parlamentar representou a Assembleia Legislativa na solenidade que empossou Andrea Simão e afirmou que o Legislativo está à disposição para fortalecer a instituição.
Leia mais
09:26
Deputada Luciana Rafagnin (PT) propõe Voto de Congratulações pelos 50 anos da APAE de Francisco Beltrão
A homenagem reconhece a trajetória da entidade na defesa da inclusão, da educação especial e dos direitos das pessoas com deficiência.
Leia mais
09:06
Sessão Solene na Assembleia marca 118 anos da chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao território brasileiro
Proposta pelo deputado Jairo Tamura (PL), cerimônia valoriza a herança cultural nikkei e recebe novo cônsul-geral do Japão em Curitiba.
Leia mais