Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Lideranças empresariais e sindicais debateram proposta do Orçamento do Estado na Assembleia Legislativa

Participantes da audiência pública da Assembleia Legislativa apresentaram as principais demandas de suas áreas de atuação.

Os projetos da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2016 e do Plano Plurianual (PPA) para o período 2016/2019, ambos de autoria do Poder Executivo, foram debatidos na manhã desta terça-feira (27) por representantes de movimentos sociais e de entidades da sociedade civil, por lideranças empresariais e sindicais, durante audiência pública proposta pelo deputado Professor Lemos (PT). O encontro também contou com a participação de representantes do Ministério Público de Contas do Estado do Paraná e da Associação Comercial do Paraná.

Durante o evento, os participantes apresentaram aos integrantes da mesa diretora dos trabalhos as principais demandas de suas respectivas áreas de atuação. “É muito importante que a população participe da construção desse orçamento, que precisa ser aplicado com qualidade e distribuído de forma justa, inclusive entre todas as regiões do estado do Paraná”, afirmou o Professor Lemos.

O deputado ainda ressaltou que os temas relacionados à Educação, como o fechamento de escolas estaduais e o corte na verba destinada à compra de merenda escolar, serão amplamente abordados durante a discussão da LOA e do PPA na Assembleia. “Nós temos uma previsão de diminuir em R$ 18 milhões a compra de produtos oriundos da agricultura familiar e nós queremos evitar isso. Com relação ao fechamento de escolas, é no mínimo contraditório, pois a Educação tem um orçamento previsto de R$ 9 bilhões, o maior nos últimos anos”, apontou.

O presidente da Comissão de Orçamento da Assembleia, deputado Nereu Moura (PMDB), disse que audiências públicas que têm como objetivo debater o orçamento público são importantes, pois ampliam o debate sobre como o Governo do Estado investe seus recursos. “As pessoas passam a conhecer como funciona a arrecadação e o gasto do dinheiro público. E nós, da Comissão de Orçamento, precisamos ter parcimônia para distribuir os recursos com racionalidade, para que se contemplem os interesses da população paranaense”, afirmou.

Orçamento – Junto com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), aprovada ainda no primeiro semestre deste ano, a LOA e o PPA formam o orçamento público estadual, de acordo com o artigo 165 da Constituição Federal. A LOA e o PPA devem ser votados pelos deputados em Plenário antes do encerramento do ano legislativo.

 

 *Confira mais notícias sobre a Assembleia Legislativa do Paraná no Facebook.

 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação