RÁDIOS
Confira o resumo dos debates legislativos, entrevistas com deputados e análises políticas em formato de áudio.
Paraná pode ter 40 mil migrantes e refugiados
((Descrição do áudio))Um panorama sobre o atendimento a migrantes no Paraná começou a ser traçado durante audiência da CPI dos Migrantes e Refugiados da Assembleia Legislativa do Paraná nesta quarta-feira (29). Representantes da Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos (Seju) e da Cáritas Brasileira falaram sobre as dificuldades enfrentadas pelo poder público, pelas organizações sociais e, principalmente, pelos estrangeiros que procuraram no Brasil a chance para uma vida melhor.O presidente da comissão, deputado Hussein Bakri (PSD) ressaltou a importância de debater o tema e conhecer a realidade enfrentada pelos migrantes e refugiados para propor ações que possa melhorar a estrutura para acolhimento no Paraná.SonoraO primeiro obstáculo é a falta de dados concretos sobre a permanência de migrantes e refugiados no Brasil. A única referência são os pedidos de refúgio encaminhados ao Comitê Nacional para os Refugiados, ligado ao Ministério das Relações Exteriores. De 2010 a 2015, foram registradas 28 mil solicitações no Paraná. Desse total, menos de 9 mil vistos foram concedidos. No entanto, os números reais podem ser muito superiores como explica a diretora do Departamento de Recursos Humanos da Seju, Regina Bley.SonoraSegundo o comitê, quase metade desses refugiados são haitianos. Na sequência, aparecem senegaleses, sírios, bengaleses, nigerianos e angolanos. O Paraná abriga estrangeiros de 79 nacionalidades diferentes. Um das sugestões apresentadas aos deputados foi a realização de um mapeamento sobre a presença de estrangeiros no estado. Para Elizete Santana Oliveira, assistente social da Cáritas Brasileira Regional Paraná, a criação de um banco de dados pode facilitar a adoção de politicas públicas.SonoraDepois de instalados no país, outra dificuldade tem sido a validação de diplomas universitários que pode facilitar o acesso ao mercado de trabalho. O último levantamento indica que o Paraná tem 119.312 trabalhadores estrangeiros com carteira assinada. A maioria deles está concentrada nas cidades de Curitiba, Cascavel e Foz do Iguaçu.A CPI tem como relator o deputado Cobra Repórter (PSD).Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.
Ver mais detalhesApenas uma proposta é votada em sessão extraordinária da CCJ
(Descrição do áudio)) Manifestantes contra e a favor ao projeto que prevê a proibição do uso de produtos com qualquer tipo de amianto ou outros minerais que contenham fibras de amianto no Paraná, participaram da reunião extraordinária da CCJ desta quarta-feira (29) no começo da tarde. A proposta era uma das duas em regime de urgência que motivaram a reunião extraordinária, e acabou não sendo votada. O presidente da Comissão de Constituição e Justiça, deputado Nélson Justus (DEM) suspendeu a sessão. Ele disse que propostas polêmicas como esta não podem ser votadas em regime de urgência.(Sonora) Já as emendas ao projeto de lei do deputado Douglas Fabrício (PPS), que foi apresentado ano passado e que prevê que a Assembleia autorize antes do Governo do Estado incluir termos aditivos a contratos de concessão de serviços públicos ou prorrogue estes contratos foram votadas. Porém, com uma subemenda do deputado Felipe Francischini (SD). Elas eram dos deputados Tercílio Turini (PPS) e de Leonaldo Paranhos (PSC). Francischini tinha pedido vista na sessão de terça-feira (28) e apresentou voto em separado, e com a subemenda, que sugeria uma mudança: para a votação do projeto, o número de parlamentares em plenário, fosse de maioria simples e não de maioria absoluta, como previa a emenda de Turini. Assim, os deputados aprovaram a proposta de Francischini.
Ver mais detalhesDe vendedor de discos a deputado.Conheça mais sobre André Bueno!
De vendedor de discos a deputado, conheça mais sobre André Bueno no “Fala Deputado”Ele cresceu participando de política e seguiu os passos do pai, hoje prefeito de Cascavel, Edgar Bueno. foi eleito deputado estadual pela primeira vez aos 34 anos, mas já conhece e sabe fazer política desde os 13, época em que vivia grudado no pai, Edgar Bueno (ex-deputado e hoje prefeito de Cascavel, no Oeste do Paraná), no período das campanhas eleitorais. “Eu ficava responsável por ajudar na montagem do som para os comícios. Estava sempre com ele, minha maior referência”, disse o convidado do programa. E por falar em som e em boas lembranças, o deputado contou, durante o bate papo, que, bem cedo também começou a trabalhar com o pai na famosa loja de discos “Discolãndia”, sucesso de público e crítica na região Oeste do Paraná. Lá se vendia tudo quanto é artigo musical: vinil, fitas cassete, CDs... Apesar dessa origem musical, André Bueno sonhava mesmo em ser jogador de futebol, mas só conseguiu ser amador. Também chegou a lutar jiu jitsu, mas o comércio falou mais alto. Da loja de discos foi direto para a presidência da Câmara dos Diretores-lojistas de Cascavel e, mais tarde, para a presidência da Associação Comercial do município, cargo que acabou alavancando a carreira política. No primeiro mandato como deputado, foi um dos autores da lei da Ficha Limpa. “Ela é mais ampla que a lei nacional da Ficha Limpa, porque proíbe que candidatos com condenação na justiça, também assumam cargos públicos, como secretários de Estado”, diz. Atualmente, no segundo mandato de deputado estadual, André Bueno se divide entre Curitiba, Cascavel e municípios da região que representa. E, claro, busca guardar um tempo para a família, pela qual tem uma paixão que vai muito além da política, da música e do comércio. Recém filiado ao PSDB, Bueno é casado há vinte anos e tem um casal de filhos. O mais novo, piloto de Kart, inspirou o jovem pai - André tem 40 anos - a apresentar o projeto da Lei de Incentivo ao Esporte. A mais, velha, de 19 anos, estudante de Medicina, é parceira de balada e tem o mesmo gosto musical do pai. “Ser pai mais jovem, tem essas vantagens. Posso acompanhar meu filho nas corridas, sair junto com eles... Gostamos do mesmo tipo de música. Somos companheiros mesmo”, se entusiasma. Ciumento? “Até que não”, afirma. Mas bastam alguns minutos de conversa para admitir: “postei uma foto numa rede social no Dia dos Namorados com a minha filha e escrevi na legenda: Nada melhor que a filha ao lado do pai no Dia dos Namorados”, se entrega. “Com o primeiro namorado foi difícil. A gente acha que não vai chegar esse dia, mas ele chega e a gente acaba se acostumando”. Esse vínculo familiar pra lá de forte e outras histórias de André Bueno podem ser ouvidos aqui no site da Assembleia. . O programa “Fala Deputado” faz parte do novo momento da Casa, que é aproximar o político da população e André aproveitou a entrevista para elogiar a medida. “Essa nova fase da Assembleia, com as portas cada vez mais abertas para a sociedade, está nos deixando mais próximos da população por meio dos programas tanto da TV Assembleia como da Rádio Assembleia. Tenho sentido isso quando vou para o interior. E isso é muito bom”, avaliou.
Ver mais detalhesAssembleia homenageia as advogadas paranaenses com sessão solene no Plenário
A Assembleia Legislativa promoveu na tarde desta terça-feira uma sessão solene em homenagem ao Ano da Mulher Advogada proposta pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, presidida na Casa pela deputada Mara Lima, do PSDB.//A data foi idealizada pela Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB, que proclamou 2016 como o ano de incentivo à participação das mulheres nas carreiras do Direito.//DE acordo com Mara Lima a Comissão da Mulher vai propor um projeto para estabelecer oficialmente uma data de homenagem à mulher advogada no Paraná.//SONORA MARA LIMAA deputada Maria Victoria, do PP, que faz parte da Comissão da Mulher, falou da homenagem que foi dada a 22 advogadas que representaram todas as profissionais paranaenses.//SONORA MARIA VICTORIAA presidente da Comissão da Mulher da OAB-PR, Luciana Sbrissia e Silva, falou da do Ano da Mulher Advogada e da homenagem da Assembleia à data.//SONORA LUCIANA SBRISSA E SILVAA deputada Cristina Silvestri, do PPS, que também faz parte da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia e Claudio Palozi, do PSC, também participaram da sessão solene.//
Ver mais detalhesComissão de Meio Ambiente discute moratória de dez anos para exploração de gás por fracking
A Comissão de Meio Ambiente e Ecologia da Assembleia Legislativa se reuniu na tarde desta terça-feira para discutir uma pauta com cinco projetos, entre eles a moratória de dez anos para o início das operações de fracking no Paraná e incentivo à geração de energia por microgeradores.//O presidente do grupo, deputado rasca Rodrigues, do PV, falou sobre o projeto dos microgeradores, que foi proposto pelo presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano, e relatado na comissão pelo deputado Pedro Lupion, do DEM.//De acordo com ele a iniciativa promove ainda o uso de biomassa, energia solar ou eólica pela redução de ICMS para estas operações como estímulo à implantação de novas centrais mini e micro geradoras.//SONORA RASCA RODRIGUESRasca Rodrigues falou ainda sobre a moratória para operação da modalidade de extração de gás de xisto no estado, chamada de fracking, por dez anos.//Segundo o deputado, uma comissão especial formada na Assembleia Legislativa foi até a Argentina observar o impacto ambiental do fracking que perfura rochas em grandes profundidades para extrair o gás pelo faturamento delas.//SONORA RASCA RODRIGUESO relatório sobre o projeto de moratória para o fracking foi apresentado pelo deputado Requião Filho, do PMDB, com uma subemenda que divide o perídod de dez anos em dois de cinco anos e por isso retorna para análise da CCJ.//
Ver mais detalhesTermina votação das emendas para Projeto de Resolução do Regimento Interno
(Descrição do áudio)) Depois de dois meses, os deputados votaram, nesta terça-feira (28) o restante das emendas para a conclusão do projeto de Resolução que trata das mudanças no Regimento Interno da Assembleia sob a técnica legislativa. Os parlamentares sugeriram 122 emendas ao projeto original apresentado pela Comissão Executiva no fim do ano passado. Mas antes mesmo que ele chegasse ao Plenário, 16 delas já haviam sido rejeitadas. Entre as principais alterações que vieram por meio de emendas, está uma que autoriza o governador do Estado a propor modificações ao projeto da lei orçamentária antes mesmo da votação começar a acontecer em Plenário. Pelo texto original do projeto, essa mudança só seria possível até a votação do projeto na Comissão de Orçamento. Mas a maior parte das emendas tratava mesmo era de correções de texto, sem que houvesse alteração nos conteúdos. O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB) disse, no antes de começar a sessão desta terça, que a novo Regimento vai trazer agilidade para os trabalhos dos deputados e que queria que os trabalhos fossem concluídos antes do recesso legislativo.(Sonora)Antes do projeto ser entregue à Comissão Executiva, ano passado, foi formada uma comissão especial para revisar o documento. Um trabalho minucioso, que levou meses pra ficar pronto. A presidência ficou com o deputado Pedro Lupion (DEM) e a relatoria com Pastor Edson Praczyk ( PRB), além de parlamentares de diferentes partidos, que se reuniram dezenas de vezes para alterar por exemplo, pontos que eram muito polêmicos, como a extinção do regime de Comissão geral, onde os projetos eram votados em várias sessões num único dia, sem passar com antecedência pelas comissões temáticas da Casa. Depois de pronto, passou pela CCJ e finalmente chegou ao Plenário, onde passou por muitas discussões e votações em blocos das emendas, por meio de um acordo entre os líderes dos partidos. Agora, em pouco tempo, a Assembleia terá um Regimento mais moderno e mais fácil de compreender. Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesCCJ debate uso do amianto e prorrogação dos pedágios
((Descrição do áudio))A proibição do uso do amianto em processos de produção e a necessidade de aprovar em plenário a prorrogação dos contratos de pedágio foram alguns dos assuntos que dominaram as discussões da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Paraná nesta terça-feira (28). Apesar do intenso debate, os projetos que tratam dos temas só serão votados pelos deputados da comissão em reunião extraordinária, marcada para esta quarta-feira (29), as 13h30.O projeto de autoria dos deputados Gilberto Ribeiro e Pastor Edson Praczyk, ambos do PRB, que trata do uso do amianto, recebeu parecer favorável do relator Gilson de Souza (PSC), que sugeriu adequações no texto original.SonoraO calendário progressivo estabelece a redução de 25% no uso do material até junho de 2017, 50% até junho de 2018 e a extinção total do uso do amianto no Paraná em dezembro de 2018. Os prazos foram definidos para que as empresas tenham o tempo necessário para substituição de tecnologia.SonoraTambém receberam proposta para modificação as emendas ao projeto que estabelece que o Poder Legislativo terá que aprovar previamente a prorrogação dos contratos de pedágio. O relator do projeto, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), explica as adequações sugeridas.SonoraAs duas propostas receberam pedidos de vistas e, como tramitam em regime de urgência, exigem a convocação de reunião extraordinária para votação.Na reunião de hoje, os deputados aprovaram parecer favorável ao projeto do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), que obriga estabelecimentos bancários e financeiros a promoverem a segurança dos caixas eletrônicos e também ao projeto da deputada Claudia Pereira (PSC), que determina a colocação de cartazes em hospitais e clínicas conveniadas ao SUS informando que é proibido cobrar por procedimentos.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.
Ver mais detalhesAssembleia aprova normatização de cartão fidelidade e mobilização pelos direitos dos migrantes
A sessão plenária da tarde desta segunda-feira na Assembleia Legislativa votou uma pauta com cinco projetos de lei, dois deles ainda em primeira discussão.//O que estabelece prazo mínimo para as empresas que concedam benefícios nos cartões fidelidade aos clientes foi um dos que passaram em primeiro turno.//Ele obriga também que as empresas informem aos clientes, quando solicitado, a quantidade de pontos que eles tenham.//A proposta é de Paulo Litro, do PSDB, uma forma de proteger os consumidores que muitas vezes acabam perdendo estes pontos por não saberem por quanto tempo os benefícios tem validade.//No texto original o prazo deveria ser fixado em no mínimo um ano, mas uma emenda do deputado Felipe Francischini, do SD, na Comissão de Constituição e Justiça estendeu este período para quatro anos.//Paulo Litro explicou porque apresentou o projeto.//SONORA PAULO LITROA emenda de Francischini ao projeto de Paulo Litro será votada na segunda discussão da matéria.//E o deputado Márcio Pauliki, do PDT apresentou um projeto de lei, também aprovado nesta segunda-feira em primeira discussão, que cria no Paraná um dia de mobilização pelos direitos dos migrantes, refugiados e apátridas.//A data deve ser oficializada para 25 de abril, uma forma de lembra que esta população, formada por haitianos, sírios e outras etnias que precisaram fugir de seus países por causa da guerra ou catástrofes naturais, precisa ser amparada e o bem-estar deles aqui deve ser assegurado.//Marcio Pauliki explicou os motivos do projeto, que foi assinado também pelos deputados Maria Victoria, do PP, Chico Brasileiro, do PSD, Evandro Araújo, do PSC, e Professor Lemos, do PT.//SONORA MARCIO PAULIKI
Ver mais detalhesPresidente do Instituto Democracia e Liberdade defende valores liberais na Assembleia
((Descrição do áudio))Fundado em 2015, o Instituto Democracia e Liberdade, o IDL, foi apresentado aos deputados estaduais durante a sessão plenária desta segunda-feira (27). O presidente do IDL, Edson José Ramon, usou a tribuna para falar sobre os objetivos do grupo e a forma de atuação junto à sociedade.Ex-presidente da Associação Comercial do Paraná por duas gestões, Ramon explica que a situação política e econômica do País motivou a criação da entidade, sem fins lucrativos, em defesa dos princípios liberais.SonoraA iniciativa de trazer o tema para o plenário da Assembleia Legislativa foi do deputado Ney Leprevost (PSD), que afirmou compartilhar dos ideais do instituto e defender direitos garantidos na Constituição.SonoraO IDL tem promovido debates com parlamentares e universitários e interagido com vários segmentos da economia para disseminar os conceitos defendidos. Ramon ressaltou a importância de falar sobre o tema na Casa de Leis.SonoraDa Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.
Ver mais detalhesLicitação para transmissão da TV Assembleia em rede aberta foi deserta
((Descrição do áudio))Pela segunda vez, o pregão presencial para contratação de empresa geradora de televisão pela Assembleia Legislativa do Paraná não teve interessados. A licitação é necessária para que o sinal da TV Assembleia possa ser transmitido em rede aberta de televisão para diferentes regiões do Paraná.Entre as exigências previstas em edital estava a cobertura mínima de 50% do estado e a veiculação da programação das 14h45 às 18h de segunda a sexta-feira e das 15h às 17h aos sábados. O valor máximo para o serviço era de R$ 142 mil reais por um contrato de 30 meses.A transmissão das sessões plenárias, das atividades das comissões e de programas educativos é uma das formas de dar visibilidade e transparência ao Legislativo.Já a distribuição do sinal será feita pela empresa AVS Telecom, que venceu a licitação realizada no dia 6 de junho com o lance de R$ 53 mil, valor quase 35% menor do que o proposto no edital. Dessa forma, a transmissão da TV Assembleia pelo canal 16 da Net e ainda o sinal para parabólicas não serão afetados.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.
Ver mais detalhesComissão de Educação analisa projetos e sinaliza com diálogo entre Governo e servidores
(Descrição do áudio)) Dois projetos de Utilidade pública e um que institui a Semana Estadual da Alimentação Escolar Saudável tiveram parecer favorável na reunião desta segunda-feira (27) da Comissão de Educação da Assembleia. Foi no começo da tarde no Salão Nobre. O projeto que prevê a realização da semana foi apresentado pelos deputados que integram a Frente Parlamentar de Segurança Alimentar da Casa e a ideia é melhorar a qualidade da merenda escolar nas escolas estaduais do Paraná. O deputado Professor Lemos (PT) aproveitou o encontro para trazer reivindicações do sindicato que representa os professores, que estariam em estado de greve. O presidente da Comissão, deputado Huseein Bakri (PSD), disse que a Comissão vai tentar ser uma ponte entre servidores e Governo do Estado.(Sonora) Um projeto apresentado pelo deputado Paranhos (PSC) também entrou na pauta da reunião. Ele está na Comissão de Educação desde o começo do ano e prevê a instalação de câmeras de monitoramento e sistema de rastreamento nos veículos que fazem o transporte escolar dos estudantes da rede estadual de ensino. A relatora, deputada Maria Victória (PP) deu parecer favorável, mas apresentou uma emenda para que as imagens possam ser acessadas apenas com o aval do Poder Judiciário. (Sobe som) Bakri lembrou que a ideia inicial da Comissão era fazer uma audiência pública para que o projeto fosse debatido com a sociedade antes de ir a Plenário, mas os parlamentares que participaram da reunião, acreditam que no próximo encontro do grupo, já se consiga analisar melhor o projeto, sem a necessidade de uma audiência para isso. Bakri sinalizou para que haja um novo encontro ainda esta semana para que seja feita essa análise.(Sonora)
Ver mais detalhesRequião Filho fala de Rock’n’Roll e Country Music no Política e Viola de sábado
E neste sábado à noite tem Política e Viola, a atração da TV Assembleia que mistura música do campo e um bate papo bem à vontade com os deputados daqui da casa.// O convidado desta semana é Requião Filho, do PMDB, que contou histórias da vida, falou da família, da infância em Curitiba, e da adolescência em Brasília, além do gosto pelo Rock’n’Roll.//Confessou que já ouviu mais Metallica, AC/DC, Black Sabbath e Iron Maiden do que qualquer outra coisa, mas que também gosta da Country Music norte-americana, que junto com o Bluegrass e o Boogie Woogie formou as raízes do Rock.//Na entrevista com Willian e Renan ele falou também das bandas brasileiras que ainda curte.//SOBE SOMA dupla de músicos convidada para participar do programa, Theo Lima & Juliano, tocou a pedido de Requião Filho grandes nomes da música americana como Garth Brooks e Alan Jackson.//Mas pra não dizer que não teve a música dos sertões do Brasil, soltaram uma versão de Chitãozinho e Xororó para o hit She’s Not Cryin’ Anymore, do ídolo da Country Music, Billy Ray Cyrrus.//Sucesso do álbum Coração do Brasil, de 1994, Ela Não Vai Mais Chorar.//SOBE SOMO deputado Requião Filho convidou todo mundo para assistir o Política e Viola deste sábado.//SONORA REQUIÃO FILHOEntão você já sabe: o Política e Viola deste sábado, com o deputado Requião Filho e a dupla Théo Lima & Juliano começa às nove e meia da noite na TV Assembleia no canal 16 da NET.//O programa ainda reprisa ao meio dia de domingo e pode ser conferido no nosso site, pelo www.alep.pr.gov.br.//
Ver mais detalhesParlamento Universitário tem curso com a Escola do Legislativo no Plenarinho da Assembleia
A Assembleia Legislativa promoveu na tarde desta quinta-feira um curso preparatório para os 54 alunos da Universidade Federal do Paraná que participam do projeto Parlamento Universitário.//A iniciativa é uma parceria entre a Escola do Legislativo e o Partido Democrático Universitário da UFPR e nesta etapa os jovens, que se inscreveram para exercerem um mandato de cinco dias no mês de julho, aprenderam noções básicas de direito constitucional, processo legislativo, elaboração de projetos e regimento interno.//O diretor da Escola do Legislativo da Assembleia, Dillyardi Alessi, explicou que o curso foi elaborado para que os alunos compreendam como funcionam os poderes do Estado e a democracia brasileira.//SONORA DILLYARDI ALESSIO aluno Paulo Queirós, presidente do Partido Democrático Universitário da UFPR, falou da expectativa com a semana de trabalhos como deputados, que vai acontecer entre os dias 18 e 22 de julho, durante o recesso parlamentar da Assembleia.//SONORA PAULO QUEIRÓSO professor de Direito Constitucional e Teoria do Estado da UFPR, William Pugliesy, e o diretor de Assistência ao Plenário da Assembleia, Juarez Villela Filho, também palestraram aos alunos do Parlamento Universitário.//A deputada Maria Victoria, do PP, abriu os trabalhos do curso.//
Ver mais detalhesEstudantes tomam lugar dos deputados e ocupam Plenário para assistir "aulão" histórico
(Descrição do áudio))Nem colégio, nem cursinho. A aula desta quinta-feira (23) foi no Plenário da Assembleia Legislativa. Isso mesmo! No lugar onde são aprovadas as leis estaduais. Aliás, o Plenário acabou transformado em uma imensa “classe” para um aulão. Não apenas pelo nome dado a aqueles encontros para revisar matérias que os estudantes têm antes do vestibular ou do Enem, mas pela quantidade de alunos. Cerca de quinhentos, vindos de 12 escolas estaduais de Curitiba e região. Caso de Beatriz Mesquita e de Emerson Abreu, que estudam no terceiro ano do Ensino Médio do colégio Paulo Leminski, de Curitiba, que foram os primeiros a chegar. Com isso, assistiram a aula de um lugar pra lá de privilegiado: a mesa onde os deputados votam os projetos.(Sonoras) O aulão histórico fez parte do projeto “Assembleia Legislativa no Enem”. Uma equipe de 17 professores falou por cerca de duas horas, com transmissão ao vivo pela TV Assembleia, sobre temas das cinco áreas mais cobradas no Exame Nacional do Ensino Médio: linguagem, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e redação. O coordenador do projeto, o professor Marlus Geronasso, diz que já deu aulas em muitos lugares diferentes, mas em um plenário, nunca.(Sonora)O presidente Ademar Traiano (PSDB), que participou de tudo, ficou impressionado com o grande número de estudantes que lotou o plenário. Para ele, uma lição de cidadania.(Sonora)Edinamar Silva, diretora da escola Doutor Xavier da Silva, em Curitiba, que trouxe um grupo de estudantes para o aulão, gostou de tudo o que viu e ainda mais, da iniciativa.(Sonora) A parceria entre Assembleia e Eureka começou ano passado, quando a TV da Casa passou a transmitir as aulas com conteúdos do ENEM. Foram 364 aulas durante quase cinco meses. Conteúdos preparatórios não apenas para o Enem, mas para vestibulares, que foram elaborados pela equipe de professores do Eureka, formado por professores voluntários que há 12 anos passaram a dar aulas de reforço para estudantes da rede pública, possibilitando que eles pudessem concorrer de igual pra igual com os da rede privada. O aulão desta tarde representa o início de toda a preparação para o Exame este ano, porque ela continua na TV e no site da Assembleia, o www.alep.pr.gov.br/tvassembleia pelos próximos meses. O Enem tem sido a principal porta de entrada para o acesso dos estudantes ao Ensino Superior gratuito. Em Curitiba, por exemplo, a UTFPR aboliu o vestibular e só utiliza a nota do ENEM para aprovação. No caso da UFPR, 30% das vagas são preenchidas via Enem. As provas do Exame Nacional do Ensino Médio este ano serão nos dias 5 e 6 de novembro. Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesAssembleia e Eureka lançam concurso de redação
(Descrição do áudio)) O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB) e o coordenador do projeto Eureka, professor mMarlus Geronasso, aproveitaram o histórico aulão no Plenário da Casa na tarde desta quinta-feira (23) para lançar mais uma parceria entre o legislativo e os professores do projeto Eureka: o “1º Concurso de Redação” para 48 mil alunos da rede pública estadual. O “1º Concurso de Redação Ele acontece no dia 11 de agosto de 2016, para alunos de 14 a 19 anos, matriculados nos 1º, 2º e 3º anos do ensino médio das escolas públicas de Curitiba. Os estudantes das 132 escolas estaduais da capital podem participar do concurso.O tema já está definido: “Como o cidadão pode participar de maneira efetiva das discussões e da elaboração de projetos de lei na Assembleia Legislativa do Paraná?”. Serão premiadas cinco redações do 1º ano, cinco do 2º e dez do 3º, que atingirem a maior pontuação dentro do sistema de avaliação do Enem. O autor de cada uma das redações selecionadas receberá um Tablet como premiação, oferecido pela Assembleia Legislativa do Paraná. Os alunos finalistas também terão a oportunidade de participar da sessão plenária e de ter as redações expostas no Espaço Cultural da Casa.Serão selecionadas as redações com maior pontuação e que estejam de acordo com as normas pré-estabelecidas pelo Ministério da Educação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os professores do Eureka vão aplicar e corrigir as redações. As vencedoras e a data da cerimônia da premiação vão divulgadas pela Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná no dia 14 de setembro, através das redes sociais, site da Assembleia e do grupo Eureka. No mês de setembro também será feita uma solenidade para entrega dos prêmios. O objetivo de mais essa parceira, segundo o presidente Traiano, é, além de já estar transmitindo as aulas de forma gratuita pela TV Assembleia, é abrir as portas da Casa para aproximar os estudantes do Legislativo e estimulá-los para o exercício da cidadania.(sonora)Este é o segundo ano consecutivo que a Assembleia e o Projeto Eureka trabalham em conjunto na preparação para o Enem e concursos vestibulares. Em 2015, 364 aulas foram transmitidas para alunos de todo o Paraná pela TV Assembleia e pelo site oficial, num período de 19 semanas.Da Assembleia legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesAviso aos clientes de celular, normatização do “valet” e Festa do Gaitaço são aprovados nesta quarta
A Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira um projeto de lei que obriga as operadoras de telefonia móvel a informarem o cliente quando ele ultrapassar o limite da franquia.//A proposta é do deputado Requião Filho, do PMDB, que é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor e pensou num jeito para alertar as pessoas de que o que forem usar além do contratado será cobrado pela operadora.//Ele explicou que no momento que se exceder o limite a operadora vai ter que avisar o cliente.//SONORA REQUIÃO FILHOO projeto de Requião Filho foi aprovado em primeira discussão e volta ao plenário na próxima segunda-feira.//Também foi aprovada, em segunda discussão, a normatização para as empresas de condução, manobra, estacionamento e guarda de veículos no Paraná, os chamados “valets”.//A iniciativa é do deputado Felipe Francischini, do SD, que apresentou o projeto e explicou que as pessoas que deixarem seus carros para serem estacionados vão ficar mais tranquilas.//SONORA FELIPE FRANCISCHINIE a Festa do Gaitaço comemorada todo ano em janeiro no município de Ampere, no Sudoeste, vai entrar no Calendário Oficial de Eventos do Estado.//A proposta é do deputado Nelson Luersen, do PDT, e foi aprovada nesta quarta em segunda discussão.//Luersen explicou o significado da data para Ampere e região.//SONORA NELSON LUERSEN
Ver mais detalhesComissão do Mercosul ouve diretor do Detran sobre uniformização de placas veiculares
O diretor do Detran, Marcos Traad, participou na manhã desta quarta-feira da reunião da Comissão do Mercosul e de Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa, presidida pela deputada Maria Victoria, do PP.//Ele falou sobre a uniformização das placas veiculares que passa a vigorar em todo bloco a partir do início do ano que vem.//A resolução já foi publicada pelo Conselho Nacional de Transito, o e vai valer para carros novos que forem emplacados ou transferidos a partir do próximo primeiro de janeiro.//Marcos Traad explicou que a medida ajuda no transito de veículos nos países do Mercosul com uma placa que seja reconhecida neles, mas o sistema para controle de infrações precisa ser aperfeiçoado.//SONORA MARCOS TRAADMaria Victoria falou da padronização das placas veiculares no Mercosul.//SONORA MARIA VICTORIAO deputado Márcio Pauliki, do PDT, vice-presidente da Comissão do Mercosul também participou da reunião.//
Ver mais detalhesProjeto Eleições Limpas chega a Cascavel nesta sexta-feira (24)
((Descrição do áudio))O Projeto Eleições Limpas, uma parceria da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e da Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst), chega a Cascavel nesta sexta-feira (24). Está será a terceira etapa do projeto que tem como objetivo levar aos futuros candidatos e aos assessores todas as informações sobre as mudanças na legislação eleitoral que passam a valer nas Eleições 2016.As modificações no Código Eleitoral, na Lei das Eleições e na Lei dos Partidos Políticos estão em vigor desde setembro do ano passado e representam mudanças significativas em diferentes etapas do processo eleitoral, por isso a importância de estar atualizado como explica Dylliardi Alessi, diretor da Escola do Legislativo.SonoraPara Cascavel, a programação inclui palestras com Sandro Kozikoski, professor doutor da Universidade Federal do Paraná; Flávio Pansieri, professor e conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Orlando Moisés Fischer Pessuti, advogado especialista em Direito Eleitoral e processo eleitoral e secretário da Comissão de Gestão Pública e Controle da Administração da OAB/PR e Carla Karpstein, presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/PR.As palestras acontecem na sede da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), a partir das 13h30. As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site da ABDConst. Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.
Ver mais detalhesParlamento Universitário realiza curso preparatório para acadêmicos
((Descrição do áudio))Os 54 universitários que terão a experiência de vivenciar a rotina dos deputados estaduais tem o primeiro compromisso oficial nesta quinta-feira (23). O curso sobre Direito Constitucional e o Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Paraná dá início ao processo de preparação para o Parlamento Universitário. O projeto é uma parceria entre a Assembleia e o Partido Democrático Universitário (PDU) da Universidade Federal do Paraná.A simulação do parlamento faz parte do conjunto de ações adotadas pela presidência da Casa de Leis para aproximar a população do legislativo como explica o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB).SonoraDurante o curso preparatório, os futuros “deputados fictícios” aprenderão como é o processo eleitoral para a escolha de um deputado, qual o papel de cada um dos poderes constituídos e detalhes importantes da legislação para o exercício da função legislativa. Outro assunto que precisa ser dominado pelos acadêmicos do projeto é o Regime Interno da Casa. O conjunto de regras norteia todo o trabalho legislativo, desde a eleição da mesa até a tramitação dos projetos. O diretor Legislativo da Assembleia, Dylliardi Alessi, ressalta a importância dos acadêmicos selecionados terem todo o conhecimento necessário para iniciar as atividades simuladas.SonoraO curso acontece nesta quinta-feira, a partir das 18h, no plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná. Os 54 acadêmicos de Direito da Universidade Federal do Paraná serão organizados em partidos políticos e entre os dias 18 e 22 de julho, durante o recesso parlamentar, assumem as funções legislativas, elegendo a mesa executiva, formando comissões, apresentando projetos de lei e realizando sessões plenárias.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.
Ver mais detalhesTadeu Veneri, um deputado de muitas histórias, está no Fala Deputado esta semana
Tantas foram as histórias contadas pelo convidado do “Fala Deputado” desta semana, Tadeu Veneri (PT) que a gravação do programa, que costuma durar, em média, 15 minutos, ultrapassou os 40. Mas valeu a pena! A cada nova resposta, vinha um desdobramento. Sobre a entrada para a política, contou toda a trajetória da família, de União da Vitória, para depois chegar ao real motivo. “Sou de uma família de ferroviários por parte de pai. Já minha mãe, uma mulher generosa, me ensinou a gostar de leitura, de música clássica, artes... E me lembro de estar junto dela na época em que a população brasileira deveria escolher entre os regimes Presidencialista e Parlamentarista. Mas a primeira lembrança de política que me vem a cabeça foi a renúncia do Jânio Quadros”, lembrou. Mas foram as injustiças sociais, observadas desde menino, no tratamento, que considerava desumano, dos mais ricos com as pessoas mais pobres, que fizeram Veneri se definir politicamente. Essa tendência socialista se confirmou quando assumiu a presidência do sindicato dos Bancários, onde lutava pelos direitos dos funcionários liderando greves e, mais tarde, quando se filiou ao Partido dos Trabalhadores (de onde nunca mais saiu). Em 1996, suplente, acabou se tornando vereador em Curitiba. Dois mandatos depois, em 2002 foi eleito deputado estadual. Mesmo sendo da base de apoio ao Governo, votou mais de uma vez, contra projetos do Executivo. “Eu sou coerente e sempre tentei agir de maneira que as pessoas não se decepcionassem comigo”, argumentou. De um mero nome para completar a chapa do partido para a eleição na Câmara Municipal, de referência na Assembleia Legislativa, não levou muito tempo. E, ao longo da entrevista, o parlamentar contou que, com o tempo, foi tomando gosto pela política. E a família acompanhou. “Tenho muita sorte de ter a família que eu tenho, porque já sofreram em função das minhas escolhas, mas entenderam. E lá em casa todo mundo é filiado ao PT. Até os genros”, brinca. Citou frases como “Os filhos são sempre melhores que a gente”, em referência ao que os pais estão deixando para as novas gerações; “Sou muito chato”, para falar da marcação cerrada que faz com os filhos ainda hoje; e aproveitou para dizer versos de Carlos Drumond de Andrade para fazer uma reflexão sobre o período (de intolerância em todos os sentidos) pelo qual passa o país. “As leis não bastam. Os lírios não nascem das leis”. Das muitas e boas histórias que Veneri contou durante o programa, o destaque fica por conta da paixão pela leitura (ele até deu dicas de livros) e pelo Paraná Clube. Tricolor de coração, esse quase psicólogo (ouvindo o programa, você vai descobrir porque ele não concluiu o curso), garantiu que, mesmo o time estando na segunda divisão do Campeonato Brasileiro há alguns anos, ele não desiste. “Frequento estádios, brinco, canto. Sou torcedor de carteirinha”. E se você é como Tadeu Veneri, que acredita que as coisas estão ruins, mas que vão passar, que acredita no afeto entre as pessoas e que prega a tolerância, não deixe de ouvir o programa aqui no site da Assembleia.
Ver mais detalhes