RÁDIOS
Confira o resumo dos debates legislativos, entrevistas com deputados e análises políticas em formato de áudio.
Resumo da Sessão Plenária 24.06.2015
Na sessão desta quarta-feira nove projetos foram aprovados pelos parlamentares. Um deles é do deputado Tercílio Turini, que institui o Dia Estadual de Higienização das mãos, que deve ser comemorado anualmente no dia 05 de maio. A data já foi instituída pela Organização Mundial de Saúde e neste dia o tema deve ter maior visibilidade por meio de ações realizadas pela Secretaria Estadual de Saúde. Dados mostram que com a higienização correta e frequente das mãos, é possível reduzir em até 40% a incidência de diarreia, que é uma das dez doenças mais comuns decorrentes da falta de higiene. As outras são infecções estomacais, respiratórias, gripes, resfriados, doenças de pele, espinhas, dor de garganta, infecções no ouvido e erupções de pele.Em redação final, foi aprovado o projeto do deputado Ademar Traiano, que concede o título de utilidade pública ao Instituto de Saúde de Ampére, com sede e foro no município de Ampére. O instituto de caráter filantrópico oferece assistência médica hospitalar, ambulatorial e outras prestações de serviços à saúde da população.Também em redação final, os deputados aprovaram o projeto do deputado Nereu Moura, que declara de utilidade pública o Lar São Vicente de Paulo, com sede no município de Santa Bárbara de Itararé e foro no município de Wenceslau Braz. A entidade foi fundada em 1984 e abriga pessoas idosas, de ambos os sexos, sem condições de saúde física e mental.A próxima sessão plenária está marcada para a segunda-feira.
Ver mais detalhesDeputados aprovam requerimento com Moção de Repúdio contra Presidente da Venezuela
Por 23 votos a 11 foi aprovado o requerimento do deputado Felipe Francischini, do Solidariedade, que apresentava uma Moção de Repúdio contra o Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro por ter, segundo o texto do requerimento, ter praticado atos antidemocráticos e por se recusar a fornecer necessários meios de segurança aos representantes da República Federativa do Brasil, que encontravam-se em missão humanitária na Venezuela, o que teria impedido que uma comitiva formada por senadores brasileiros visitasse os presos políticos contrários ao Governo de Maduro. O requerimento causou polêmica na sessão desta quarta-feira entre os deputados. Pedro Lupion, do Democratas, votou favorável, porque, para ele, as autoridades venezuelanas não queriam que os senadores cumprissem a missão.(sonora)Para o deputado Rasca Rodrigues, do PV, aprovar o requerimento significaria criar um problema diplomático entre os dois países. E sugeriu apenas fazer um ato de desagravo aos senadores brasileiros.(sonora) O deputado Tadeu Venéri, Líder da Oposição, concordou com Rasca. Já Bernardo Carli, do PSDB, disse que a atitude do Governo venezuelano com a comitiva dos senadores foi inaceitável. O autor do requerimento, Felipe Francischini, afirmou que respeita a opinião dos parlamentares, mas que não retiraria nem modificaria o texto.(sonora) Na semana passada, os senadores Aécio Neves (PSDB-MG), Ronaldo Caiado (DEM-GO) e Aloysio Nunes (PSDB-SP), viajaram até a Venezuela com o objetivo de ver de perto a situação dos presos políticos venezuelanos, que são contrários ao Governo de Nicolás Maduro, mas o grupo não conseguiu sair da região do aeroporto em um primeiro momento sob a alegação de que um prisioneiro vindo da Colômbia estaria sendo transportado e em seguida, foi dito aos senadores que um acidente de trânsito teria “trancado” o acesso. De Curitiba, Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesDeputados do Oeste discutem ações de incentivo ao 2º Congresso Latino-Americano de Microempresas
Os deputados com base eleitoral na região Oeste do Paraná se reuniram na Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira para debater, junto com o presidente da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Cascavel, Jorge Luiz dos Santos, ações de incentivo ao Segundo Congresso Latino-Americano de Microempresas.//O evento, que acontece em Cascavel nos dias 24 e 25 de setembro, vai levar à cidade empresários e lideranças de países de todo o continente, além de Portugal e Espanha, que já participaram do congresso no ano passado em Lima, no Peru.//Durante os dois dias diversas mesas de debate vão procurar meios de desenvolver as micros e pequenas empresas de uma maneira integrada propondo, por exemplo, a desburocratização de linhas de crédito.//É o que explica o presidente da AMIC, Jorge Luiz dos Santos.//SONORA JORGE LUIZ DOS SANTOSO deputado Rubens Bueno, do PDT, foi quem recebeu a solicitação da AMIC para promover o encontro.//Segundo ele, a Assembleia pode intermediar ações do Governo do Estado para promover o congresso e participar do evento com a Agência de Fomento, e as empresas Copel e Sanepar.//SONORA ANDRE BUENOParticiparam do encontro ainda os deputados Paranhos, do PSC, Adelino Ribeiro, do PSL, Marcio Pacheco, do PPL, Ademir Bier, do PMDB, Professor Lemos, do PT, e Chico Brasileiro, do PSD.//
Ver mais detalhesBloco da Agricultura Familiar discute quedas de energia elétrica aos pequenos municípios
O Bloco Parlamentar da Agricultura Familiar debateu na manhã desta terça-feira no plenarinho da Assembleia Legislativa as quedas de energia que causam prejuízos aos pequenos produtores rurais no Paraná.//O encontro, proposto pelo presidente do grupo, o deputado Anibelli Neto, do PMDB, reuniu prefeitos e representantes da Copel, entre eles o superintendente de engenharia da operação e manutenção da empresa, Péricles José Neri.//O deputado Nelson Luersen, do PDT, também participou do debate.//Anibelli explicou que foi procurado por prefeitos e produtores, principalmente de fumo, aves e suínos, que reclamavam de constantes quedas de energia em seus municípios.//De acordo com os relatos feitos ao deputado os prejuízos são grandes e muitas vezes representam o lucro do ano inteiro.//SONORA ANIBELLI NETOSegundo o prefeito de Paulo Frontin, Jamil Pech, as quedas constantes de energia elétrica causam transtornos para os produtores de fumo e de leite do município da região sul do estado.//Ele foi um dos prefeitos que encaminhou abaixo-assinados ao deputado Anibelli Neto e para o Ministério Público pedindo providências//SONORA JAMIL PECHO superintendente de engenharia da operação da Copel, Péricles José Neri, explicou que a empresa está trabalhando em um programa de distribuição de energia aos municípios para os próximos três anos.//De acordo com ele, a prioridade é criar uma superintendência específica para o assunto e alavancar o fornecimento para o interior.//
Ver mais detalhesPresidente da Assembleia atende a reivindicação histórica de servidores efetivos
Já fazia quase trinta anos que os servidores efetivos da Assembleia Legislativa do Paraná esperavam pela notícia anunciada na tarde desta terça-feira pelo presidente Ademar Traiano. A progressão funcional de carreira, o chamado adicional por tempo de serviço. A profissionalização dos funcionários e a valorização. Uma das bandeiras da gestão de Traiano.(sonora)Os funcionários efetivos acompanharam ali no plenário o anúncio. Eles foram convidados pelo presidente para participarem desse momento. Maria Joaquina de Paula, a Kika, como é conhecida, estava entre eles. Ela vai ser uma das beneficiadas com a medida. Ela é funcionária da Assembleia há 29 anos. Atua na Diretoria de Assistência ao Plenário. Para Kika, a progressão representa o reconhecimento pelo tempo de serviço prestado na Casa.(sonora) Em 26 anos de Casa, a coordenadora de Autografia, Giana carneiro da Silva, conta que essa foi uma das melhores notícias que já recebeu. Ela se emocionou e disse que tem orgulho de fazer parte do quadro de funcionários da Assembleia neste momento.(sonora)Com a progressão, os funcionários, a maior parte, com mais de 20 anos de carreira, receberão as gratificações que nunca tiveram ao longo do tempo. Se isso tivesse acontecido, eles teriam que, a cada dois anos, receber um valor a mais como uma promoção. O impacto na folha de pagamento vai ser de R$ 900 mil reais por mês. São 386 servidores efetivos, que estão trabalhando atualmente. As promoções são por tempo de serviço, merecimento e também pelos títulos, cursos de especialização que eles fizeram no período em que trabalharam. Para avaliar a situação dos funcionários foram formadas comissões, que tiveram o apoio da Diretoria de Pessoal. Tudo para garantir uma aposentadoria justa aos servidores. Com a regularização, muitos destes servidores devem se aposentar, o que não faziam em função do valor que ganhavam. Com isso, o próximo passo será a elaboração de um concurso para preencher essas vagas, afirmou o presidente Traiano aos jornalistas.(sonora)De Curitiba, Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesResumo da Sessão Plenária 23.06.2015
Na sessão desta terça-feira os deputados aprovaram em redação final, o Plano Estadual de Educação e mais sete projetos de lei. Entre eles, do deputado Marcio Nunes, a matéria que denomina o trecho da PR 496, entre os municípios de Pérola e Altônia, de Rodovia Prefeito Gentil Scalco. Ele foi um dos grandes administradores de Pérola, iniciando as obras do Hospital Municipal, Rodoviária e o Centro de Convivência.Também aprovado, mas em terceira discussão, projeto do deputado Guto Silva, que concede o título de utilidade pública à Associação Lima Protetora dos Animais de Pato Branco. A instituição conta com mais de 200 animais entre cachorros, gatos, cavalos e macacos, realizando diariamente a limpeza de canis, alimentação, remédios, banhos e principalmente o carinho aos animais.Em primeira discussão os parlamentares aprovaram o projeto do deputado Chico Brasileiro, que concede título de utilidade pública à Associação Internacional para Expansão da Conscienciologia, com sede e foro no município de Foz do Iguaçu. A instituição trabalha com a promoção da responsabilidade de cada indivíduo com sua própria evolução e também a evolução de toda sociedade, assim como a proteção e conservação do meio ambiente.A sessão desta quarta-feira está marcada para as 13h30 e poderá ser acompanhada ao vivo pela TV Sinal.
Ver mais detalhesExposição Prata da Casa traz para Assembleia trabalhos de servidores do Legislativo
A jornalista Dalie Fellberg trabalha na Assembleia Legislativa do Paraná há mais de cinco anos. Já passou pela presidência, auxiliando no plenário e atualmente, no setor de divulgação. Mas poucos colegas sabiam que ela também era fotógrafa profissional. Só descobriram mais esse talento na manhã desta terça-feira, quando Dálie expôs quatro fotos do acervo pessoal no Espaço Cultural da Casa.(sonora) A exposição faz parte do projeto “Prata da Casa”, uma iniciativa do Presidente Ademar Traiano, que, logo que assumiu o posto, se comprometeu em valorizar os servidores, que ajudam a construir a história do Legislativo Estadual. E os funcionários não decepcionaram. Traiano ficou impressionado e orgulhoso com os trabalhos da exposição. Ele acredita que ainda existem muitos outros talentos entre os servidores, que precisam ser descobertos.(sonora) Nesta primeira mostra do Prata da casa, o público que frequenta a Assembleia Legislativa vai poder conhecer os trabalhos de cinco servidores: Além de Dálie, as fotografias de Nani Goes e Bruno Zotto, uma mostra da habilidade da calígrafa Maeve Barbalho, responsável por desenhar as letras que estão em todos os diplomas e trabalhos artísticos da Casa e os quadros em óleo sobre tela e acrílico de Priscilla Malheiros, que faz parte da equipe do Cerimonial da Assembleia. Priscilla pinta desde os 12 anos de idade. (sobe som) Esta não é a primeira exposição que o fotojornalista da Primeira Secretaria Bruno Zotto faz. Mas para ele, é a oportunidade de mostrar o outro lado da sua produção. (sonora)Nani Goes, fotógrafo oficial da Presidência da Assembleia, fez carreira como repórter fotográfico, passando por grandes veículos de comunicação. Nesse tempo, reuniu uma produção considerável. Para a mostra, trouxe mais que fotografias. Trouxe um pouco de história também. Registros da construção da mais famosa parte do Museu Oscar Niemeyer, o Olho,.(sonora)A exposição Prata da Casa fica no espaço Cultural da Assembleia Legislativa até o dia 2 de julho e faz parte do projeto “Cultura na Assembleia”, uma maneira de incentivar e promover a arte e a cultura paranaenses. De Curitiba, Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesAssembleia aprova com emendas o Plano Estadual de Educação
A Assembleia aprovou nesta segunda-feira, em segunda e terceira votações, o Plano Estadual da Educação, um conjunto de 20 metas e mais de 300 estratégias para o ensino paranaense nos próximos dez anos.//O texto foi debatido no plenário com a inclusão de nove emendas e a derrubada de outras 48.//A discussão da matéria começou no início da tarde na Comissão de Constituição e Justiça da Casa, que discutiu um conjunto de 66 emendas feitas ao texto na quarta-feira da semana passada, mais 13 das Comissões de Cultura e Educação.//A relatora do projeto na CCJ, Cláudia Pereira, do PSC, pediu a retirada de dez emendas que não haviam recebido assinaturas suficientes para prosseguirem na comissão.//Mas ela considerou em seu relatório que o restante das emendas seguisse para o plenário.//SONORA CLÁUDIA PEREIRANo plenário a discussão se deu principalmente em torno das emendas que consideravam questões sobre gênero.//O deputado Gilson de Souza, do PSC, líder dos evangélicos e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Vida, comemorou a derrubada dos pontos que faziam referência a gênero comum.//Ele afirmou, no entanto, que a bancada apoia o combate a qualquer discriminação nas escolas.//SONORA GILSON DE SOUZAO líder do Governo na Assembleia, deputado Luiz Cláudio Romanelli, definiu o texto aprovado como muito positivo e fruto de uma ampla discussão entre a sociedade com a Secretaria de Estado da Educação.//Para ele, a discussão sobre gênero no texto foi contornada e não afeta os pontos principais do plano.//SONORA LUIZ CLÁUDIO ROMANELLIO deputado Professor Lemos, do PT, membro titular da Comissão de Educação da Assembleia, criticou a retirada de emendas que estabeleciam pontos que a oposição considerava importantes no debate.//Ele exemplificou um destes pontos, a emenda que estabelecia a aplicação de 35% do orçamento do Estado na educação pública.//SONORA PROFESSOR LEMOSO Plano Estadual de Educação volta ao plenário da Assembleia na sessão desta terça-feira para votação da redação final do texto.//Se for aprovado ele segue para a sanção do governador Beto Richa.//
Ver mais detalhesDeputados aprovam projeto de reajsute dos servidores do Poder Executivo
A Assembleia Legislativa aprovou nesta segunda-feira, em segunda e terceira discussões e redação final, em sessão normal e três extraordinárias , o projeto de reajuste dos salários dos servidores do Poder Executivo. As emendas da oposição que haviam sido rejeitadas na CCJ , a Comissão de Constituição e Justiça, voltaram a ser discutidas, depois que os deputados apresentaram um recurso ao Plenário. Mas a maioria dos parlamentares votou contrária. E as duas emendas que pediam reajuste de 8,17% de forma integral e que o reajuste se estendesse para servidores das Apaes e da ParanáEducação foram derrubadas. O projeto aprovado reajusta os salários dos servidores públicos estaduais em 3,45% no mês de outubro em parcela única e a reposição de 8,5% em média, no mês de janeiro, do ano que vem que repõe os meses de maio a dezembro , de acordo com o IPCA, índice oficial que mede a inflação no país. Pelo projeto, as perdas inflacionárias de 2016 vão ser pagas em janeiro de 2017 quando os servidores recebem um adicional de 1%. Depois disso, a data-base volta para o mês de maio com a reposição do IPCA de janeiro a abril de 2017. O projeto defendido pelo Governo e pela maioria dos deputados, foi elaborado a partir de um amplo debate com todos os parlamentares e com os sindicatos que representam os servidores. Mas, segundo os governistas, deputados da oposição voltaram atrás no acordo firmado. O deputado Tadeu Venéri, do PT, que defende a posição de que o Estado tinha dinheiro para pagar o reajuste total dos servidores, disse que já esperava a derrota, e que ela faz parte da democracia.(sonora)O líder do Governo, Luiz Cláudio Romanelli, do PMDB, classificou as emendas da oposição demagógicas, já que os deputados não podem legislar quando se trata de impacto orçamentário, mas afirmou que cumpriu o compromisso firmado no acordo com os servidores.(sonora)Agora a proposta vai ser encaminhada para a sanção do governador Beto Richa. De Curitiba, Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesConselho Estadual do Turismo é instalado no Paraná
Uma audiência pública na manhã desta segunda-feira debateu no plenarinho da Assembleia os entraves ao turismo no Paraná e as formas de fazer crescer setor no estado.//Durante o encontro foi instalado oficialmente o Conselho Estadual de Turismo.//A discussão foi promovido pela Comissão de Turismo da Câmara Federal de Brasília, presidida pelo deputado federal Alex Mamente, do PPS de São Paulo, e reuniu representantes da Secretaria de Estado do Turismo e de instituições privadas.//A Comissão de Turismo da Assembleia apoiou a iniciativa do debate e o presidente do grupo, deputado Chico Brasileiro, do PSD, falou sobre a criação do Conselho Estadual de Turismo.//SONORA CHICO BRASILEIROO secretário estadual do Turismo, Douglas Fabrício, cobrou um investimento maior para o setor.//Ele destacou cortes no orçamento federal que reduziram drasticamente o repasse de recursos para os estados.//SONORA DOUGLAS FABRÍCIOO encontro contou ainda com a participação do deputado Federal paranaense Rubens Bueno, do PPS.//
Ver mais detalhesAssembleia faz homenagem a profissionais do SIATE, que completa 35 anos
Os 25 anos do SIATE, Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência, foram lembrados na sessão desta segunda-feira da Assembleia legislativa do Paraná, com uma homenagem a profissionais que fazem ou que já fizeram parte da instituição. Eles receberam menções honrosas pelo trabalho. O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano fez questão de agradecer pelos serviços prestados nesse tempo.(sonora) O serviço, que possui atualmente 113 ambulâncias, 26 médicos e 450 socorristas bombeiros, além de enfermeiros, funciona 24 horas por dia, Com atendimento de resgate e assistência às vítimas de trauma, principalmente as de acidentes de trânsito. Para utilizar o serviço, em Curitiba, basta usar o telefone 193, que em, no máximo 15 minutos, o Siate chega. A assistência médica é de graça e funciona tanto na capital como no interior, lá em parceria com o SAMU, o Serviço Médico de Urgência. Um dos primeiros médicos a atuarem no Siate, na década de 1990, Vinícius Augusto Filipak, disse na Tribuna da Casa, que o sucesso do serviço se deve principalmente à dedicação dos profissionais que trabalham no atendimento à população. Porque o socorro a uma vítima de trauma depende muito desse primeiro atendimento, o que aumenta a chance de sobrevivência do paciente e diminui o risco de sequelas. Para ele, toda a equipe do Siate considera o serviço mais que um emprego, uma missão. (sonora) O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Juceli Simiano Júnior, destacou que os socorristas são muito bem treinados para o trabalho. O que é de fundamental importância para que uma vida seja salva. São os socorristas os responsáveis pelos primeiros atendimentos que podem garantir a preservação da vida dos pacientes. Para ele, o reconhecimento traz ainda mais motivação para quem atua no Siate.(sonora) A iniciativa da homenagem foi dos deputados Ney Leprevost (PSD), Plauto Miró (DEM), Tercílio Turini (PPS) e Mauro Moraes (PSDB). De Curitiba, Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesNo "Fala Presidnte" de hoje o presidente Ademar Traiano adianta pra você as notícias da Assembleia
No centro das discussões, esta asemana, estão o Plano Estadual de EDucação e o projeto de reauste dos servdiroes do Executivo. De Curitiba, Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesAssembleia sedia audiência publica do Senado para debater projeto das terceirizações
A Assembleia Legislativa sediou nesta sexta-feira uma audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal para debater o projeto de lei que autoriza a terceirização nas atividades fim nas empresas, matéria que já passou na Câmara Federal e vai começar a ser discutido pelos senadores.//O encontro, que contou com a participação de sindicatos e entidades de trabalhadores, é também uma promoção da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia, presidida pelo deputado Tadeu Veneri, do PT.//O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, relator do Projeto na Comissão de Direitos Humanos no Senado, presidiu a audiência e falou da expectativa da derrubada do projeto com o texto que foi enviado pela Câmara.//De acordo com ele, estes debates vão acontecer em assembleias de todo país.//SONORA PAULO PAIMOs senadores paranaenses Gleisi Hoffman, do PT, e Roberto Requião, do PMDB, também participaram da audiência pública em manifestação contrária ao projeto de terceirização.//O deputado Tadeu Veneri falou da preocupação dos sindicatos e trabalhadores com as terceirizações no Brasil.//SONORA TADEU VENERIAinda neste mês o senador Paulo Paim pretende levar as audiências públicas às assembleias estaduais de Rio Grande dos Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e na região Nordeste depois do mês de julho.//Um encontro como este de sexta-feira na Assembleia do Paraná já aconteceu na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.//
Ver mais detalhesConfira aqui o que foi notícia nesta semana na Assembleia
Nesta edição dos destaques da semana na Assembleia: O projeto de reajuste dos servidores do Poder Executivo recebeu emendas na sessão plenária da segunda-feira (15) e voltou para a CCJ; o mesmo aconteceu com o Plano Estadual de Educação, que recebeu 66 emendas tanto individuais quanto da Comissão de Educação da Casa; secretário Mauro Ricardo Costa, da Fazenda, prestou balanço do quadrimestre das contas do Estado aos deputados; reforçamos a lembrança das aulas preparatória do ENEM pela TV Sinal.
Ver mais detalhesDiretoria de Assistência ao Plenário da Assembleia produz manual para aprimorar técnica legislativa
A forma de elaboração de um Projeto de Lei ou de uma Emenda não é uma tarefa simples. Principalmente no que se refere à técnica legislativa. E para melhorar e aprimorar cada vez mais essa técnica, a Diretoria de Assistência ao Plenário, em parceria com a Secretaria da Comissão de Constituição e Justiça, a CCJ, acaba de fazer um curso de elaboração de leis e confecção de emendas, além de apontar os erros mais comuns encontrados na produção legislativa da Casa. O curso foi direcionado aos servidores da Assembleia Legislativa. A boa técnica de redação dá clareza e entendimento aos textos, que depois de aprovados e sancionados, vão fazer parte do acervo de leis do Paraná. Daí a necessidade de um cuidado especial com a técnica na hora da elaboração da lei. Outras novidades são o uso de critérios técnicos de margens e espaçamentos, facilitando o despacho e a colocação de carimbos que caracterizam cada etapa do processo legislativo, além da introdução de regras quanto à utilização de cabeçalho uniforme em todo o material legislativo, podendo-se personalizar somente o rodapé dos documentos oficiais, assim como a indicação das fontes, que têm um tipo de letra e um tamanho específicos. E devem ser adotadas em todos os gabinetes e pela administração do Legislativo. O que representa uma economia de até 50% em tintas e tonner, de impressoras. além de facilitar a leitura. A Coordenadoria de Autografia da DAP produziu um Manual de Técnica Legislativa da Assembleia, utilizado no curso.De Curitiba, Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesAulas preparatórias para o Enem começam a ser transmitidas hoje (18) pela TV Sinal
Você está se preparando para o ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio? Então que tal acompanhar as aulas que a TV Sinal, a emissora oficial da Assembleia Legislativa, vai transmitir a partir desta quinta-feira, das sete às nove horas da noite? Basta sintonizar o canal 16 da Net. É de graça e com professores experientes do grupo Eureka. Eles gravam as aulas no estúdio de educação à distância do Instituto Federal do Paraná, o IFPR, que é parceiro no projeto. Segundo o deputado Ademar Traiano, presidente da Assembleia, o Poder Legislativo quer contribuir para que os estudantes que não podem pagar pelas aulas, tenham acesso ao conteúdo.(sonora)A aula inaugural é com o professor Marlus Geronasso, idealizador do programa Eureka. As matérias são Sociologia, Química e Artes. No site da Assembleia, o www.alep.pr.gov.br , tem um acesso para o Canal YouTube, onde as aulas também vão estar disponíveis. Também pelo site é possível saber em que canal aí na sua região você pode ver o conteúdo. É só acessar o link: "Sintonize a TV Sinal". Os alunos matriculados poderão também acompanhar as aulas ao vivo, via satélite, nas tele salas do IFPR.O curso disponibilizado pelo IFPR-Eureka utiliza como metodologia a resolução das questões das provas elaboradas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep, para o ENEM, a partir dos exames nacionais aplicados de 2010 até 2014. . Os conteúdos das aulas são relacionados a ciências da natureza, ciências humanas, linguagens, matemática e redação. O ENEM 2015, o teste de conhecimentos do Ministério da Educação, pode garantir uma vaga em instituições públicas ou privadas de ensino superior, e acontece nos dias 24 e 25 de outubro. De Curitiba, Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesGrupo de estudantes de Arquitetura visita a Assembleia e se impressiona
Grupo de estudantes de Arquitetura visita a Assembleia legislativa do Paraná para conhecer mais sobre a construção dos prédios. Hoje é quinta-feira, 18 de junho de 2015. Um grupo pequeno, mas com um enorme interesse em conhecer a Assembleia legislativa e a história arquitetônica da construção. Os estudantes do primeiro período do curso de Arquitetura e Urbanismo da UTFPR visitaram os prédios do Legislativo na manhã desta quinta-feira. O objetivo? Um trabalho da faculdade com o seguinte tema: saber como as pessoas se sentem dentro desse ambiente. O tour começou pelo prédio Anexo. Uma primeira observação e a futura arquiteta Élida Marques Dréer, já pôde sentir a diferença da época da construção. Em especial, a utilização do vidro, os elevadores panorâmicos, são característicos da arquitetura moderna. Sim. Em se tratando de época, o prédio é realmente muito moderno. O mais recente, construído no Legislativo paranaense. Em 1986.(sonora) Caminhando mais um pouco, eles vão descobrindo a grandeza do complexo arquitetônico. E as diferenças começam a aparecer. O prédio onde está localizado o departamento administrativo, por exemplo, tem características modernistas, porém, de épocas diferentes. Segundo Élida, em função do concreto usado na construção. Mas a estudante também percebeu que o espaço para a circulação dos carros é um conceito com um toque vanguardista. (sonora) O Movimento Modernista no mundo começou em 1939. No Brasil, as construções modernistas que possuem menos área construída e mais espaço para o tráfego de pessoas e para a paisagem, foram propagados mais na década de 1950. E o principal nome do modernismo brasileiro foi o arquiteto Oscar Niemeyer. Vinícius Alexandre Matucheski. Também do primeiro período de Arquitetura, ficou impressionado com o que viu. E focou na pesquisa sobre a impressão principalmente de quem vive o dia a dia do lugar: abordagem histórica, como ele foi construído, a localização, se ele é objetivo, artístico, se agrada as pessoas... E o que ele sentiu?(sonora)De Curitiba, Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesPlenário aprova constitucionalidade do Plano Estadual de Educação e apresenta emendas ao texto, que volta à CCJ
A Assembleia Legislativa aprovou na sessão plenária desta quarta-feira, em primeira discussão, o Plano Estadual de Educação, um conjunto de metas e estratégias para o ensino paranaense nos próximos dez anos.//Na sequência uma sessão extraordinária foi feita para que as emendas ao texto, que já haviam sido anunciadas por deputados da Comissão de Educação da Casa, além de alterações individuais propostas por parlamentares, fossem apresentadas.//Por este motivo o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano, anunciou que o texto volta já na próxima segunda-feira para a Comissão de Constituição e Justiça, que vai analisar um conjunto de 66 emendas.//Ele pediu atenção especial de todos os deputados para o tema e lembrou que o prazo para a aprovação do Plano Estadual de Educação é, no máximo, até a quarta-feira que vem.//SONORA ADEMAR TRAIANOO limite para a aprovação do texto na Assembleia foi definido pela sanção do Plano Nacional de Educação pela presidente Dilma Rousseff em 25 de junho do ano passado.//Esta assinatura deu um ano para que todos os chefes de executivos do país sancionassem os planos estaduais e municipais, com suas metas e estratégias.//No Paraná, a elaboração do texto e a entrega à Assembleia ficaram por conta do Governo do Estado e as discussões foram promovidas pela Secretaria da Educação com auxílio de diversas entidades e categorias ligadas à educação no estado.//No Legislativo o conteúdo já passou pela análise das comissões de Finanças, Educação e Cultura, além da de Constituição e Justiça.//Na manhã de quarta-feira a CCJ debateu pela segunda vez o Plano, desta vez para analisar 23 emendas das comissões de Educação e Cultura.//A relatora do projeto na CCJ, deputada Cláudia Pereira, do PSC, havia sugerido subemendas para suprimir trechos das emendas apresentadas no relatório da Comissão de Cultura da Casa, presidida pelo deputado Péricles de Mello, do PT.//Mas ela retirou a subemenda e explicou porquê.//SONORA CLÁUDIA PEREIRAO presidente da CCJ, deputado Nelson Justus, do DEM, adiantou ao final da reunião de quarta-feira que uma nova reunião extraordinária será feita na segunda-feira que vem, à uma e meia da tarde, para analisar as 66 emendas de plenário ao Plano Estadual de Educação.//Depois disso o texto vai a plenário, para a discussão do mérito e -sendo aprovado, segue para a terceira votação, na terça, e redação final na quarta-feira, antes de ser enviado para a sanção do governador Beto Richa.//
Ver mais detalhesSecretário Estadual da Fazenda diz aos deputados que Paraná caminha para concluir ajuste fiscal até o fim do ano
O Secretario Estadual da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, veio ate a Assembleia legislativa do Paraná, na tarde desta quarta-feira, para apresentar aos deputados um balanço das finanças do Estado dos quatro primeiros meses de 2015. A presença dele no legislativo é uma exigência da Lei de Responsabilize Fiscal. Ele falou por cerca de duas horas, entre a apresentação dos números e respondendo aos questionamentos dos parlamentares. O secretário destacou que o ajuste fiscal, que está sendo feito desde que ele assumiu, e que deve ser concluído em dezembro, pode garantir uma redução de despesas e aumento de receitas, o que significa que o Estado caminha para sanar o déficit, que era de dois bilhões, que o Governo estava gastando a mais. Mauro Ricardo Costa afirmou que o Paraná espera investir 5 bilhões de reais em obras públicas até o ano que vem. Que obras que estavam paralisadas foram inclusive retomadas. E esclareceu que os recursos mensais economizados com o novo regime da Paraná Previdência estão sendo utilizados para o pagamento das promoções e progressões dos próprios servidores. E repetiu: o projeto que foi aprovado pelos deputados em abril não vai representar perdas para nenhum servidor.(sonora) Lembrou que o Governo estabeleceu prioridades. Entre elas, o pagamento de fornecedores.(sonora)Até os próprios oposicionistas, como o petista Tadeu Venéri, ficaram satisfeitos com a apresentação do secretário da fazenda no legislativo.(sonora)O presidente Ademar Traiano também ficou satisfeito com a apresentação e ainda mais com a situação financeira do Paraná.(Sonora)De Curitiba, Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesComissão de Finanças da ALEP analisa nove projetos e presidente faz balanço positivo do trabalho
A reunião da Comissão de Finanças da Assembleia legislativa do Paraná desta quarta-feira, foi a última feita no período da manhã. A partir da semana que vem, em função da sessão começar mais cedo na quarta, os integrantes vão se reunir a partir de uma da tarde. Desta vez, nove projetos tiveram parecer favorável dos integrantes. Cinco deputados participaram da reunião: Artagão Júnior, do PMDB, Elio Rusch, do Democratas, Fernando Scanavaca, do PDT e Paulo Litro, do PSDB, além do presidente Gilson de Souza, do PSC. Entre os projetos que entraram na pauta, estão o que prevê a criação do Programa Primeiro Emprego Paranaense; o que estabelece a implantação de Centros de Zoonoses em municípios onde existam Regionais de Saúde, o que implanta no estado o parto humanizado, onde mãe e filho podem ficar no mesmo ambiente nas primeiras horas de vida do bebê, e também o que regulamenta aditivos em contratos entre Governo e iniciativa privada. Além do que reduz os valores da renovação da Carteira de habilitação para quem não cometeu infrações de trânsito. O presidente, deputado Gílson de Souza, avalia como positivo o trabalho que tem sido feito pelos integrantes de uma das mais importantes comissões da Assembleia, que recebe um grande número de projetos toda semana.(sonora)De Curitiba, Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhes