RÁDIOS
Confira o resumo dos debates legislativos, entrevistas com deputados e análises políticas em formato de áudio.
Audiência debate inclusão de medicamentos contra o câncer no SUS
(Descrição do áudio))Em 2011, a então procuradora da República, Michelle Gomez, foi diagnosticada com câncer de mama. Mas teve acesso a todo o tratamento e aos medicamentos necessários e foi curada. Mas ao conhecer a situação das pacientes que não conseguiam se tratar por não poderem arcar com os custos da medicação, além da quimioterapia, e que buscavam a justiça para isso, ela “mudou de lado” e passou a atuar como defensora pública.(Sonora)Michele esteve ao lado de outros pacientes, de médicos e de representantes da ONG Cascavel Rosa, da Associação Beltronense Amigas da Mama e da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio á Saúde da Mama (FEMAMA), em uma audiência pública, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (26) no Plenarinho da Assembleia Legislativa, por iniciativa do presidente da Casa, o deputado Ademar Traiano (PSDB), que viveu o drama de perder a esposa para o câncer e se sensibiliza com a luta das mulheres.(Sonora)A audiência foi sobre o diagnóstico de câncer de mama metastático, a fase mais avançada da doença. É quando ela volta a aparecer e as pacientes necessitam, além do tratamento quimioterápico, de remédios de alto custo, cujas unidades podem custar até R$ 10 mil reais: o Trastuzumabe e o Pertuzumabe. Muitas acabam buscando a justiça para obter a medicação de graça, porque ela garante resultados eficazes n tratamento contra o câncer. Porém, boa parte não consegue. A presidente da Ong Mão Amiga, Juciney Da Cas, destaca que, a cada ano mais de três mil novos casos de câncer de mama surgem só no Paraná e lembrou que pesquisas com 2.000 pacientes diagnosticadas ano passado, apontam que apenas 808 estarão vidas em dois anos se tratando somente com quimioterapia. Já a quimio associada ao bloqueio com os dois medicamentos vai possibilitar um número infinitamente maior de sobrevida.(Sonora)Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza os dois medicamentos apenas para pacientes com câncer de mama em estágio inicial, justamente em função do alto custo. Mas já está no protocolo internacional, a associação dos medicamentos e da quimioterapia para os casos de câncer metastático. Porém, no Brasil, ele é usado apenas em pacientes da rede privada. Até o dia 2 de maio, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) mantém abertas duas consultas públicas sobre a inclusão dos medicamentos no tratamento do câncer de mama itivo metastático. Depois disso, ela deve emitir um parecer com a aprovação ou não da incorporação dos medicamentos no SUS. Na tarde desta quarta-feira, Traiano intermediou uma encontro entre os grupos que participaram da audiência com o governador Beto Richa (PSDB), que se comprometeu com a causa. Ou na tentativa de buscar soluções através do Ministério da Saúde ou até mesmo utilizando recursos do próprio Governo estadual.(Sonora)Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesMédico Mário Negrão recebe título de cidadão honorário na Assembleia Legislativa
(Descrição do áudio)) O médico neurologista e psicoterapeuta Mário Márcio Negrão, nascido no Rio de Janeiro, recebeu, no fim da tarde, desta terça-feira (25), no Plenário da Assembleia Legislativa, o título de Cidadão Honorário do Paraná. A homenagem foi uma iniciativa do deputado Plauto Miró (DEM), 1º secretário da Casa. Ele diz que os trabalhos prestados pelo médico à população do estado justificam a honraria.(Sonora)Para o Dr. Mário Negrão, uma grande alegria ser, por meio da Assembleia Legislativa, considerado cidadão paranaense.(Sonora)Mário Negrão estudou Medicina em Minas gerais, na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, onde se formou em 1972. Ele também é mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná. A residência foi em Neurologia, na Inglaterra, onde também trabalhou por um período. De volta ao Brasil, no ano de 1977, começou a dar aulas no setor de Morfologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Como especialista em Neurologia pela Associação Médica Brasileira, no ano de 1980, passou a atuar no Departamento de Propedêutica Médica da Federal, após ser aprovado em um concurso público. Mais tarde se especializou em terapia familiar, na área de Psicologia Comportamental-Cognitiva. O presidente Ademar Traiano (PSDB), que participou da homenagem ao médico, lembra de uma história contada por Mário Negrão, de que adotou o Paraná antes mesmo de conhecer o estado.(Sonora) Mário Negrão atualmente integra entidades reconhecidas nacional e internacionalmente na área, como a Associação Brasileira de Psicoterapia e a Associação Brasileira de Psiquiatria. E não para. No momento é aluno de doutorado em Políticas Públicas Educacionais na Universidade Tuiuti do Paraná, além de colunista do Jornal Bom Dia Paraná, da RPC, às segundas-feiras.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesMais direitos a alunos e usuários de planos de saúde são aprovados em Comissão
(Descrição do áudio)) Os deputados que integram a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa, presidida por Requião Filho (PMDB), se reuniram no fim da tarde desta terça-feira (25), na Sala Anexa ao Plenário, a Deputado Arnaldo Busato, para votar uma pauta com cinco projetos. Entre eles, um do deputado Nereu Moura (PMDB), relatado por Chico Brasileiro (PSD), que prevê que seja proibida a definição do prazo de marcação de consultas, exames, ou qualquer outro tratamento e medidas de diferenciação entre os pacientes que têm cobertura de planos ou seguros privados de saúde, e aqueles que pagam pelos procedimentos. Uma proposta dos deputados Cláudia Pereira (PSC), Edson Praczyk (PRB) e Gilson de Souza (PSC), teve como relator Paulo Litro (PSDB). Ela prevê o uso adequado do colar de proteção durante a realização de exames nos quais ocorra a emissão de radiação, como prevê uma Portaria do Ministério da Saúde, com multas para quem descumprir. Ela foi aprovada. A deputada Cristina Silvestri (PPS) deu parecer favorável ao projeto do deputado Felipe Francischini (SD), que concede o direito à segunda chamada gratuita de exames, provas e avaliações aos alunos dos estabelecimentos da rede particular de ensino do Paraná. E isso vale somente em casos especiais, como doenças, por exemplo. O parlamentar diz que sentiu a necessidade de apresentar a proposta, porque os alunos mais pobres são os mais prejudicados.(Sonora)O parlamentar também foi relator de outra proposta: a que altera a Lei nº 8.836, de 9 de novembro de 2012, que estabelece critérios de transparência para a cobrança de dívidas dos consumidores, mas pediu adiamento para estudar melhor o projeto. E um outro projeto apresentado por Francischini e relatado por Evandro Araújo (PSC), foi aprovado na comissão. Ele trata do pagamento prévio de taxas ou valores vinculados à instalação, ativação ou manutenção de serviços prestados de forma contínua, como explica o próprio autor.(Sonora)Também fazem parte da Comissão de Defesa do Consumidor os deputados Cantora Mara Lima (PSDB) e Péricles de Mello (PT).Da Assembleia legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesCâmeras para monitorar lares para idosos podem se tornar obrigatórias
(Descrição do áudio))Dez projetos estavam na pauta da sessão plenária desta terça-feira (25) da Assembleia Legislativa do Paraná. Entre eles, em 2ª discussão, a proposta da deputada Maria Victória (PP), que proíbe a venda, oferta, fornecimento ou entrega de clorofórmio, éter, solvente de tinta, benzina e fenol, a menores de 18 (dezoito) anos. O projeto recebeu emendas na Comissão de Defesa dos Direitos da Juventude. Que teve parecer favorável da CCJ, que também apresentou um substitutivo geral, além de ter recebido uma subemenda substitutiva geral de plenário. Também com emenda da CCJ, passou em 2ª discussão o projeto de lei do deputado Felipe Francischini (SD), que prevê a instalação de sistema de segurança baseado em monitoramento por meio de câmeras de vídeo nas instituições de longa permanência para idosos do estado do Paraná. Para o parlamentar, uma forma de proteger os idosos, já que esta é uma função do Estado.(Sonora)Outra proposta em 2ª votação foi a do deputado Tercílio Turini (PPS), que insere no calendário oficial de eventos do Paraná a Festa do Milho, realizada anualmente no começo do mês de fevereiro, no distrito de Paiquerê, município de londrina E ainda em segunda discussão, foi aprovado o projeto dos deputados Alexandre Guimarães (PSD) e Chico Brasileiro (PSD), que institui a Política Estadual de Prevenção ao Câncer Bucal. O objetivo, segundo os parlamentares, é promover campanhas de orientação com a comunidade sobre os sintomas do câncer bucal, além de incentivar hábitos saudáveis entre a população. É que cuidados simples ajudam a evitar o câncer na boca. Se descoberta precocemente, a doença é curável. Os dois parlamentares são dentistas e por isso têm uma preocupação especial com a saúde bucal e fizeram questão de falar da importância da proposta.(Sobe som com os dois)Em 1ª discussão, foi aprovado o projeto de lei que insere no Calendário Oficial de Eventos do Paraná a Semana Estadual de Prevenção e Combate à Osteoporose, sempre na terceira semana do mês de outubro, do deputado Schiavinato (PP). Outras datas para ser inseridas no Calendário, mas de Eventos Turísticos do Paraná, e que passaram em redação final na sessão desta terça-feira, foram o segundo domingo do mês de março, dia em que se celebra no município de Piraquara, região metropolitana de Curitiba, a Festa do Carneiro no Rolete. A proposta foi apresentada pelo deputado Gilberto Ribeiro (PRB). E a Festa das Nações, realizada anualmente entre a última semana de abril e o início de maio, no município de Guaíra, do deputado Chico Brasileiro (PSD). Em 3ª votação, os parlamentares aprovaram duas propostas. Uma dos deputados Claudia Pereira (PSC) e Nelson Justus (DEM), que institui a “Região Turística Rotas do Litoral do Paraná”, que abrange os municípios de Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná. A proposta também prevê a inclusão da rota no Roteiro Turístico Oficial do Estado do Paraná e outra da deputada Cantora Mara Lima (PSDB), que institui o dia da Mulher Advogada no Paraná, ser comemorado no dia 20 de agosto.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesConfira aqui os projetos aprovados na sessão desta segunda-feira (24)
(Descrição do áudio)) Foi aprovado em primeira discussão na sessão plenária desta segunda-feira (24) O projeto de lei dos deputados Alexandre Guimarães (PSD) e Chico Brasileiro (PSD), que institui a Política Estadual de Prevenção ao Câncer Bucal. O objetivo, segundo os parlamentares, é promover campanhas de orientação com a comunidade sobre os sintomas do câncer bucal, além de incentivar hábitos saudáveis entre a população. É que cuidados simples ajudam a evitar o câncer na boca. Se descoberta precocemente, a doença é curável. O deputado Alexandre Guimarães, que é de Campo Largo, região metropolitana de Curitiba, e Chico Brasileiro, de Foz do Iguaçu, são dentistas e, por isso, têm uma preocupação especial com a saúde bucal. Em segunda discussão foram aprovados os projetos de da deputada Cantora Mara Lima (PSDB), que cria o “Dia da Mulher Advogada” no estado, a ser comemorado no em 20 de agosto; e o do deputado Evandro Júnior (PSDB), que institui o “Dia Estadual do Condutor de Veículos de Transporte Escolar”, a ser comemorado anualmente no dia 17 de julho. Três projetos foram aprovados em redação final na sessão desta segunda: o deputado Claudio Palozi (PSC), que insere no roteiro turístico oficial do Paraná o “Arquipélago Fluvial de Ilha Grande”, localizado no Parque Nacional de Ilha Grande, na Bacia do Rio Paraná, divisa dos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul; o do deputado Pastor Edson Praczyk (PRB), inserindo no Calendário Oficial de Eventos do Paraná o “Dia do Profissional de Contabilidade”, a ser comemorado anualmente no dia 25 de abril; e o do deputado Felipe Francischini (SD), que cria o “Dia Estadual do Fandango”, a ser comemorado anualmente no dia 29 de novembro, e da “Semana Estadual de Fomento ao Fandango”, que deve ser celebrada sempre na última semana de novembro. Os três seguem agora para a sanção ou veto do governador Beto Richa (PSDB). E dois projetos que incentivam o turismo estadual com a divulgação de festividades regionais, datas importantes e roteiros turísticos temáticos também passaram na sessão desta segunda-feira: um do deputado Tercílio Turini (PPS), inserindo no calendário oficial de eventos do estado do Paraná a Festa do Milho. Ela é realizada anualmente no começo do mês de fevereiro, no Distrito de Paiquerê, município de Londrina, aprovado em primeira discussão; e em segundo turno, foi aprovada uma proposta dos deputados Nelson Justus (DEM) e Claudia Pereira (PSC), que institui a “Região Turística Rotas do Litoral do Paraná”. Segundo o texto, integram a região os municípios de Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná. A proposta também prevê a inclusão da rota no Roteiro Turístico Oficial do Estado do Paraná.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesMédicos recebem homenagens e celebram projeto em tramitação na Assembleia
(Descrição do áudio))Ele dedicou a carreira como médico ao cuidado com quem não pode pagar por uma consulta com um especialista. Tanto que o oftalmologista Nobuaqui Hasegawa fundou em Londrina, no Norte do estado, o Centro de Terapia Ocular, que atende 100% dos pacientes pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A instituição sem fins lucrativos, de caráter filantrópico tem apoio do governo japonês, com doação de equipamentos e sobrevive de recursos vindos das emendas parlamentares. Para o oftalmologista, ao mesmo tempo que é um desafio, o trabalho é uma missão.(Sonora)Ao lado do também oftalmologista Ênio Garletti, de Ponta Grossa, Nobuaqui recebeu uma comenda do Hospital de Olhos do Paraná, um dos principais parceiros do sistema público de saúde no Sul do país, e uma menção honrosa da Assembleia Legislativa, na tarde desta segunda-feira, no Plenário da Casa, durante o Grande expediente. A inciativa do reconhecimento do trabalho dos médicos foi do deputado Dr. Batista (PMN), autor do projeto de lei, em tramitação na Casa, que institui no Paraná o “Abril Marrom”, como mês de combate ao Glaucoma. Uma iniciativa que surgiu da parceria com o Hospital de Olhos.(Sonora)Segundo o Dr. Ênio Garletti, um projeto importante, que visa esclarecer a população sobre a prevenção da doença, muitas vezes silenciosa. (Sonora) A proposta prevê, por meio de campanhas de esclarecimento, que a população saiba o significado da importância da detecção precoce do glaucoma, principal causa da perda irreversível da visão no mundo, atingindo 2% da população mundial. O glaucoma surge quando o nervo óptico (uma espécie de fio telefônico com mais de um milhão de fibras dentro do olho), começa a apresentar danos. De maneira gradual e. em muitos casos, imperceptível, surgem "pontos cegos", que só serão percebidos depois de um dano considerável. Quando todo o nervo é destruído, ocorre a cegueira. E um dado alarmante vem do Conselho Brasileiro de Oftalmologia: estima-se que 70% dos portadores não estejam em tratamento. Os fatores genéticos estão entre as causas. Negros, asiáticos, pessoas com mais de 40 anos estão entre os grupos de risco.O diretor clínico do Hospital de Olhos do Paraná, o oftalmologista Hamilton Moreira, referência na área no país, também participou da homenagem aos colegas. E Dr. Ênio diz que ficou emocionado com a homenagem.(Sonora) Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesPresidente Traiano se compromete a levar reivindicações do Audiovisual ao Governo
(Descrição do áudio)) O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), se comprometeu a intermediar as negociações entre representantes do audiovisual paranaense e os secretários estaduais de Cultura, João Luiz Fiani, e da Fazenda, Mauro Ricardo Costa para levar até eles uma reivindicação do setor: investir os recursos na ordem de R$ 1 milhão e meio de reais previstos no Orçamento do Estado no Fundo Setorial do Audiovisual. Foi durante uma reunião, no início da tarde desta segunda-feira (24), organizada pelo deputado Péricles de Mello (PT), que preside a Comissão de Cultura da Casa e que contou ainda com a presença dos deputados Márcio Pauliki (PDT), presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda e do deputado Hussein Bakri (PSD), vice-líder do Governo e que teve a participação de representantes da Associação de Vídeo e Cinema do Paraná (AVEC/PR) e do Sindicato da Indústria do Audiovisual do Paraná (SIAPAR), além do secretário de Políticas de Financiamento da Agência Nacional de Cinema (Ancine), Paulo Xavier Alcoforado, que avaliou como positivo o encontro.(Sonora)Um edital de arranjos produtivos da própria Ancine disponibiliza recursos de até R$ 10 milhões de reais aos estados que investirem no audiovisual. O problema é que para essa disponibilização, o estado precisa dar uma contrapartida. No caso do Paraná, R$ 5,4 milhões que iriam para a pasta da cultura estão contingenciados pela Secretaria da Fazenda e sem garantia de liberação. O restante precisa ser distribuído em todas as áreas que o setor abrange. O audiovisual no Paraná é extenso: vai da produção de cinema, chamada de produção de conteúdo audiovisual; o que inclui televisão e cinema, à publicidade e até a educação. No país, a produção ocupa o quarto lugar em arrecadação, mas está concentrada no eixo Rio-São Paulo. Semana passada aconteceu uma audiência pública na Assembleia para que os empresários do setor pudessem mostrar os desafios enfrentados e as perspectivas. E eles ainda ocuparam a Tribuna para falar do tema no Grande Expediente. Eles contam com os parlamentares para tentar avançar, pontua Paulo Xavier.(Sonora)Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesMuda de Pau-Brasil é plantada no jardim da Assembleia Legislativa
((Descrição do áudio))O jardim da Assembleia Legislativa do Paraná ganhou uma nova moradora. Uma muda de Pau-Brasil, árvore símbolo nacional, foi plantada na manhã desta quinta-feira (20) próximo a portaria de acesso ao Edifício Tancredo Neves, prédio onde estão instalados os gabinetes dos deputados. Está foi a 14ª muda da espécie plantada em locais públicos de Curitiba.O ato foi conduzido pelo deputado Rasca Rodrigues (PV), presidente da Comissão de Meio Ambiente do legislativo, que destacou a importância simbólica de cultivar o Pau-Brasil no local onde são definidas as regras para preservação e conservação ambiental.SonoraA muda foi oferecida pelo Instituto Gol de Classe, em parceria com a Operação Pau-Brasil, um projeto de preservação ambiental e valorização da árvore símbolo nacional que já disponibilizou mais de 100 milhões de mudas em todo Brasil. Segundo o presidente do instituto, Victor Estevão, as ações em Curitiba são alusivas aos 324 anos da cidade.SonoraA árvore plantada na Assembleia Legislativa do Paraná tem cinco anos de vida e pouco mais de dois metros de altura. A espécie tem um crescimento bastante lento e pode viver por até mil anos. As mudas são produzidas e cultivadas na Região Nordeste, já que o clima de Curitiba impossibilita a reprodução da espécie.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.
Ver mais detalhesDatas especiais devem ser inseridas no Calendário Oficial de Eventos do Paraná
(Descrição do áudio)) O projeto que institui no Paraná a “Semana Estadual de Conservação e Fertilidade do Solo”, foi aprovado em redação final na sessão plenária desta quarta-feira (19), na Assembleia Legislativa. Ele é do deputado Claudio Palozi (PSC), e prevê que ela seja comemorada todos os anos na terceira semana de setembro. Palozi diz que o objetivo é, durante esses dias, que o Governo do Estado intensifique ações voltadas para o uso racional do solo, sem trazer prejuízos nem para os agricultores, nem para o meio ambiente, além de promover uma agricultura sustentável. Ainda em redação final foi aprovado o projeto dos deputados Alexandre Curi (PSB) e Hussein Bakri (PSD), que institui o “Dia Estadual do Povo Mulçumano no Estado do Paraná”, a ser comemorado anualmente no dia de 12 de maio. Agora as propostas serão encaminhadas para a sanção. Em primeira discussão, foi aprovado o projeto de lei dos deputados Nelson Justos (DEM) e Claudia Pereira (PSC), que institui a “Região Turística Rotas do Litoral do Paraná”, que abrange os municípios de Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná. A proposta também prevê a inclusão da rota no Roteiro Turístico Oficial do Paraná. Entre os outros projetos que passaram em primeira discussão, estão o que institui o “Dia Estadual do Condutor de Veículos Escolares” no Paraná, para ser comemorado anualmente no dia 17 de julho, apresentado pelo deputado Evandro Júnior (PSDB) e o da deputada Cantora Mara Lima (PSDB), que cria o “Dia da Mulher Advogada” no estado, a ser comemorado no dia 20 de agosto. Em segunda votação, os parlamentares aprovaram duas propostas que inserem festas tradicionais no Calendário Oficial de Eventos do Paraná. A primeira é o projeto do deputado Gilberto Ribeiro (PRB), é a “Festa do Carneiro no Rolete”, realizada anualmente no segundo domingo do mês de março, em Piraquara e a segunda é a “Festa das Nações”, do deputado Chico Brasileiro (PSD), que acontece todos os anos na última semana de abril e início de maio, no município de Guaíra, Oeste do estado. Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesDeputado Ney Leprevost assume presidência da Comissão de Turismo
Por Kharina GuimarãesA Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná está sob novo comando. O deputado Ney Leprevost (PSD) assumiu nesta quarta-feira (19) a presidência do grupo no lugar do deputado Chico Brasileiro (PSD), que deixa o legislativo no fim do mês.Leprevost que era suplente de Chico Brasileiro foi o único integrante da comissão a se candidatar para a função, sendo eleito com unanimidade de votos. A saída de Chico Brasileiro da presidência do grupo é um dos preparativos para a renúncia ao cargo de deputado estadual antes de assumir a prefeitura de Foz do Iguaçu, no dia 1º de maio.Chico Brasileiro aproveitou a oportunidade para agradecer aos colegas pelo companheirismo durante os anos em que esteve a frente da comissão e ressaltou os avanços conquistados para o setor.SonoraLeprevost destacou a experiência sobre o setor que adquiriu durante o período em que comandou a Secretaria de Estado do Esporte e Turismo. Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.
Ver mais detalhesRoteiros turísticos e festas tradicionais foram tema de debates na Alep nesta terça
(Descrição do áudio))O projeto que institui a região turística “Estradas e Caminhos do Paraná”, da deputada Cláudia Pereira (PSC), o que insere no Calendário Oficial de Eventos do Estado o “Dia da Irmandade dos Cossacos”, celebrado no município de Prudentópolis, da deputada Maria Victória (PP) e o que insere no Calendário do Estado a “Festa do Café com Frango”, no Distrito de São Luiz, em Londrina, de Tercílio Turini (PPS), foram aprovados em redação final na sessão plenária desta terça-feira (18). Além dessas propostas, também vai a sanção do governador a que inclui os geógrafos entre os profissionais que podem prestar serviços como responsáveis técnicos ambientais em empresas potencialmente poluidoras. O projeto, que é dos deputados Rasca Rodrigues (PV) e Maria Victória (PP), altera a legislação que até agora, deixava o profissional de fora do quadro de responsáveis técnicos, que inclui os técnicos em Meio Ambiente, os biólogos, os engenheiros ambientais e os engenheiros químicos. O deputado Rasca Rodrigues diz que os geógrafos também são aptos para atuar na prevenção de riscos. Por isso a importância deles dentro dos quadros funcionais das empresas.(Sonora) Em segunda discussão, foram aprovados o projeto do deputado Felipe Francischini (SD), que institui o Dia do Fandango e a Semana Estadual de Fomento à dança mais popular do Paraná. Pelo projeto, a comemoração do Dia Estadual do Fandango será em 29 de novembro e a semana, próxima a essa data; o projeto do deputado Cláudio Palozi (PSC), que inclui no roteiro turístico oficial do Paraná o Arquipélago Fluvial de Ilha Grande, que fica no Parque Nacional de Ilha Grande. Segundo o autor, uma forma de disseminar a cultura da região e ainda fomentar o turismo local, que fica na divisa com o Mato Grosso do Sul e que abrange os municípios de Altônia e Terra Roxa, entre outros. Região dominada por belezas naturais, lagoas, rios e cerca de 300 ilhas, além de sítios arqueológicos e o do deputado Pastor Edson Praczyk (PRB), inserindo no Calendário Oficial de Eventos do Paraná o “Dia do Profissional de Contabilidade”, a ser comemorado anualmente no dia 25 de abril. A “Festa do Carneiro no Rolete”, que acontece todos os anos no segundo domingo do mês de março, em Piraquara, também será inserida no Calendário Oficial de Eventos do Paraná. O projeto é do deputado Gilberto Ribeiro (PRB). Além da “Festa das Nações”, realizada todo ano na última semana de abril e começo de maio, no município de Guaíra, no Oeste do Paraná. Projeto do deputado Chico Brasileiro (PSD). Da Assembleia legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesAnteprojeto da LDO já está em tramitação na Assembleia
(Descrição do áudio)) O anteprojeto de lei que traça as diretrizes orçamentárias para o ano de 2018 já está tramitando na Assembleia Legislativa do Paraná. O documento com mais de 100 páginas foi protocolado na presidência da Casa na quarta-feira (12), dentro do prazo estabelecido pela Constituição Estadual, e lido em plenário na sessão desta terça-feira (18), como ressaltou o presidente da Casa, o deputado Ademar Traiano (PSDB). Ele disse aos jornalistas, na tarde desta terça-feira, que o texto teve poucas alterações em relação ao apresentado no ano passado.(Sonora)Depois da leitura em plenário, o projeto passa pela Diretoria Legislativa e depois será encaminhado para análise da Comissão de Orçamento, presidida pelo deputado Nereu Moura (PMDB), que avisou: vai abrir o prazo para a apresentação de emendas dos parlamentares. Vinte dias é o tempo que eles têm para isso e para fazer sugestões de possíveis alterações na proposta original, que veio do Governo.A Lei de Diretrizes Orçamentárias é um conjunto de normas e critérios que servirá de base para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA). Ela estabelece onde e como vão ser aplicados os investimentos do Governo para 2018 e precisa ser votada antes do recesso legislativo, que começa em meados de julho.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesPalestra sobre "Longevidade e Felicidade" encanta público na Escola do Legislativo
(Descrição do áudio))“A longevidade não faz sentido sem a Felicidade”. “ Só se chega a longevidade feliz quando se tem condições para isso: encontrar alguém para te dar uma razão é um dos motivos”. Estas foram algumas das frases usadas pelo dr. Ismael Lago, médico especialista em obesidade e bem estar, durante a palestra sobre o tema “Longevidade e Felicidade”, ministrada na manhã desta terça-feira (18) no Plenarinho da Assembleia Legislativa. O evento, da Escola do Legislativo, reuniu servidores e convidados, que puderam ouvir números alarmantes sobre a depressão, sobre as doenças cardiovasculares, mas também sobre o que e como fazer para mudar o estilo de vida e evitar quadros críticos. Segundo dr. Ismael, de 78 anos, “a ideia é viver e não apenas existir”. E como viver bem em um mundo com crise financeira, política e doenças? Segundo o especialista, cuidando dos três “canteiros”: o eu, o outro e os dois juntos. No que diz respeito a si próprio, o conceito é complexo, porque, não basta ter um corpo saudável, mas uma mente doente e vice-versa.(Sonora)Os percentuais obtidos por meio de pesquisas, apresentados por dr. Ismael Lago mostraram que os remédios garantem 10% da melhora de um paciente; a genética: 17% o bem estar em casa:20%, mas a mudança de estilo de vida garante mais de 50% de benefícios. Receita? Exercícios físicos, comida saudável, amor, fé, e, acredite, sexo. A palestra, recheada de conselhos e fatos engraçados, também foi marcada pela emoção. E depois de dar explicações científicas para as doenças demonstradas em imagens, o médico finalizou com um outro tipo de demonstração: de fé. Um importante componente que traz felicidade e longevidade.(Sobe som)E o público, que foi do riso às lágrimas, adorou. Caso de Terezinha Matos, do setor da Água.(Sonora)Lilian Borcha rdt, da Taquigrafia, avaliou a palestra como uma lição que vai levar pra vida.(Sonora)A coordenadora administrativa da Escola do legislativo, Francis Fontoura, diz que é importante diversificar os temas abordados.(Sonora)Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhes"Desafios e Perspectivas do Audiovisual" é tema do Grande Expediente
(Descrição do áudio)) No Grande Expediente desta segunda-feira (17), os convidados foram Jessica Candal, vice-presidente da Associação de Vídeo e Cinema do Paraná (AVEC/PR) e Rodrigo Martins, presidente do Sindicato da Indústria do Audiovisual do Paraná (SIAPAR). Convidados pelo deputado Péricles de Mello (PT), eles falaram sobre os “Desafios e Perspectivas do Audiovisual Paranaense”. O objetivo de quem atua no setor é fazer com que o Paraná tenha uma política pública de desenvolvimento da indústria do audiovisual que contemple toda a cadeia, desde o desenvolvimento de roteiro, formação, exibição e distribuição, até a produção de conteúdo e a reinvindicação mais urgente, segundo Jessica, é que o Governo do Estado invista recursos do orçamento em projetos para alavancar recursos da União.(Sonora)Ela se refere a um edital de arranjos produtivos da Ancine (Agência Nacional de Cinema), que disponibiliza recursos de até R$ 10 milhões de reais aos estados que investirem no audiovisual. Isso vai depender do que cada estado está disposto a gastar, mas essa contrapartida precisa ser dada ainda no mês de abril. O setor no Paraná é amplo: está em várias regiões e é dividido em produção de cinema, chamada de produção de conteúdo audiovisual; o que inclui televisão e cinema, além da produção publicitária, através de vídeos corporativos e conteúdo educacional, um potencial pouco explorado, já que ele pode alavancar a indústria do turismo, por exemplo, como fazem outros estados, como Rio de Janeiro, avalia Rodrigo Martins.(Sonora)A ideia de usar o espaço na Assembleia foi a forma encontrada para sensibilizar os paramentares e assim, o Governo, para que se entenda a importância estratégica do audiovisual para o desenvolvimento do Paraná. A operacionalização do investimento seria por meio da apresentação de projetos que precisam ser bem elaborados para que tenham chance de concorrer com outros projetos do Brasil.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesParaná terá Dia e Semana para celebrar o Fandango
((Descrição do áudio))Seis propostas foram analisadas pelos parlamentares na sessão plenária desta segunda-feira (17). Entre elas, em primeira discussão passou o projeto do deputado Felipe Francischini (SD), que institui o Dia do Fandango e da Semana Estadual de Fomento à dança mais popular do Paraná. O Fandango é um ritmo que “desembarcou” nas praias paranaenses pelas mãos dos portugueses açorianos, que tinham forte inspiração da cultura espanhola, por volta do ano de 1750. Assim, passou a integrar as comemorações do Intrudo, o ancestral do Carnaval. Embora já tenha sido executado nas celebrações em palácios, hoje ele está integrado ao folclore brasileiro e paranaense. Pelo projeto, a comemoração do Dia Estadual do Fandango será em 29 de novembro e a semana, próxima a essa data. Também passou, mas em segunda discussão, o projeto do deputado Cláudio Palozi (PSC) que institui uma semana no Paraná para a Conservação e Fertilidade do Solo, para ser celebrada sempre na terceira semana de setembro. Também de Palozi, foi aprovada em primeira discussão a proposta que inclui no roteiro turístico oficial do Paraná o Arquipélago Fluvial de Ilha Grande, que fica no Parque Nacional de Ilha Grande. Segundo o autor, uma forma de preservar e disseminar a cultura da região e ainda fomentar o turismo local, que fica na Bacia do Rio Paraná, na divisa com o Mato Grosso do Sul e que abrange os municípios de Altônia e Terra Roxa, entre outros. Região dominada por belezas naturais, lagoas, cerca de 300 ilhas e rios, além de sítios arqueológicos. O projeto que obriga empresas potencialmente poluidoras a contratarem responsável técnico em meio ambiente, incluindo os geógrafos entre os profissionais aptos a atuarem como responsáveis técnicos, recebeu uma emenda de redação, que foi aprovada pelos parlamentares. Ele é dos deputados Rasca Rodrigues (PV) e Maria Victória (PP), e altera uma Lei de 2009. Rasca Rodrigues diz que os geógrafos são fundamentais para avaliarem os riscos de impacto ambiental e a presença desses profissionais nas empresas pode evitar tragédias como a que aconteceu em Mariana, MG, invadida pela lama da Mineradora Samarco.(Sonora)Entre as penalidades para as empresas que não cumprirem a legislação, estão, desde o pagamento de multas, até a não renovação da licença ambiental da empresa poluidora. Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesFederação Internacional e profissionais da Educação Física são homenageados na ALEP
(Descrição do áudio))Deputados e integrantes da Federação Paranaense e Federação Internacional de Educação Física participaram, na manhã desta segunda-feira (17) no Plenarinho da Assembleia, das comemorações dos quarenta anos da Delegacia da Federação Internacional de Educação Física (FIEP) no Estado do Paraná. A iniciativa de propor a homenagem na Casa foi do deputado Ney Leprevost (PSD), mas foi o 1º vice-presidente, Guto Silva (PSD), que abriu a solenidade e lembrou a importância de se comemorar o aniversário da instituição.(Sonora)Almir Gruhn, que preside a Federação Internacional de Educação Física, cuja sede mundial está em Foz do Iguaçu, disse que, além da parte festiva, há também uma série de compromissos do grupo, homenageado pela Assembleia com menções honrosas. São os “professores Sem Fronteiras”, que vieram de Buenos Aires, Porto Alegre, Maceió e de cidades do Paraná para ministrarem cursos e palestras para universitários do curso de Educação Física sobre a área e sobre o trabalho que fazem pelo mundo.(Sonora) A FIEP foi fundada na Bélgica há quase cem anos e surgiu da necessidade dos profissionais de se atualizarem e trocarem experiências. Hoje está em 132 países e o Paraná será, até o ano de 2020, sede mundial da entidade, que está por aqui desde 1977. A Assembleia Legislativa do Paraná foi a primeira a aprovar uma lei que institui o dia 21 de abril como a data oficial do profissional de Educação Física no estado. O deputado Guto Silva destacou ainda que a Casa exerce papel fundamental no desenvolvimento da instituição e da modalidade, já que possui uma Frente Parlamentar da Educação Física e Atividades Físicas, presidida por Ney Leprevost e que tem como parceiro o Conselho Regional de Educação Física.(Sonora)Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesAgilberto Perin, de Itapejara do Oeste é o convidado do "Prefeito na Rádio Alep"
Ouça aqui a entrevista com o prefeito Agilberto Perin (PSDB), de Itapejara do Oeste. Ele fala sobre desafios e expectativas do mandato, que começou em janeiro de 2017.
Ver mais detalhesComissão vai negociar novos investimentos públicos na produção audiovisual do Paraná
((Descrição do áudio))Um setor em pleno desenvolvimento e com potencial para crescer cada vez mais. Só em 2015, a produção audiovisual no Brasil movimentou R$ 42 bilhões e gerou R$ 3,5 bilhões em impostos, sendo a quarta indústria em arrecadação do país. No entanto, acompanhar a crescente do setor se transformou em um desafio para os produtores do Paraná, que enfrentam dificuldades para conseguir financiamento público. Os desafios e as perspectivas do audiovisual paranaense foram discutidos durante audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Paraná nesta quarta-feira (12).Segundo o deputado Péricles de Mello (PT), presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Paraná, além de definir estratégias de atuação, o debate é a oportunidade para sensibilizar o governo do estado sobre a importância do investimento em cultura.SonoraO presidente da Associação de Vídeo e Cinema do Paraná, Nelson Settanni, afirmou que o estado já perdeu duas oportunidades de receber recursos e ressaltou a importância da implantação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do setor.SonoraUm dos exemplos de produção paranaense apresentado na audiência foi o filme “Para Minha Amada Morta”, produzido pela Grafo Audiovisual. Lançada em 2015, a obra foi a mais premiada do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e também participou do Festival Internacional de Cinema de Montreal. Exibida em 16 cidades e vendida para cinco países, a produção abriu as portas para investimentos privados nos projetos do grupo. Um novo filme já está sendo rodado e duas coproduções em negociação com Portugal e Venezuela.No entanto, o que falta para o setor de audiovisual também é a dificuldade da Secretaria de Estado da Cultura. Dos R$ 7,5 milhões aprovados na Lei Orçamentária Anual para a cultura, R$ 5,4 milhões estão contingenciados pelo estado e sem garantia de liberação. O que sobrou precisa atender as demandas de dez áreas culturais. Por isso, o diálogo foi apresentado como o melhor caminho pelo diretor geral da secretaria, Jader Alves.SonoraUma comissão com deputados estaduais, representantes do setor e da Secretaria de Estado da Cultura foi formada para avançar nas negociações. Além do financiamento direto, o estado conta com o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura, que já liberou R$ 3,7 milhões este ano, e os patrocínios das companhias estatais por meio da Lei Rouanet.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.
Ver mais detalhesProibição da venda de óculos de grau e de sol por ambulantes vai a sanção
(Descrição do áudio))Na sessão plenária da manhã desta quarta-feira (12), da Assembleia Legislativa, os deputados analisaram oito projetos de lei. Em redação final, foi aprovada a proposta do deputado Márcio Pacheco (PPL), que cria regras para as apresentações feitas nas ruas. Entre outros benefícios, os artistas que se apresentam em espaços públicos, terão a garantia de venda dos produtos autorais, como CDs e DVs, enquanto eles também têm deveres, como respeitar algumas normas, como não ultrapassar os horários definidos pelas prefeituras, não atrapalhar a circulação de carros e de pessoas e respeitar os níveis máximos de ruído exigidos pelas leis municipais. Outro projeto que passou em redação final foi o do deputado Guto Silva (PSD), que proíbe a venda de óculos com grau e de sol por ambulantes ou em estabelecimentos que não sejam credenciados para esse tipo de comércio. A proposta que institui a Semana Estadual de Conservação e Fertilidade do Solo, foi aprovada em primeira discussão durante a sessão. Ele foi apresentada pelo deputado Claudio Palozi (PSC) e prevê que ela seja celebrada todos os anos na terceira semana de setembro, próxima ao dia 16, que é o Dia de Conservação e Fertilidade do Solo, por meio de ações que tratem do tema com a população, promovendo palestras sobre a importância da educação ambiental, além de se debater qual a melhor forma de se buscar estratégias para um manejo sustentável e a conservação de propriedades de solo fértil. Em segunda discussão, foi aprovado pelos parlamentares, o projeto da deputada Cláudia Pereira (PSC), que institui a Região Turística Estradas e Caminhos do Paraná. E em primeira, o projeto que institui o Dia Estadual do Povo Muçulmano no Paraná, dos deputados Alexandre Curi (PSB) e Hussein Bakri (PSD). Os parlamentares elogiaram a iniciativa, entre eles, Ney Leprevost (PSD), que destacou a importância dos muçulmanos na história. Sobe som) Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesEmpresas com potencial poluidor terão que contratar geógrafos
(Descrição do áudio))Entre os projetos aprovados na sessão desta terça-feira (11) na Assembleia Legislativa, passou, em segundo turno, a proposta assinada pelos deputados Maria Victória (PP) e Rasca Rodrigues (PV) que altera um artigo de uma lei já existente no Paraná, que obriga as empresas potencialmente poluidoras a contratarem, além de técnico em meio ambiente, também os geógrafos. Rasca Rodrigues diz que isso pode contribuir para a prevenção de tragédias, como a provocada pela empresa Samarco, no município de Mariana (MG), por exemplo, já que o profissional é especializado em análise de risco ambiental.(Sonora) Entre as penalidades para as empresas que não cumprirem a legislação, estão, desde o pagamento de multas, até a não renovação da licença ambiental. Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhes