Visita às universidades foi prioridade da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em 2015 Membros da Comissão percorreram o Paraná em conversas com reitores, professores, servidores e alunos de cinco universidades estaduais.

12/01/2016 08h02 | por Trajano Budola

Créditos: Agência Uel

A Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Assembleia Legislativa priorizou neste ano visitas às universidades do Paraná, como forma de compreender os problemas, demandas e desafios das instituições públicas do ensino de terceiro grau. A proposta foi apresentada pelo grupo de parlamentares, presidido pelo deputado Tercílio Turini (PPS), logo na abertura dos trabalhos nesta legislatura, em 13 de maio de 2015. Na ocasião a Comissão recebeu na Assembleia reitores e pró-reitores de sete universidades estaduais que relataram os projetos que tinham para a melhoria dos trabalhos acadêmicos e as dificuldades que enfrentam no dia a dia.

As reuniões com os servidores, porém, só voltaram a ocorrer em 18 de agosto, por conta da extensa greve de professores e funcionários que atingiu as escolas, colégios e universidades no primeiro semestre do ano. “Nós tivemos um primeiro semestre de muita dificuldade, uma série de polêmicas com o funcionalismo público por causa de projetos do Governo do Estado e isso acabou limitando nossa atuação”, explica Turini.

Apesar do adiamento no cronograma de visitas, de acordo com o presidente da comissão, o segundo semestre rendeu uma pauta bastante agitada, com muitas conversas que aceleraram a agenda para a elaboração de um plano de apoio às instituições. “Decidimos não ficar apenas na Assembleia dando pareceres a projetos de lei, mas visitar as universidades que atravessam dificuldades em matéria de recursos para custeio, para a contratação de funcionários e professores e para completar obras iniciadas. Tudo isso gera a elas dificuldades em expandir”, afirma Turini.

A partir de setembro o grupo seguiu em visitas à Universidade Estadual de Londrina (UEL); Universidade Estadual de Maringá (UEM); Universidade Estadual do Norte do Paraná (UEMP), em Jacarezinho; Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), em Paranavaí; e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), em Cascavel; esta última no último dia 10 de dezembro.

Para 2016 já estão programadas visitas à Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) e à Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). “Pretendemos visitar ainda o Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), que é um dos órgãos mais importantes em agropecuária do país e também está passando por dificuldades”, lembrou Tercílio Turini.

Para o presidente da Comissão o mais importante é manter sempre o diálogo com o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, João Carlos Gomes, para que o grupo sirva como uma ponte no Legislativo entre as universidades e o Governo do Estado. “As universidades são patrimônios extraordinários de nossa população. Através delas tivemos o desenvolvimento regional que contribuiu para o crescimento do Paraná. E para estas instituições é fundamental a assistência, para que elas continuem sempre firmes”, disse.

Fazem parte da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior ainda o vice-presidente, deputado Bernardo Carli (PMDB), Chico Brasileiro (PSD), Evandro Araújo (PSC), Felipe Francischini (SD), Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), e Pastor Edson Praczyk (PRB).