Joaquim Ignácio Silveira da Motta

Nasceu na Bahia em 1818.  Era filho do desembargador Joaquim Ignácio Silveira da Motta e Anna Luiza da Gama.
Após estudar o preparatório, foi para a Alemanha, onde se formou em Medicina. Depois de formado, mudou-se para o Paraná, então 5ª Comarca de São Paulo.
Exerceu com justiça os cargos de delegado de polícia de Curitiba em 1851, época em que se realizaram sangrentos conflitos na vizinha São José dos Pinhais durante o pleito eleitoral.
Foi deputado da Assembleia Provincial de São Paulo e, mais tarde, deputado Provincial e Geral pelo Paraná.
Morreu no dia 19 de agosto de 1891 no Rio de Janeiro.

* (As informações contidas no perfil do deputado são de responsabilidade da assessoria do próprio parlamentar)