RÁDIOS

Confira o resumo dos debates legislativos, entrevistas com deputados e análises políticas em formato de áudio.

17/06/2015 16:59

Presidente da Assembleia aponta talentos entre grupo de estudantes em visita ao Legislativo

Foi uma experiência diferente para Leonardo. É que na manhã desta quarta-feira, a turma dele,  o oitavo ano do Colégio Medianeira, de  Curitiba, visitou a Assembleia Legislativa e mais, conheceu o presidente Ademar Traiano. Ele diz que no começo, estava um pouco tímido, mas que, aos poucos, foi se sentindo à vontade.(sonora)   O professor  Rodrigo Banhoz, conta que decidiu trazer os alunos para que eles pudessem  vivenciar as pesquisas que  fazem  nos livros  e na internet  sobre o funcionamento dos espaços públicos e o trabalho dos parlamentares.(sonora)    É cada vez mais comum ver grupos de  estudantes conhecendo as dependências do Poder  Legislativo paranaense. São visitas guiadas para que eles aprendam como funciona cada departamento. E, muitas vezes, o roteiro inclui  o Gabinete da Presidência.  Desta vez, os estudantes  tinham que responder a um questionário com dúvidas que foram tiradas pelo próprio presidente Ademar Traiano. Para Lia, outra estudante do oitavo ano, conversar de perto com o presidente..(sonora) Traiano diz que gosta do contato com os alunos e que   encontros como estes podem influenciar os agora adolescentes a se tornarem políticos no futuro.(sonora) Tanto que o presidente descobriu no grupo um talento.(sonora)De Curitiba, Cláudia Ribeiro. 

Ver mais detalhes
17/06/2015 12:15

Comissão de Direitos Humanos promove audiência pública com funcionários e direção da Fiat de Campo Largo

Uma audiência pública convocada pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania debateu na Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira, questões trabalhistas dos funcionários da Fiat Motores de Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba.//A proposta do encontro foi do deputado Tadeu Veneri, do PT, que atendeu a sugestão do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas Montadoras de Veículos, Chassis e Motores de Campo Largo, o Sindimovec.//Veneri, que é presidente da Comissão de Direitos Humanos, explicou que o objetivo da audiência é ouvir todas as partes para intermediar o diálogo entre o sindicato e a direção da empresa.//De acordo com ele as definições da audiencia pública serão enviadas em um relatório para a sede da Fiat no Brasil, na cidade de Betim em Minas Gerais e à sede mundial, na Itália.//SONORA TADEU VENERIParticiparam da audiencia pública também o Ministério Público do Trabalho, da Ordem dos Advvogados do Brasil no Paraná, a Central Única dos Trabalahdores, a Prefeitura de Campo Largo e sindicatos de funcionários do município.//

Ver mais detalhes
16/06/2015 18:53

Comissão de Indústria e Comércio vai debater com a FIEP a geração de empregos no Paraná

Os deputados membros da Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda da Assembleia Legislativa vão participar na próxima terça-feira de uma reunião técnica com a direção da Federação das Indústrias do Paraná e entidades do comércio no estado para debater o Pacto pelo Emprego.//A inciativa é criar no estado medidas legislativas mais favoráveis para que empresas, principalmente as pequenas e médias, se desenvolvam e gerem mais postos de trabalho.//É o que explica o deputado Márcio Pauliki, do PDT, presidente da comissão.//SONORA MÁRCIO PAULIKIParticiparam do encontro da Comissão de Indústria e Comércio os deputados Felipe Francischini, do SD, Artagão Junior, do PMDB, Elio Rusch, do DEM, Paulo Litro, do PSDB, Tiago Amaral, do PSD, e Guto Silva, do PSC.//

Ver mais detalhes
16/06/2015 18:29

Assembleia discute Plano Estadual de Educação, no plenário, a partir desta quarta-feira (17)

O Plano Estadual de Educação, um conjunto de metas e estratégias para o ensino paranaense nos próximos dez anos, deverá começar a ser debatido no plenário da Assembleia a partir desta quarta-feira.//O presidente da Casa, deputado Ademar Traiano, anunciou na tarde desta terça-feira que o Legislativo vai abrir uma sessão extraordinária para que os deputados apresentem emendas de plenário, depois de aprovarem a constitucionalidade da matéria na sessão ordinária.//A data máxima para a aprovação do plano é o dia 24 de junho, na próxima semana, por conta da aprovação do Plano Nacional de Educação e sanção da presidente Dilma Rousssef em 25 de junho do ano passado.//Traiano explica que o projeto estadual tem que ser sancionado até a próxima quinta-feira pelo governador Beto Richa.//SONORA ADEMAR TRAIANOAinda na manhã desta terça-feira a Comissão de Educação da Assembleia se reuniu para votar o relatório do grupo elaborado pelo deputado Tião Medeiros, do PTB, que continha emendas enviadas por seis deputados e mais de 150 sugeridas por diversas entidades ligadas à educação no estado.//De todas estas o deputado petebista acatou vinte, que foram levadas para a reunião da Comissão de Constituição e Justiça no início da tarde.//Tião Medeiros falou sobre a elaboração do relatório.//SONORA TIÃO MEDEIROSA Comissão de Educação já havia se reunido na manhã de segunda-feira para votar o relatório com as emendas acatadas por Tião Medeiros, mas o deputado petista Professor Lemos pediu vista ao documento para analisar os pontos destacados.//Ele havia afirmado, inclusive, que apresentaria na própria comissão um conjunto de emendas sugeridas pela Secretaria de Estado de Educação para pequenas correções do projeto.//Mas Professor Lemos não apresentou estas emendas na Comissão e elas não seguiram para a CCJ de terça-feira.//Ele explicou que pretende apresentar no plenário, em nome da Comissão de Educação, outras 39 emendas ao projeto.//SONORA PROFESSOR LEMOSNa Comissão de Constituição e Justiça da tarde de terça-feira as vinte emendas apresentadas no relatório da Comissão de Educação se juntaram a outras três elaboradas pela Comissão de Cultura da Casa.//Desta vez foi o deputado Luiz Cláudio Romanelli, do PMDB, líder do Governo na Assembleia, quem pediu vista ao conjunto de emendas apresentadas e propor novas alterações ao projeto, que segue como mensagem do Poder Executivo.//A iniciativa foi seguida pelo deputado Péricles de Mello, do PT, representante da oposição na CCJ que pediu vista às emendas.//Uma reunião extraordinária da CCJ foi marcada então para esta quarta-feira, às dez da manhã, para que o grupo vote as emendas apresentadas e o Plano Estadual de Educação possa começar a ser discutido no plenário, desta vez entre os 54 deputados.//

Ver mais detalhes
16/06/2015 17:59

CCJ rejeita emendas ao projeto de reajuste dos servidores do Estado

   As duas emendas apresentadas nesta segunda-feira ao projeto de reajuste dos servidores do Estado foram rejeitadas na CCJ, a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia, na reunião desta terça-feira. As emendas foram apresentadas pelos deputados que compõem a bancada da oposição e  previam  reajuste de 8.17% e também a inclusão de servidores das Apaes e da  ParanáEducação no projeto.   Agora os parlamentares vão  recorrer à própria CCJ. Têm três dias para fazer isso. Se não conseguirem um desfecho positivo,  ainda têm a prerrogativa de recorrer ao plenário. Para o deputado Requião Filho, do PMDB, autor de uma das emendas,  os oposicionistas preferem a votação delas em plenário, porque o voto será aberto.  (sonora)   Segundo o líder do Governo, deputado Luiz Claudio Romanelli, do PMDB, as emendas foram rejeitadas,  porque os parlamentares não podem legislar quando se trata de causar   impactos financeiros ao Estado.(Sonora)  O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano, do PSDB,  mais uma vez lamentou o impasse, porque acredita que ele só vai atrasar o processo e, claro,  o reajuste dos servidores.(Sonora)O líder do governo também apresentou uma emenda, mas apenas de redação. O que não traz qualquer impacto financeiro ao projeto. De Curitiba, Claudia Ribeiro.

Ver mais detalhes
16/06/2015 17:58

Líder do Governo diz que avançam negociações para pôr fim à greve das universidades estaduais

  O líder do Governo na Assembleia, deputado Luiz Cláudio Romanelli, do PMDB, disse, na tarde desta terça-feira, na Tribuna da Assembleia, que as negociações com os servidores em greve das universidades estaduais do Paraná em greve estão avançando.  Ele informou que duas reuniões no período da  manhã foram realizadas entre a liderança do governo, Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e com os 11 sindicatos que representam os servidores. Um amplo debate, que Romaenelli avaliou como uma proposta, do Governo para tentar pôr fim à greve, que começou no dia 10 de fevereiro, pelos servidores e técnicos da Universidade Estadual de Ponta Grossa, a UEPG e Unicentro, Universidade Estadual do Centro Oeste e que depois se estendeu para as outras instituições.  (sonora)Entre as propostas apresentadas estão  o pagamento da quarta parcela do reajuste salarial de 7,14% no mês de outubro. Isso se refere especificamente aos professores. Nomeação até julho dos  professores e agentes universitários de todas as instituições estaduais de nível superior com processos e trâmites  de substituição;    E, se os funcionários voltarem às  aulas e ás funções  administrativas até o dia 23 deste mês,  o Governo se comprometeu a retirar,  em até 120 dias, as ações  contra os sindicatos mistos e dos docentes que representam os servidores públicos, assim como a retirada da cobrança de multa.  E garantiu no documento: Mediante apresentação do novo calendário acadêmico, até três dias depois da volta das atividades, consolidando a reposição de aulas e dos dias letivos , não haverá desconto de faltas. Além disso, Romanelli afirmou que fica estabelecida uma mesa de negociação permanente entre os sindicatos que representam as categorias, a Secretaria e a Liderança do Governo para tratar exclusivamente de assuntos relativos ao sistema estadual de ensino superior.E finalizou dizendo que o  roteiro precisa ser  apresentado nas  Assembleias que serão feitas pelos servidores nos próximos dias.De Curitiba, Cláudia Ribeiro. 

Ver mais detalhes
16/06/2015 17:32

Resumo da Sessão Plenária 16.06.2015

Na sessão desta terça-feira, dois projetos voltados a conscientização foram aprovados em redação final. Um deles é de autoria do deputado Anibelli Neto e institui a Semana de valorização das pessoas portadoras de câncer, a ser celebrada anualmente na semana que inclui o dia 27 de novembro, Dia Nacional de Combate ao Câncer. O projeto busca garantir a qualidade de vida e inclusão dos portadores de câncer, conscientizando da importância em visitar os médicos frequentemente, cuidando da saúde e dando conhecimento à sociedade sobre a doença e, principalmente sobre como preveni-la.O outro projeto é do deputado Dr. Batista e institui a Semana Estadual de Conscientização, Prevenção e Combate a Diabetes, a ser realizado na semana de 09 a 18 de novembro. Com a sanção do projeto, várias atividades de conscientização devem ser realizadas, alertando a população sobre os malefícios causados ao ser humano pelo diabetes, ensinando formas de prevenção e combate.Também com parecer favorável, projeto do deputado Guto Silva, que concede o título de utilidade pública à Associação Lima Protetora dos Animais de Pato Branco. A instituição conta com mais de 200 animais entre cachorros, gatos, cavalos e macacos, realizando diariamente a limpeza de canis, alimentação, remédios, banhos e principalmente o carinho aos animais.A sessão desta quarta-feira está marcada para as 13h30.

Ver mais detalhes
16/06/2015 11:33

Na primeira reunião da Comissão de Cultura da Assembleia, presidente apresenta diversas sugestões

Comissão de Cultura se reúne pela primeira vez e apresenta sugestões.  Hoje é terça-feira, 16 de junho de 2015.  Na primeira reunião da Comissão de Cultura da Assembleia legislativa do Paraná,  os integrantes debateram principalmente ideias trazidas pelo presidente, Péricles de Mello, do PT.  Entre as sugestões apresentadas,  está a implantação de um local mais estratégico  para abrigar a Biblioteca na Assembleia. Segundo Péricles, o ideal seria construir ou reformar um espaço dentro da Casa para que os títulos que a Assembleia  possui sejam  levados para lá e toda a população e também os funcionários tenham acesso ao acervo. Ele disse que o presidente da Casa, o deputado Ademar Traiano é favorável a essa mudança.  Outra proposta do presidente da Comissão, Péricles de Mello, foi diversificar a programação da  TV Sinal, dando mais espaço para a Cultura no veículo oficial do Legislativo.     Péricles também sugeriu que o Paraná tenha um programa chamado   ICMS Cultural. Municípios que tiverem algum projeto voltado à cultura,  ganham benefícios no pagamento de impostos, como ISS, por exemplo. Se o município preserva algum  patrimônio cultural, já teria direito ao desconto. E lembrou que  uma emenda parlamentar, que já foi vetada uma vez, mas que a partir de agora pode voltar a valer, deve incentivar empresários paranaenses a destinarem recursos para a lei Rouanet de incentivo a Cultura. Premiando inclusive os empresários, que participarem.(sonora)Péricles conta que essa proposta foi implantada em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, com sucesso. Ele quer desmistificar o conceito de cultura aliado apenas à diversão. Para a deputada Mara Lima, do PSDB, todas as sugestões são bem vindas e ela acredita que uma boa divulgação deve ajudar as ideias a saírem do papel.(sonora)  Além de Péricles e  de Mara Lima, também participaram desta reunião os deputados Chico Brasileiro, do PSD, e  Gilson de Souza, do PSC. De Curitiba, Cláudia Ribeiro. 

Ver mais detalhes
15/06/2015 20:36

Gaiteira paranaense se apresenta para deputados

Gaiteira paranaense se apresenta no plenário da Assembleia Legislativa. Hoje é segunda-feira, 15 de junho de 2015.Começa com Sobe som O clássico de Carlos Gardel  vem da gaita ou acordeon, como é mais conhecido o instrumento,   tocado por Maryanne Francescon, de  19 anos.  Ela passou boa parte da tarde desta segunda-feira na Assembleia Legislativa do Paraná. Primeiro visitando o presidente Ademar Traiano. Depois foi a convidada do próprio Traiano para fazer uma apresentação no plenário para os deputados. Uma experiência inusitada, ela confessou, mas que  também gostou muito.(sonora) E Mariany não decepcionou. Tocou três músicas:  Dias de chuva, de um professor de gaita, Pomodoro, uma música italiana e a terceira: Milonga para as Missões, clássico gaúcho.  A gaiteira é paranaense de Medianeira. E toca desde os oito anos de idade.  Nestes 11 anos de carreira, se tornou a primeira campeã mundial de acordeon do Brasil,  em um concurso nos  EUA, em 2012,  e aqui dentro é penta campeã na modalidade, além de ter oito títulos paranaenses.  A  apresentação na Assembleia acontece alguns dias antes de Mariany fazer um show no MASP, o Museu de Arte de São Paulo, com uma orquestra formada só por mulheres.  Ansiosa, ela conta que o instrumento pesa seis quilos, mas que não se incomoda, porque a vontade de tocar é maior.   Por ser tão peado,  não é tão comum que  mulheres se interessem pelo acordeon. Mas Mariany diz que preferiu o instrumento ao violão, logo que passou a frequentar o Centro de Tradições Gaúchas de Medianeira,  com o pai, que era o presidente.(sonora)  Para o presidente Ademar Traiano, a presença de Mariany na Assembleia é uma forma de promover a música regional.(sonora)(Sobe mais um som) De Curitiba, Cláudia Ribeiro. 

Ver mais detalhes
15/06/2015 20:34

Projeto de reajuste dos servidores do Estado recebe emendas e volta para CCJ

Projeto de reajuste dos servidores do Poder Executivo recebe emendas e volta para a CCJ. Hoje é segunda-feira, 15 de junho de 2015.     O projeto de reajuste salarial dos servidores estaduais recebeu duas emendas apresentadas pela oposição na tarde desta segunda-feira, na Assembleia Legislativa do Paraná.  Uma delas pede o reajuste de  8,17%  em parcela única para este mês e  também prevê que ele seja pago aos servidores do ParanáEducação e aos das APAEs.  A outra pede apenas o reajuste para as APAES.  O projeto voltou para a CCJ, a Comissão de Constituição e Justiça da Casa, que vai avaliar  se aprova ou rejeita estas emendas. A reunião da CCJ acontece no começo da tarde desta terça-feira.  Na semana passada, o projeto tinha sido aprovado em primeira discussão pelos deputados, depois de terem firmado um acordo para a aprovação de um reajuste de 3,45% em outubro deste ano e um planejamento de reposição para os próximos três anos, inclusive com ganho de um ponto percentual sobre a inflação, além do valor medido pelo IPCA, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo.  Mas o deputado Requião Filho disse que não participou do acordo e que o projeto tem erros.(sonora) O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano, do PSDB, que pretendia aprovar o projeto nesta semana, disse que lamenta  a apresentação das emendas já que havia um acordo  entre os deputados, inclusive da bancada da oposição, que tinha  apoiado a proposta anterior.(sonora)De Curitiba, Cláudia Ribeiro. 

Ver mais detalhes
15/06/2015 20:32

Comissão de Defesa do Consumidor se reúne, vota projeto e avalia outras quatro propostas

   Comissão de Defesa do Consumidor se reúne, aprova um relatório e distribui quatro projetos para análise dos integrantes. Hoje é segunda-feira, 15 de junho de 2015. Na reunião da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa desta segunda-feira, um projeto recebeu parecer favorável do relator, o deputado Paulo Litro, do PSDB.  O projeto, que foi apresentado pelo deputado Luiz Cláudio Romanelli, do PMDB, prevê que cada estabelecimento comercial seja obrigado a ter um livro de reclamação aberto. Segundo o presidente da Comissão, o deputado Requião Filho, do PMDB,  o conteúdo é importante, já que pode beneficiar principalmente aos consumidores dos pequenos municípios, onde o acesso à internet é mais restrito.(sonora)Outros quatro projetos foram distribuídos entre os integrantes da Comissão. A  próxima reunião deve acontecer  em quinze dias.  Fazem parte da Comissão de Defesa do Consumidor também os deputados, Cristina Silvestri, do PPS, Paranhos, do PSC, Chico Brasileiro, do PSD, Felipe Francischini, do Solidariedade e Péricles de mello, do PT. De Curitiba, Cláudia Ribeiro. 

Ver mais detalhes
15/06/2015 19:35

Guto Silva defende venda de excedente de energia solar a concessionárias no Paraná

A bancada do PSC na Assembleia apresentou um projeto de lei que possibilite aos paranaenses que utilizam energias renováveis, como a solar ou a eólica, a venda do excedente que é produzido para as concessionárias que operam no estado.//O texto prevê que a compensação seja feita com o fornecimento de energia elétrica, que pode ser utilizada pelos consumidores domésticos ou comerciais da forma que eles acharem melhor.//O principal objetivo do projeto, de acordo com o deputado Guto Silva, do PSC, um dos que assinam a matéria, é incentivar o uso de energias limpas e renováveis no estado.//SONORA GUTO SILVAO projeto já foi apresentado e lido em plenário pelo deputado Ademar Traiano, presidente da Assembleia Legislativa.//Ele segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça da Casa antes de ser analisada pelas comissões temáticas e votado em plenário.//

Ver mais detalhes
15/06/2015 19:34

Pedido de vista adia votação do Plano Estadual de Educação pela Comissão de Educação

A Comissão de Educação da Assembleia se reuniu no início da tarde desta segunda-feira para discutir o relatório do Plano Estadual de Educação e as emendas ao texto acatadas pelo relator, deputado Tião Medeiros, do PTB.//Já o deputado Professor Lemos, do PT, pediu vista ao relatório, alegando que o horário da reunião, pouco antes do início da sessão plenária, não possibilita uma discussão adequada a um projeto tão importante.//Desta forma a votação das seis emendas anexadas ao texto, que chegou à Assembleia como mensagem do Poder Executivo, vai acontecer apenas na manhã desta terça-feira, a tempo para que o projeto, em regime de urgência, volte a ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça da Casa.//A CCJ vai então votar as emendas que forem aprovadas pela Comissão de Educação e só após isso ele deverá seguir às outras comissões, como a de Finanças e de Cultura, antes de entrar na Ordem do Dia no plenário.//É o que explica o presidente da Comissão de Educação, deputado Hussein Bakri, do PSC.SONORA HUSSEIN BAKRIDe acordo com o deputado Tião Medeiros mais de cem emendas de deputados e de entidades foram analisadas para a elaboração do relatório.//SONORA TIÃO MEDEIROSO deputado petista Professor Lemos falou do pedido de vista ao relatório da Comissão de Educação e da expectativa com o trâmite do projeto.//SONORA PROFESSOR LEMOSO Plano Estadual de Educação é um conjunto de metas e estratégias que deve nortear o ensino paranaense nos próximos dez anos.//A base para a elaboração do projeto foi o Plano Nacional de Educação que definiu a data de 26 de junho como limite para que todos os executivos do país, inclusive as prefeituras, sancionassem leis com suas metas para a educação.Ainda na manhã de segunda-feira uma audiência pública reuniu representantes da Secretaria da Educação e suas superintendências, estudantes, professores, sindicatos e segmentos religiosos que debateram temas que devem constar no texto final do plano estadual.//

Ver mais detalhes
15/06/2015 19:29

Resumo da sessão 15.06.2015

A sessão desta segunda-feira reuniu os deputados para a análise de nove projetos de lei. A votação mais esperada era do projeto do Poder Executivo que reajusta o salário dos servidores públicos do estado. Depois de muita discussão e divergências, o projeto que estava em segunda discussão, será reencaminhado à Comissão de Constituição e Justiça por ter recebido duas emendas: uma da bancada da oposição e outra de mais quatro parlamentares.Os demais projetos receberam parecer favorável. Entre eles, em primeira discussão, projeto do deputado Evandro Araújo, que concede título de utilidade pública ao Instituto Cultural Ingá, com sede e foro no município de Maringá. O objetivo é ressaltar a importância do Instituto sem fins lucrativos, que contribui para a promoção da dignidade humana, preservando e recuperando o patrimônio cultural paranaense.Outro projeto aprovado estava em redação final, e teve apenas votação simbólica, é do deputado Alexandre Curi, e declara de utilidade pública a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Prado Ferreira.A sessão plenária desta terça-feira está marcada para as 14h30.

Ver mais detalhes
15/06/2015 11:26

No "Fala Presidente" de hoje, o presidente Ademar Traiano destaca a vinda do secretário da Fazenda à ALEP

Ouça  o "Fala Presidente" desta semana.O presidente da Assembleia,  Ademar Traian,  destca, entre outros assuntos, a vinda do secretário estadual da Fazenda ao Legislativo. 

Ver mais detalhes
12/06/2015 18:09

Relator do Plano Estadual de Educação na Comissão de Educação da ALEP intensifica trabalho

 Relator do Plano Estadual de Educação,  na Comissão de Educação, intensifica trabalho para apresentar o parecer na segunda-feira. Hoje é sexta-feira, 12 de junho de 2015.      O trabalho é grande e de muita responsabilidade, afinal, o Plano Estadual de Educação vai ditar as regras a serem seguidas  por superintendentes, diretores,   professores,  alunos .. nos próximos dez anos.  É por isso que o relator do Plano na Comissão de Educação, deputado Tião Medeiros, do PTB, está se dedicando ao máximo à elaboração das emendas e nas alterações que tem feito no texto. Uma delas foi acatar uma emenda da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia, presidida pelo deputado rasca Rodrigues, do PV. Ela prevê a inclusão  da  Educação sócio-ambiental no Plano, que tem o  objetivo de despertar e alertar o setor da  Educação do Estado para a conscientização e para as políticas  voltadas à questão ambiental.  Para Tião Medeiros, atitudes de fundamental importância para a construção de uma sociedade mais preocupada com o meio ambiente.  Já sugestões, foram  120, vindas de vários segmentos da sociedade, entre eles, Ministério público e sindicatos da área da educação. E vão, desde  correções ortográficas no texto do Plano, até melhorias que possam  assegurar por exemplo,  a proteção étnico-racial, que o parlamentar concorda: foi pouco  abordada no texto, que veio do Governo. E que ele garantiu: vai absorver.(sonora)    Na segunda-feira, acontece mais uma audiência pública pela manhã, onde parlamentares,  representantes da Secretaria Estadual da Educação, da APP-Sindicato e de movimentos sociais ligados à Educação, vão  debater as questões sobre o financiamento da Educação Básica e do Ensino Superior, e da promoção da igualdade racial, de gênero e de orientação sexual contidos no projeto.  No começo da tarde,  a Comissão de Educação volta a se reunir para conhecer o relatório.  Se ele for aprovado, vai para a CCJ, a Comissão de Constituição e Justiça, onde já tinha recebido outras emendas.  Mas agora os deputados que compõem a Comissão  precisam  aprovar a constitucionalidade das emendas do relatório de Tião Medeiros.  E se forem aprovadas, ele vai a plenário para ser finalmente votado.   Para Tião Medeiros, ter sido escolhido relator do Plano representa um desafio. Um bom desafio. (sonora)De Curitiba, Cláudia Ribeiro. 

Ver mais detalhes
12/06/2015 17:53

Confira aqui o que foi notícia nesta semana na Assembleia

Nesta edição dos destaques da semana na Assembleia, confira: Assembleia aprova em primeira discussão o projeto de reajuste dos servidores do Poder Executivo; Comissão de Educação promove na segunda-feira, às nove da manhã, mais uma audiência pública para discutir o Plano Estadual de Educação; Assembleia firma acordo de cooperação com o Instituto Federal do Paraná (IFPR) para a transmissão de preparatórias do ENEM pela TV Sinal.

Ver mais detalhes
11/06/2015 17:41

Assembleia aprova projeto que institui a semana de Valorização das Pessoas com Câncer

Um projeto de lei do deputado Anibelli Neto, do PMDB, para conscientizar os paranaenses sobre os cuidados e a prevenção do câncer foi aprovado nesta quarta-feira na Assembleia Legislativa.//A proposta do parlamentar é criar uma semana inteira todos os anos, em novembro, destinada a campanhas e atividades que lembrem a população sobre o tratamento dos vários tipos de câncer e as formas de se proteger deles.//Neste período, que coincide com o Dia Nacional de Combate ao Câncer, em 27 de novembro, a Assembleia vai promover palestras e atividades com médicos, especialistas e portadores da doença.//O texto sugere ainda que o Poder Executivo participe, com eventos, campanhas e aulas, além da inclusão da semana no Calendário Oficial de Eventos do Estado.//Para Anibelli o mais importante é ajudar a reintegrar milhares de pessoas que hoje sofrem com o câncer.//SONORA ANIBELLI NETOO projeto do deputado Anibelli Neto foi aprovado em primeira discussão e deve passar por pelo menos mais uma votação antes de ser enviado para a sanção do governador Beto Richa.//

Ver mais detalhes
11/06/2015 16:56

Acompanhe aqui o trabalho dos deputados além do plenário

Servidores da Assembleia Legislativa responsáveis  à elaboração  e a tramitação de projetos de lei na Casa participam de workshop sobre Técnica Legislativa. Hoje é quinta-feira, 11 de junho de 2015.  A Iniciativa de fazer um workshop foi da Diretoria de Assistência ao Plenário, com apoio da Comissão de Constituição e Justiça.  o evento teve  uma palestra da advogada e funcionária da DAP, Taís Serafim. Ela falou  sobre as normas gramaticais e formais adotadas nos diversos níveis do Poder Legislativo para   uniformizar toda a documentação produzida.  O objetivo é dar mais  clareza e agilidade na tramitação desse material, principalmente dos projetos de lei.O trabalho  faz parte da politica de racionalização e agilização do processo legislativo adotada pela atual administração da Assembleia.Bernardo Carli vai a audiência no BRDE.O deputado Bernardo Carli, do PSDB,  participou nesta quarta-feira,  de uma audiência com o diretor de Operações do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, o BRDE, Wilson Quinteiro, para conhecer em detalhes as linhas de crédito da instituição que podem beneficiar as indústrias da região Centro-Sul do Paraná.  É que o parlamentar, que é de Guarapuava, quer promover o desenvolvimento regional por meio de incentivos fiscais ao setor da indústria. Assim,  surgem vagas de emprego, feração de renda e aquecimento da economia. Carli lembrou que a mesorregião Centro-Sul tem um dos menores IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) do estado  E estimulando o desenvolvimento econômico e social na região vai ser possível reduzir as  diferenças socioeconômicas regionais.   A missão do  BRDE é promover e liderar ações de fomento ao desenvolvimento econômico e social, apoiando iniciativas governamentais e privadas através de planejamento, apoio técnico e institucional e liberando crédito a longo prazo.   CPI dos Caixas Eletrônicos quer ouvir representantes do Exército e da Febraban. Os integrantes  da CPI dos Caixas Eletrônicos da Assembleia Legislativa aprovaram nesta semana um requerimento convocando o Exército e a Federação Brasileira de Bancos, a Febraban. Segundo o deputado Felipe Francischini, do Solidariedade, que é o  presidente da CPI, a intenção é ouvir destas instituições o que elas estão fazendo para inibir ou prevenir os casos de explosões de caixas eletrônicos.  A Secretaria de Estado de Segurança Pública já repassou à comissão dados referentes aos ataques contra caixas em todo o Paraná e informou que foi criada   uma força-tarefa para reduzir a incidência desses ataques. O Tribunal de Justiça do Estado  também foi procurado pela comissão com um pedido de criação de uma Vara Especializada no Combate ao Crime Organizado. Para Felipe Francischini, é preciso ouvir  o Exército, que é o responsável pela venda dos explosivos, e a  Febraban para saber que medidas preventivas estão sendo tomadas pelos bancos para inibir os atos criminosos. Também integram a CPI,  os deputados Missionário Ricardo Arruda (PSC), Artagão Junior (PMDB), Rasca Rodrigues (PV), Francisco Bührer (PSDB), Professor Lemos (PT) e Guto Silva (PSC), que é relator da comissão.De Curitiba, Cláudia Ribeiro. 

Ver mais detalhes
10/06/2015 19:33

Assembleia aprova em primeira votação a reposição dos salários do Executivo

Foi aprovado em primeira discussão na sessão plenária desta quarta-feira na Assembleia o projeto de lei que prevê a reposição salarial de 270 mil funcionários do Poder Executivo do Paraná.//A matéria, que recebeu voto positivo de 30 deputados e 16 contrários, volta agora para a segunda votação na segunda-feira.//O projeto prevê o adiantamento da data base do funcionalismo de primeiro de maio para primeiro de janeiro em 2016 e 2017, além do pagamento em parcela única de 3,45% sobre os salários, referentes à inflação dos meses de maio a novembro de 2014.//O texto, um substitutivo geral da primeira proposta enviada à Assembleia, estabelece que ainda em 2017 a data base do funcionalismo retorne ao dia primeiro de maio com o pagamento de um ponto percentual de aumento real sobre os salários como forma de compensação de cinco meses de 2014.//Para o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano, a aprovação do projeto sela um acordo entre os parlamentares do governo e da oposição na elaboração de uma alternativa à primeira proposta.//SONORA ADEMAR TRAIANOO líder do Governo na Assembleia, deputado Luiz Cláudio Romanelli, do PMDB, o projeto compensa as perdas dos salários com a inflação nos próximos três anos.//SONORA LUIZ CLÁUDIO ROMANELLIDe acordo com o líder da oposição, deputado Tadeu Veneri, do PT, o projeto não atende as reivindicações dos servidores, que cobravam reposição de 8,17% para cobrir a inflação de 2014 em parcela única.//Mesmo assim ele afirmou que a oposição não deve apresentar emendas ao projeto na segunda votação.//SONORA TADEU VENERIA matéria volta agora para o plenário da Assembleia Legislativa na sessão plenária da próxima segunda-feira.//

Ver mais detalhes
Mostrando 3341 a 3360 de 6227 podcasts