RÁDIOS

Confira o resumo dos debates legislativos, entrevistas com deputados e análises políticas em formato de áudio.

10/06/2015 19:32

Assembleia firma acordo com IFPR para transmissão de aulas preparatórias do ENEM

O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano, assinou durante a sessão plenária desta quarta-feira um termo de cooperação com o Instituto Federal do Paraná para que a TV Sinal transmita, a partir do dia 15 deste mês, aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM.//O acordo prevê ainda explicações e comentários do conteúdo pelos professores do Projeto Eureka, com profissionais renomados em cursinhos de pré-vestibular e ensino médio no Paraná.//De acordo com Traiano a iniciativa é uma forma que o Legislativo encontrou para amenizar os prejuízos dos alunos com os dias dos alunos longe das salas de aula no Paraná.//SONORA ADEMAR TRAIANOAs aulas serão transmitidas pela TV Sinal a partir do dia 15 de junho e o conteúdo estará disponível também no Youtube.//Um dos professores que vai participar da parceria é o coordenador do Projeto Eureka no Paraná, Marlus Geronasso, explica que o convênio com a TV Sinal vai aumentar muito o número de alunos que poderão acompanhar as aulas.//SONORA MARLUS GERONASSOO diretor de Ensino e Desenvolvimento de Recursos Educacionais da Educação a Distância do IFPR, Eduardo Fofonca, afirma que a transmissão das aulas vai auxiliar principalmente os alunos mais carentes.//SONORA EDUARDO FOFONKAO líder da Oposição na Assembleia, deputado Tadeu Veneri, do PT, eleogiou a iniciativa da Mesa Executiva em firmar o acordo com o IFPR para a trsnsmissão das aulas.//SONORA TADEU VENERIAs aulas do ENEM no Paraná serão transmitidas pela TV Sinal em Curitiba por cabo e pela TV aberta em Maringá e região.//Você pode conferir qual canal transmite em sua cidade pelo site www.alep.pr.gov.br.//As provas do ENEM 2015 estão marcadas para os dias 24 e 25 de outubro.//

Ver mais detalhes
10/06/2015 19:31

Comissão de Educação discute emendas ao Plano Estadual de Educação

A Comissão de Educação da Assembleia se reuniu na manhã desta quarta-feira para discutir as emendas que o grupo poderá apresentar ao anteprojeto elaborado pelo Poder Executivo para o Plano Estadual de Educação, um conjunto de metas e estratégias para o ensino paranaense nos próximos dez anos.//Durante o encontro, que contou com a presença de representantes da Secretaria de Estado da Educação, o presidente do grupo, deputado Hussein Bakri, do PSC, designou o Tião Medeiros, parlamentar do PTB, como relator do projeto na comissão.//Ficou combinado ainda que todos os membros da comissão devem entregar suas emendas ao texto até a sexta-feira, para que elas sejam discutidas em uma nova reunião no início da tarde de segunda-feira e analisadas pela Comissão de Constituição e Justiça da Casa na terça-feira.//De acordo com o deputado Hussein Bakri, uma audiência pública vai ouvir novamente representantes de segmentos da sociedade, na segunda-feira pela manhã.//SONORA HUSSEIN BAKRIO relator da matéria na Comissão de Educação, Tião Medeiros, falou do tramite do projeto agora.//SONORA TIÃO MEDEIROSA audiência pública para discussão do Plano Estadual de Educação acontece na segunda-feira, as nove da manhã, no plenarinho da assembleia.//O prazo máximo para a sanção do projeto pelo governador Beto Richa é o próximo dia 26.//

Ver mais detalhes
10/06/2015 18:37

Resumo da sessão 10.06.2015

Nesta quarta-feira os deputados aprovaram nove projetos durante a sessão plenária. A votação mais esperada era do projeto que reajusta o salário dos servidores estaduais. A matéria foi aprovada em primeira discussão. Nesta votação foi aprovada apenas a constitucionalidade do projeto, o mérito deve ser discutido nas próximas sessões.Também com parecer favorável em primeira discussão, o projeto do deputado Marcio Nunes, que denomina o trecho da PR 496, entre os municípios de Pérola e Altônia, de Rodovia Prefeito Gentil Scalco. Ele foi um dos grandes administradores de Pérola, iniciando as obras do Hospital Municipal, Rodoviária e o Centro de Convivência.Em redação final, com votação simbólica, foi aprovado o projeto do deputado Tadeu Veneri, que institui o dia de Luta da População em Situação de Rua, a ser celebrado no dia 19 de agosto. O projeto foi apresentado com o objetivo de ampliar e qualificar as discussões referente as politicas publicas voltadas para esta população.A próxima sessão plenária está marcada para a segunda-feira, a partir das 14h30.

Ver mais detalhes
10/06/2015 18:31

Deputado propõe PEC para que população decida sobre privatização de empresas públicas

Proposta de Emenda à Constituição  apresentada na Assembleia quer  a criação de um referendo para que a população decida se empresas estatais podem ser ou não privatizadas. Hoje é 10 de junho de 2015.   Você é contra ou a favor da privatização das empresas consideradas de economia mista? Ou seja, que pertencem ao governo, mas que também tem acionistas da iniciativa privada? Preocupado com o que pensam muitos paranaenses sobre o assunto, o  deputado Evandro Araújo,   do PSC,  acaba de protocolar na Assembleia uma PEC, Proposta de Emenda à Constituição, que prevê a necessidade da realização de um referendo popular para aprovar qualquer lei que autorize a venda de empresas públicas do Paraná.  A medida quer  garantir que a população decida se o Estado poderá abrir mão do controle acionário da  Copel, Sanepar, Ferroeste e da Celepar.  Segundo o parlamentar, a  proposta é apenas preventiva, já que não há nenhum projeto que trate desse tema em tramitação na Casa.(sonora) A PEC tem o apoio de  29 deputados, que assinaram a proposta. O próximo passo é a publicação pelo presidente no Diário Oficial.   Em seguida, seria necessária a formação de  uma comissão de cinco deputados.  Ela analisa o texto e pode propor emendas. Tem vinte dias para fazer isso. Depois fica a cargo da Mesa Executiva a tramitação do projeto. A  tramitação de uma PEC é diferenciada, porque  a votação acontece em dois turnos. Para ser aprovado, o projeto precisa de pelo menos três quintos dos votos na Assembleia, ou seja, 33 votos, de um total de 54.     Caso o projeto seja aprovado, e se surgir na pauta no futuro uma proposta de privatização de  empresas públicas, o projeto prevê que o Tribunal Regional Eleitoral organize o referendo popular.  E aí quem decide é a população.  De Curitiba, Cláudia Ribeiro. 

Ver mais detalhes
10/06/2015 17:10

Deputados da Comissão dos Direitos da Criança, Adolescente e Idoso da ALEP planejam ações para 2015

Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente e do Idoso da Assembleia define  estratégias de ação para 2015.   Hoje é quarta-feira, 10 de junho de 2015.    Na reunião da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e do Idoso desta quarta-feira, foram apresentadas ações que deverão ser desenvolvidas  em conjunto entre deputados, órgãos públicos  e instituições da sociedade para  tentar reduzir os casos de violência contra crianças, adolescentes e idosos e garantir cidadania, principalmente aos mais velhos.  Representantes da OAB Paraná, de Conselhos  e Ministério Público participaram da reunião.     A Comissão é presidida pelo deputado Leonaldo Paranhos, do PSC.    O parlamentar  criticou a demora na punição dos culpados e também na solução dos casos de violência,  depois que eles acontecem. A partir da reunião,  Paranhos acredita  que o trabalho da Comissão deve se intensificar e avançar, com a criação de leis  que façam cumprir o Estatuto da Criança, do Adolescente e também o do Idoso, além de propor a  criação de um grupo que está sendo chamado de Comboio da Cidadania.(sonora Paranhos)  No encontro também foi discutida  a implantação de uma delegacia especializada no atendimento aos idosos, e até de  um serviço telefônico para receber denúncias de crimes no  estado e de uma rede integrada de informações para agilizar a tomada de decisões.  Uma sugestão que surgiu  durante a reunião e que foi bem recebida foi  o fortalecimento dos serviços de assistência social e de saúde nos municípios.  A procuradora do Ministério Público,  Rosana Beraldi Bevervanço, disse que é fundamental que se olhe para a   população idosa do Brasil, que cresce a cada dia. Por isso,  propôs a ampliação dos serviços que promovem o atendimento aos idosos, com atividades que  integrem essa população à sociedade.  Ela também defendeu que o Paraná tenha uma delegacia   própria para atender os casos de violência contra os idosos e concordou que devem ser criados mecanismos nos municípios para que os casos cheguem às autoridades e providências possam ser tomadas.(sonora)  Também participaram da reunião os deputados Márcio Pacheco, do PPL, Cantora Mara Lima, do PSDB e Cristina Silvestri, do PPS. De Curitiba, Cláudia Ribeiro. 

Ver mais detalhes
10/06/2015 13:20

Trabalho da Comissão de Revisão do Regimento entra na fase final e o presidente anuncia mudanças na tramitação dos projetos

Está na reta final  o trabalho da Comissão de Revisão do Regimento Interno da Assembleia. E o presidente Pedro Lupion está propondo  mudanças na forma de tramitação dos projetos. Hoje é quarta-feira, 10 de junho de 2015.       De artigo em artigo, parágrafo em parágrafo, vai se desenhando um moderno Regimento Interno na Assembleia Legislativa do Paraná. Os trabalhos da Comissão de Revisão, formada para melhorar o conteúdo do conjunto de leis que rege o Parlamento,  estão chegando ao fim. Faltam apenas três itens para serem discutidos e votados pelos deputados que compõem a Comissão, entre eles as mudanças propostas para o  Conselho  de  Ética da Casa.   Para o presidente da Comissão, o deputado Pedro Lupion, do Democratas,  o resultado do trabalho  começa a aparecer, graças ao empenho tanto dos deputados,  a maior parte, formada por advogados, como das assessorias jurídicas.(sonora) Na reunião desta quarta-feira pela  manhã, além das discussões  em torno do Tema “Regime de Urgência” , caso dos projetos que precisam ser votados de forma mais ágil,    houve retirada de artigos e mudanças em textos para não gerar interpretações que causem dúvidas. Por exemplo, a maioria dos  projetos  não deve ser colocada em Regime de Urgência. Pelo contrário.  É por isso que, para uma proposta entrar como “urgente”, deve obedecer a critérios estabelecidos no Regimento Interno. O objetivo dos deputados é que projetos mais simples,  como títulos de cidadão honorário ou utilidade pública,  não atropelem a pauta.  O presidente Pedro Lupion aproveitou a reunião  para anunciar que pretende colocar em discussão a alteração no trâmite dos projetos. Em vez de passar antes pela CCJ,  a Comissão de Constituição e Justiça, eles passem primeiro pelas comissões temáticas. Como já acontece hoje no Congresso. No legislativo paranaense,  o projeto vai primeiro para a CCJ, que  emite parecer sobre  o texto ser ou não constitucional e legal.  Lupion diz que conversou com os presidentes da CCJ, o deputado Nélson Justus, do Democratas, e também com o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano, do PSDB e que ambos estão de acordo com a mudança. Ele acredita que assim,  os projetos poderão ser melhor debatidos, além de se valorizar o trabalho das comissões.(sonora)Além de Pedro Lupion, participaram da reunião desta quarta-feira, os deputados Tadeu Venéri, do PT, Nereu Moura, do PMDB, Fernando Scanavaca, do PDT, Tião Medeiros,  do PTB, Edson Praczik, do PRB, Maria Victória, do PP e Cláudia Pereira, do PSC. De Curitiba, Cláudia Ribeiro. 

Ver mais detalhes
09/06/2015 18:56

Comissão de Finanças aprova mensagens do Governo para o reajuste dos servidores e Plano de Educação

A Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa analisou no final da tarde desta terça-feira dois projetos que chegaram à casa como mensagem do Poder Executivo.//O primeiro deles, o Plano Estadual de Educação, um conjunto de metas e estratégias para o ensino paranaense nos próximos dez anos, foi aprovado por unanimidade entre os deputados membros do grupo.//O segundo, a mensagem do Governo que fixa a data base para o mês de janeiro e estabelece o reajuste de 3,45%, para ser pago em outubro deste ano, sobre os salários dos servidores estaduais.//O projeto prevê ainda pagar no dia primeiro de janeiro de 2017 o acumulado da inflação do ano de 2016, mais um ponto percentual de ganho real sobre os vencimentos, como compensação dos meses não pagos este ano.//O relatório da mensagem, apresentado pelo deputado Paulo Litro, do PSDB, foi aprovado pelos membros da comissão, com exceção do deputado Tadeu Veneri, do PT.//É o que afirma o presidente da Comissão de Finanças, deputado Gilson de Souza, do PSC.//SONORA GILSON DE SOUZAO projeto do Plano Estadual da Educação segue ainda para a análise da Comissão de Educação da Assembleia.//A mensagem de recomposição dos salários dos servidores deve ir a plenário ainda nesta quarta-feira.//Participaram da reunião da Comissão de Finanças ainda os deputados Pedro Lupion, do DEM, e Tião Medeiros, do PTB.//

Ver mais detalhes
09/06/2015 18:56

Presidente do Sindicato dos Bancários de Curitiba fala no plenário sobre preocupação com demissões no HSBC

O presidente do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, Elias Jordão, usou a tribuna do plenário da Assembleia Legislativa durante a sessão desta terça-feira para defender os empregos de milhares de funcionários e prestadores de serviço do banco HSBV, que deve encerrar as atividades no Brasil nos próximos meses.//O convite foi feito pelo deputado petista Tadeu Veneri, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Casa, que comandou uma audiência pública na semana passada para debater o futuro dos empregados da instituição e os prejuízos para a economia paranaense.//O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano, saudou os convidados e falou da preocupação com os empregos.//SONORA ADEMAR TRAIANODe acordo com Veneri, a venda do banco pode significar uma perda direta de arrecadação de Curitiba, onde o HSBC está sediado no estado, o que traria forte impacto para o município.//SONORA TADEU VENERIPara o presidente do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, Elias Jordão, milhares de empregos do HSBC estão em risco hoje.//SONORA ELIAS JORDÃOFalou da tribuna do plenário também o vice-presidente da Associação Comercial do Paraná, Odones Fortes Martins.//

Ver mais detalhes
09/06/2015 18:33

Resumo da Sessão 09.06.2015

Na segunda sessão plenária desta semana foram aprovados sete projetos. Entre eles, em primeira discussão, do deputado Dr. Batista, o projeto que institui a Semana Estadual de Conscientização, Prevenção e Combate a Diabetes, a ser realizado na semana de 09 a 18 de novembro. Com a sanção do projeto, várias atividades de conscientização devem ser realizadas, alertando a população sobre os malefícios causados ao ser humano pelo diabetes, ensinando formas de prevenção e combate.Também com parecer favorável, o projeto em segunda discussão do deputado Anibelli Neto, que que institui a Semana de valorização das pessoas portadoras de câncer, a ser celebrada anualmente na semana que inclui o dia 27 de novembro, Dia Nacional de Combate ao Câncer. O projeto busca garantir a qualidade de vida e inclusão dos portadores de câncer, conscientizando da importância em visitar os médicos frequentemente, cuidando da saúde e dando conhecimento à sociedade sobre a doença e, principalmente sobre como preveni-la.E com votação simbólica, em redação final, foi aprovado o projeto do deputado Professor Lemos que insere no calendário oficial do estado a Cavalgada Internacional da Mulher, realizada anualmente na semana do dia 08 de março no município de Campina Grande do Sul. O projeto homenageia as mulheres e incentiva a cavalgada que sempre reúne mais de 250 cavaleiras. O mês de março foi escolhido por já ser comemorado o Dia Internacional da Mulher.  

Ver mais detalhes
09/06/2015 17:26

TV Sinal vai transmitir aulas preparatórias para ENEM 2015

 TV Sinal vai transmitir aulas de preparação para o ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio. Hoje é terça-feira, 09 de junho de 2015.  O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano, do PSDB, assina, na sessão desta, um termo de cooperação com o Instituto Federal do Paraná, o  IFPR para a transmissão, através da TV Sinal, de aulas preparatórias para o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio.  De acordo com  Traiano, o objetivo é auxiliar  os estudantes paranaenses no processo de formação educacional, com aulas ministradas  por especialistas e, o mais importante:  de graça.(sonora)(“Essas aulas ministradas por 24 professores, especialistas em suas áreas, são uma oportunidade para a revisão de conteúdos e o aperfeiçoamento dos conhecimentos de nossos jovens”,))  O projeto desenvolvido pela Assembleia,  é  inédito e alia comunicação pública e educação. O Instituto Federal do Paraná e o projeto Eureka serão os responsáveis pelo conteúdo das aulas. Os professores das instituições já atuam há bastante tempo nesse campo.  Com a parceria.  as aulas vão ser transmitidas pela TV Sinal, o canal de televisão oficial  da Assembleia Legislativa e o conteúdo também vai estar disponível no Canal YouTube.  Pela TV as aulas acontecem de quinta a domingo, sempre a partir das sete da noite.  A programação da TV pode ser assistida em todo o Paraná através do sinal de operadoras de TV a cabo e, em Maringá e região, em canal aberto. Para confirmar o canal na sua região acesse o link "Sintonize a TV Sinal" no site da Assembleia (www.alep.pr.gov.br). Os alunos matriculados poderão também acompanhar as aulas ao vivo, via satélite, nas tele salas do IFPR.  O curso ofertado pelo IFPR-Eureka utiliza como metodologia a resolução das questões das provas elaboradas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira para o ENEM, a partir dos exames nacionais aplicados de 2010 até 2014. Inclui também as questões elaboradas para o sistema prisional. As aulas abrangem os conteúdos relacionados a ciências da natureza, ciências humanas, linguagens, matemática e redação.O ENEM 2015, é o teste de conhecimentos do Ministério da Educação, que   pode garantir uma vaga em instituições públicas ou privadas de ensino superior. As provas serão  nos dias 24 e 25 de outubro.Então agora é esperar o dia 15 de junho para começar a se preparar.  De Curitiba, Cláudia Ribeiro. 

Ver mais detalhes
09/06/2015 16:41

Presidente da Assembleia, líder do Governo e parlamentares comemoram fim da greve da Educação

 Presidente da Assembleia, ao lado do líder do governo e dos deputados da base de apoio e da oposição comemoram fim da greve da Educação. Hoje é terça-feira, 9 de junho de 2015.  O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano, do PSDB,  e o Líder do Governo na Casa, deputado Luiz Cláudio Romanelli, do PMDB, comemoraram , na tarde desta terça-feira o fim da greve da educação, que durou mais de quarenta dias. Foi graças à intervenção dos parlamentares que  chegou ao fim o impasse entre grevistas e Governo do Estado. Na semana passada, eles elaboraram uma nova proposta, com o aval do Governo e apresentaram ao Fórum das Entidades Sindicais, que, em uma assembleia feita hoje pela manhã, aceitou o reajuste e encerrou a greve.  Pela proposta, eles terão reajuste de 3,45% em outubro deste ano e mais 8,5% em janeiro de 2016. Valor da inflação prevista entre maio deste ano e janeiro do ano que vem, medida pelo IPCA. O projeto  inclui reposições  até 2018, sendo que em 2017, os servidores terão 1% além da inflação para recuperar possíveis perdas.  No começo da tarde o projeto foi aprovado na CCJ, a Comissão de Constituição e Justiça,  com apoio inclusive dos deputados da oposição, como do petista Péricles de Mello, que reconhece o avanço, mas ainda quer debater mais a proposta.(sonora)  Agora falta o projeto passar pela Comissão de Finanças. Mas a ideia é que ele seja votado o quanto antes. Afirmou Romanelli.(sonora)Para o presidente Traiano, a sensação é de alívio, porque a intervenção dos deputados sob o seu comando, foi   fundamental para esse desfecho. E quem sai ganhando são os alunos e pais, que não veem a hora do retorno às aulas.  Ele também disse que, apesar dos conflitos, sai fortalecido desse episódio.(sonora)De Curitiba, Cláudia Ribeiro.   

Ver mais detalhes
09/06/2015 16:29

Secretário estadual da Saúde presta contas à Comissão de Saúde da Assembleia

  Hoje é terça-feira, 9 de junho de 2015. Secretário Estadual da Saúde, Michele Caputo Neto participou na manhã de hoje da reunião da Comissão de Saúde da Assembleia.(sobe som) È de lei. Aliás, é como manda a lei. Uma vez a cada quatro meses o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto vem à  Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa para prestar contas do trabalho da pasta. E a  reunião foi nesta terça-feira pela manhã.  Ele apresentou aos deputados um relatório de atividades com as ações, receitas e despesas.    Michele Caputo lembrou que  foram aplicados  nestes quatro primeiros meses de 2015 8,66% do orçamento, que é de  4 bilhões e 400 milhões de reais somadas todas as fontes. Justificou que o Governo Federal e o Estadual liberaram  os recursos somente em maio. Por isso, o investimento ainda é baixo. Mas destacou que, no mesmo período do ano passado  se tinha executado apenas 6,85%.  E no fim do ano, a aplicação ultrapassou os 12%, valor que, por lei,  deve ir para a saúde.(sonora) O secretário enumerou 16 diretrizes que foram seguidas. E explicou uma a uma. Por exemplo, o Mãe Paranaense. Para o programa, foram  repassados 6 milhões de reais nestes 4 meses.  Segundo Michele, poucos estados investem tanto quanto o Paraná nesta área, que cuida da gestante desde o pré-natal até o pós-parto.  Também falou dos investimentos que nem seriam obrigações do Estado, mas que acabam sendo feitos. Caso do SAMU, O Serviço Médico de Urgência.    O secretário também reclamou. Disse que o Ministério da Saúde deve mais de 100 milhões de reais ao Paraná, pela distribuição de medicamentos, que seria de responsabilidade da União. E agradeceu o empenho da bancada paranaense em Brasília intermediando as negociações para que o estado receba o que tem direito.(volta sonora) Falou dos investimentos do Vigia Sus, que é um Serviço do Governo do Estado de assistência aos municípios, com ajuda na aquisição de  equipamentos e veículos para a Saúde. Sobre a ideia que vai ser colocada em prática da farmácia especial. Para que se possa entregar os medicamentos na casa das pessoas que não tem condições de ir pegar o remédio pessoalmente em função das doenças que enfrentam.  E destacou o papel da Central Estadual de Transplantes, que está cada vez mais ágil, de acordo com o secretário.     Para o presidente da Comissão de Saúde, o deputado dr. Batista, do PMN, é uma satisfação poder ouvir a prestação de contas do secretário da Saúde.(sonora)Também participaram da reunião da Comissão de Saúde, os deputados Paranhos, do PSC, Tião Medeiros, do PTB, Bernardo Carli. Do PSDB, Tercílio Turini. Do PPS, Nereu Moura, do PMDB, Chico Brasileiro, do PSD, Márcio Pacheco, do PPL, Nelson Luersen, do PDT,  Alexandre Guimarães. Do PSC,  Nelson Luersen (PDT), Cobra Repórter, do PSC e Fernando Scanavacca, do PDT,  De Curitiba, Cláudia Ribeiro.

Ver mais detalhes
08/06/2015 19:53

Sessão desta segunda (8) teve presença de representante da JOCUM, jovens Com Uma Missão

Na sessão desta segunda-feira, o convidado foi o  missionário Gillyard Ferraz,  da organização evangélica “Jovens Com Uma Missão” , a JOCUM. Da tribuna do Plenário da Assembleia Legislativa, ele falou sobre o tema ‘Justiça Social em Momentos de Crise’.  Para o missionário, é preciso a cooperação de todos para as mudanças para um mundo melhor.(sonora) A vinda dele até a Assembleia foi uma iniciativa do deputado Gilson de Souza, do PSC. Ele  destacou a importância da organização,  que atua em diversos países levando mensagens que valorizam a vida. A JOCUM foi criada por  jovem universitário norte-americano no ano de 1960. Hoje a entidade é apontada como uma das maiores organizações cristãs missionárias do mundo.  Este jovem também ajudou a fundar a Universidade das Nações, que é a universidade global da JOCUM. Desde seu início em 1978, a instituição  não para de crescer  e hoje oferece centenas de cursos e seminários na área religiosa.De Curitiba, Cláudia Ribeiro. 

Ver mais detalhes
08/06/2015 19:51

Novo projeto para reajuste dos servidores da Educação já está na Assembleia

   Já está na Assembleia Legislativa o novo projeto de reajuste dos servidores da Educação do Estado. Ele veio na forma de substitutivo geral ao projeto anterior. O Governo acatou a proposta elaborada pelos  parlamentares da base e da oposição, que, comandados pelo presidente da Casa, o deputado Ademar Traiano e pelo Líder do Governo, Luiz Cláudio Romanelli, apresentada na quarta-feira passad, depois de muita negociação com os representantes dos servidores.  O projeto prevê para outubro deste ano  um reajuste de 3,45%  e institui o dia 1º de janeiro de 2016 como data para a antecipação da revisão geral anual da categoria. Nesta data, a previsão é de um  reajuste de  8,5%, inflação prevista pelo Governo Federal calculada pelo IPCA, Índice de Preços ao Consumidor Amplo.  E para o reajuste de 1º de janeiro de 2017 será aplicado o mesmo índice mais  1% de adicional de data base. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano já tinha dito que aguardava o projeto ainda esta semana e que esperava que houvesse bom senso dos servidores  para pôr fim à greve, que já dura mais de 40 dias.Sonora) O deputado Luiz Cláudio Romanelli,  declarou que aguarda o fim da greve para que o projeto de reajuste salarial comece a tramitar na Casa. Uma nova assembleia foi marcada pelos grevistas para a manhã desta terça-feira.  Eles vão decidir de aceitam a proposta ou continuam parados.De Curitiba, Cláudia Ribeiro.

Ver mais detalhes
08/06/2015 18:43

Resumo da Sessão Plenária 08.06.2015

Na sessão plenária desta segunda-feira os parlamentares aprovaram oito projetos de lei. Entre os que estavam em primeira discussão, o do deputado Anibelli Neto, que institui a semana de valorização das pessoas portadoras de câncer, a ser celebrada anualmente na semana que inclui o dia 27 de novembro, dia nacional de combate ao câncer. O projeto busca garantir a qualidade de vida e inclusão dos portadores de câncer, conscientizando da importância em visitar os médicos frequentemente, cuidando da saúde e dando conhecimento à sociedade sobre a doença e, principalmente sobre como preveni-la.Dos projetos em segunda discussão, os deputados aprovaram projeto do deputado Alexandre Curi que declara de utilidade pública a associação de pais e amigos dos excepcionais de Prado Ferreira.Em redação final foi aprovado o projeto do deputado Fernando Scanavaca, que insere no calendário oficial de eventos do estado do paraná o dia da Sukyo Mahikari, a ser celebrado anualmente em 27 de fevereiro. A Sukyo Mahikari é uma entidade internacional sediada no Japão e fundada em 1959 por Kotama Okada. A ideia da entidade é criar uma civilização mais pacífica e harmoniosa. A próxima sessão está marcada para esta terça-feira, a partir das 14h30.    

Ver mais detalhes
08/06/2015 18:32

Assembleia promove curso de técnica legislativa para melhorar o trâmite de projetos

A Assembleia Legislativa vai promover na próxima quinta-feira um curso para aprimorar todos os projetos que são debatidos na Casa.//Um wokshop de técnica legislativa vai ser apresentado pela Diretoria de Assistência ao Plenário aos assessores jurídicos dos deputados para que todas as matérias analisadas pela Comissão de Constituição Justiça não tenham erros estruturais que travem seu trâmite.//A iniciativa é também da própria Comissão de Constituição e Justiça seguindo uma orientação da Comissão Executiva da Assembleia, formada pelo presidente Ademar Traiano, o primeiro secretário Plauto Miró e o segundo secretário, deputado Ademir Bier.//De acordo com o diretor de Assistência ao Plenário, Juarez Villela Filho, a ideia é unificar a linguagem usada na elaboração dos projetos, para facilitar a apresentação.//SONORA JUAREZ VILLELA FILHOO diretor Juarez explica que o cuidado é com o que vai ser entregue pela Assembleia a toda sociedade paranaense.//SONORA JUAREZ VILLELA FILHOO workshop acontece na próxima quinta-feira pela manhã e estará aberto aos assessores de todos os 54 parlamentares, da Comissão de Constituição e Justiça da Casa e aos membros do Núcleo de Apoio Legislativo, criado no início da atual gestão da Assembleia.//

Ver mais detalhes
08/06/2015 15:31

Deputado Tadeu Veneri pede vista de projeto do Plano Estadual de Educação

  Nesta segunda-feira, o deputado Elio Rusch, do Democratas, relator do projeto sobre o Plano Estadual de Educação na Comissão de Finanças da Assemblei Legislativa,   deu parecer favorável ao texto,  mas outro integrante da Comissão, o  deputado petista Tadeu Venéri,  pediu vista do projeto, que já havia recebido emendas da CCJ, a Comissão de Constituição e Justiça.  Venéri questionou  inclusive as emendas e disse que, representantes do Conselho Permanente de Direitos Humanos,  querem debater mais o tema, porque  acharam muito curto o tempo para a discussão.(sonora) Venéri acha que não foi respeitado o número de  audiências públicas estipuladas para a discussão do tema.  O projeto do Plano Estadual de Educação tramita na Assembleia em Regime de Urgência. Os estados tiveram um ano  para a discussão com os Núcleos Regionais de Educação  partir da aprovação do Plano Nacional de Educação no  Congresso. Por isso,  o Plano  paranaense precisa ser votado até o dia 25 de junho.  O PEE  vai traçar as metas e estratégias para todos os níveis de ensino no Paraná pelos próximos dez anos.  Na quarta-feira da semana que vem  acontece a segunda audiência pública na Assembleia, promovida pela Comissão de Educação. A primeira foi há uma semana e o tema debatido foi a Meta 20, que prevê  a garantia de recursos financeiros para a Educação Básica e para o Ensino Superior no estado,  de acordo com o estabelecido na Constituição estadual. O debate envolveu representantes de órgãos públicos e de  diversos segmentos da sociedade, como APP Sindicato, Dieese e especialistas em educação. De Curitiba, Cláudia Ribeiro.

Ver mais detalhes
08/06/2015 12:37

Assembleia abre espaço para debate do plano nacional de elaboração do Estatuto da Família

A Assembleia Legislativa debateu na manhã desta segunda-feira em uma audiência publica no plenarinho da Casa a elaboração do Estatuto da Família.//Proposto pelo deputado Evandro Araújo, do PSC, o encontro reuniu lideranças de entidades religiosas e sociais que discutiram o tema central “Riscos e Consequências de uma Mudança de Época para a Família”.//A audiência foi presidida pelo deputado Federal do PHS do Rio Grande do Sul, Diego Garcia, relator do projeto em Brasília e membro da comissão especial que analisa a PEC.//Participaram ainda a deputada federal pelo PTN do Paraná, Christiane Yared, e os estaduais Wilmar Reichembak e Gilson de Souza, do PSC.//O deputado Evandro Araújo falou da participação do Paraná no debate nacional.//SONORA EVANDRO ARAÚJOO relator da PEC na Câmara, deputado Diego Garcia, destacou a importância da participação popular nas discussões para a elaboração do Estatuto da Família.//SONORA DIEGO GARCIAEsta é a segunda audiência pública promovida pela Comissão Especial do Estatuto da Família em assembleias legislativas pelo Brasil.//A primeira foi em Minas Gerais e outras duas estão programadas para acontecer em São Paulo e Rio de Janeiro.//A previsão é que o deputado Diego Garcia apresente o relatório da comissão até setembro.//

Ver mais detalhes
08/06/2015 11:27

No "Fala Presidente" de hoje, presidente Ademar Traiano adianta pra você os destaques da ALEP nesta semana

Presidente Ademar Traiano adianta pra você o que vai ser notícia no Legislativo esta semana. Ouça!

Ver mais detalhes
03/06/2015 19:10

Pedro Lupion homenageia pioneiras do ensino inovador no Paraná

A Assembleia Legislativa homenageou na tarde desta quarta-feira em uma sessão solene no plenarinho da Casa, as pioneiras dos métodos inovadores de ensino no Paraná.//Propostas pelo deputado Pedro Lupion, do DEM, as homenagens foram concedidas a seis professoras, duas delas já falecidas, que introduziram na educação paranaense técnicas que modernizaram e desenvolveram o ensino no estado.//Como contribuição à formação, não apenas pedagógica, mas também avançada a gerações de alunos estão as aulas com participação dos estudantes nas discussões e debates, técnicas simples de alfabetização, ensino profissionalizante em cooperativas e o ensino especial.//Lupion destacou a importância destas mulheres para o avanço não apenas da educação no Paraná, mas de desenvolvimento de novas formas de se enxergar a vida em sociedade.//SONORA PEDRO LUPIONA professora Elzira Binder introduziu em 1976 um método inovador aplicado à técnica Jean Piagett de ensino.//Ela explica que um método que usa 16 fichas tornou muito mais fácil alfabetizar as crianças.//SONORA ELZIRA BINDERAs homenageadas foram, além de Elzira Binder, Maria Thereza Maeder Romanó, Relindes Elisabeth Fuck e Amélia Thereza de Moura Vasconcelos.//Também foram reverenciadas as memórias de das educadoras Carmen Maria Maranhão Bezerra e Leonor Neiva de Lima.//

Ver mais detalhes
Mostrando 3361 a 3380 de 6227 podcasts