Vocação turística do Rio Iguaçu foi tema de audiência pública na Assembleia Legislativa
Objetivo é promover o turismo sustentável e criar uma cadeia de negócios ligada à pesca esportiva.
Órgãos governamentais e da iniciativa privada vão organizar uma agenda comum para coibir a pesca predatória e promover a pesca esportiva e a vocação turística do Rio Iguaçu. A decisão foi tomada na manhã desta quarta-feira (19), na Assembleia Legislativa, durante audiência pública proposta pelo deputado Guto Silva (PSC) e promovida em parceria com a Associação de Pesca do Médio Iguaçu (Apemi). De acordo com o deputado, a agenda vai incluir ações de fiscalização integrada, de formação e capacitação de guias locais de pesca, de envolvimento com as comunidades locais e de incentivo da aquicultura e piscicultura na região.
“Muitos municípios do Paraná têm uma especial relação de proximidade com o Rio Iguaçu, mas percebemos que ainda dá pra aproveitar melhor esse potencial, sobretudo através da pesca esportiva. A ideia é aumentar o rigor na fiscalização da pesca predatória para que desta forma, com a combinação de políticas públicas, a gente possa criar uma cadeia de negócios ligada à pesca esportiva”, afirmou o parlamentar.
Fiscalização – Para Alexandre Woehl, representante da Apemi, só o reforço na fiscalização contra a pesca predatória poderá intensificar as ações de preservação ambiental. “Pela falta de fiscalização, a incidência de redes de pesca é enorme no Rio Iguaçu. Virou um mercado e isso nos preocupa. Se houver fiscalização, as espécies que habitam o Rio vão poder procriar e isso vai preservar o rio com um todo. E com um Rio Iguaçu saudável, o turismo de pesca só tende a crescer”, ressaltou.
A reunião contou com a participação de representantes do Ibama, da Secretaria de Estado do Esporte e Turismo, da Superintendência Federal da Pesca, da Sanepar, da Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, da Paraná Turismo, da Copel, do IAP, da Polícia Rodoviária Estadual, da Polícia Rodoviária Federal, de representantes de diversas prefeituras municipais e da Federação do Comércio do Estado do Paraná – Fecomércio-PR. Também participaram da audiência os deputados Chico Brasileiro (PSD), que é presidente da Comissão de Turismo da Assembleia, Hussein Bakri (PSC) e Claudio Palozi (PSC).
*Confira mais informações no Facebook da Assembleia Legislativa do Paraná.
Notícias Relacionadas
Escola do Legislativo participa da 5ª Marcha dos Legislativos Municipais Paranaenses e reforça compromisso com a educação cidadã
Evento ocorre entre os dias 16 e 19 de junho, em Curitiba.
Leia mais
Audiência pública na Alep debaterá cadeia produtiva da tilápia e aquicultura no Paraná
Organizado pelo deputado Bazana (PSD), evento reunirá representantes do setor produtivo, entidades técnicas, órgãos públicos e lideranças políticas para debater os avanços e desafios da aquicultura paranaense.
Leia maisAudiência Pública debate projeto que propõe reconectar crianças e adolescentes com a natureza no Paraná
Projeto de lei 522/2026, de autoria do deputado Goura (PDT), estabelece diretrizes para a naturalização de equipamentos públicos e busca enfrentar os impactos do excesso de telas e da emergência climática.
Leia mais
Comissão de Saúde Pública promove treinamento sobre a Manobra de Heimlich para servidores e colaboradores
Durante o treinamento, os participantes aprenderão a reconhecer os sinais de engasgo e a aplicar corretamente a Manobra de Heimlich em adultos e crianças.
Leia mais