RÁDIOS

Confira o resumo dos debates legislativos, entrevistas com deputados e análises políticas em formato de áudio.

11/05/2015 19:14

Assembleia deverá ter comissão permanente para revisão de leis

  A primeira Lei do Paraná  foi a que consolidou Curitiba como a capital da Província. Ela foi sancionada no dia 26 de julho de 1853.  Naquele ano foram aprovadas ao todo 19 leis. Entre elas a que criou a Polícia Militar e a que instituiu  o   limite entre o litoral e a capital, traçado pela Estrada da Graciosa.  A estrada existe até hoje, mas de  162 anos pra cá, quantas mudanças... Naquele tempo o Paraná nem era estado ainda.  Imagine então como eram elaboradas as Leis? E o reflexo disso é sentido até hoje, em um emaranhado de textos obsoletos, que complicam o andamento até do próprio Poder Legislativo.  Um exemplo. Ano passado os deputados passaram algumas sessões discutindo se o dia 19 de dezembro poderia ser considerado feriado. Antigamente os funcionários públicos não trabalhavam na data da Emancipação Política do Paraná,  A lei datava de 1962. E foi preciso criar uma nova para que dia 19 de dezembro fosse “ponto facultativo” nas repartições públicas.   Assim como essa, muitas leis antigas já não servem para os dias de hoje e mesmo assim continuam valendo.  É por isso que    a Mesa Executiva em parceria com o  deputado Tiago Amaral, do PSB,  acaba  de apresentar um Projeto de  Resolução para  criar uma nova comissão permanente na estrutura do Poder Legislativo: a de Revisão e Consolidação Legislativa.  A missão: Revisar e adequar a velha legislação à nova realidade.  Projeto que foi aprovado em primeira discussão nesta segunda-feira.   A ideia, segundo o presidente do Legislativo, deputado Ademar Traiano, do PSDB, é simplificar e organizar melhor o sistema de normas, para facilitar a sua consulta por parte de qualquer cidadão  que tenha interesse em consultar as leis que regem o estado.(sonora)  Para o deputado Tiago Amaral,  o principal objetivo do  projeto é modernizar e desburocratizar a legislação.  (sonora)   A justificativa  para criar a Comissão, que deverá ser composta por sete parlamentares,  está justamente no Regimento Interno da Assembleia: Lá está escrito: “A sociedade, diante de suas necessidades, sofre mutações com o passar do tempo, devido a uma série de fatores, portanto as normas devem acompanhar tais mudanças”.(Sobe som)Se for levado em conta o número de leis que são aprovadas por ano na Assembleia,  deverão passar por  revisões e readequações, milhares delas. Um trabalho minucioso, que deve levar algum tempo. Por isso a necessidade da comissão ser permanente. Tiago Amaral conta que a iniciativa é pioneira e que poderá incentivar outras Assembleias a  fazerem o mesmo.(sonora)Vai ser uma volta no tempo. As leis terão de ser examinadas uma a uma. Tanto que a comissão quer contar com a ajuda de entidades que precisam recorrer à legislação, mas que sempre têm dificuldade para isso, já que, em muitos casos, há várias interpretações para uma única lei. A parceria deve  agilizar, corrigir, atualizar e revogar as leis se for preciso... tudo para dar mais transparência e tornar acessível o processo legislativo paranaense. E quem vai ganhar com isso é a sociedade.De Curitiba, Cláudia Ribeiro.

Ver mais detalhes
11/05/2015 18:44

Corregedor da Assembleia divulga vídeo com servidor da Casa arremessando objeto contra policiais no dia 29

O corregedor da Assembleia Legislativa, o deputado Ricardo Arruda, do PSC, usou a tribuna do plenário na sessão desta segunda-feira para falar de uma denúncia que recebeu contra um funcionário da Casa.//O parlamentar apresentou um vídeo gravado no dia 29 do mês passado, durante as manifestações na Praça Nossa Senhora de Salete.//As imagens mostram um servidor em cargo comissionado lotado na Liderança da Oposição arremessando o que seria um vaso contra policiais militares que estavam no estacionamento do Tribunal de Justiça, ao lado da Assembleia.//Ainda é possível observar que o objeto foi lançado do oitavo andar do prédio de gabinetes o que daria, de acordo com o corregedor, um potencial ainda mais preocupante.//O deputado Arruda falou em coletiva à imprensa sobre o fato.//SONORA MISSIONÁRIO RICARDO ARRUDAA denúncia já foi encaminhada à Mesa Executiva da Assembleia que vai examinar as imagens e decidir os próximos passos.//O corregedor Ricardo Arruda classificou como grave a atitude do funcionário.//SONORA MISSIONÁRIO RICARDO ARRUDAO líder da Oposição na Assembleia, deputado Tadeu Veneri, do PT, afirmou que o servidor pediu exoneração do cargo.//SONORA TADEU VENERIO Estatuto do Servidor do Estado define que é obrigação de funcionários do Poder Público encaminhar às autoridades superiores qualquer irregularidade que observarem.//Esta foi a justificativa do corregedor Ricardo Arruda para levar a conhecimento público o vídeo e a denúncia.//

Ver mais detalhes
11/05/2015 17:58

Resumo da Sessão desta segunda-feira 11.05.15

Nesta segunda-feira os deputados aprovaram cinco projetos de lei. Entre eles, o projeto de autoria da Comissão Executiva e do deputado Tiago Amaral, que cria a Comissão de Revisão e Consolidação Legislativa.  O objetivo desta comissão é revisar as leis estaduais existentes e atualizá-las, já que muitas delas com o passar do tempo tornam-se obsoletas.Outro projeto aprovado em primeira discussão, é do deputado Dr. Batista e concede o título de cidadão benemérito do Paraná ao senhor Wilson Matos Silva Filho. Ele é vice-reitor da Unicesumar, em Maringá, e é presidente de duas entidades locais, o SINEPE, Sindicato das Escolas Particulares do Noroeste do Estado e a Sociedade Rural de Maringá.  Wilson Filho sempre esteve engajado com causas públicas.E o projeto do deputado Alexandre Guimarães, que insere no calendário Oficial do Estado, a Feira da Louça de Campo Largo, a ser realizada no mês de setembro, também foi aprovado em primeira discussão.

Ver mais detalhes
11/05/2015 15:30

Audiência pública discute estratégias do Paraná para se tornar livre da aftosa sem vacinação

  Produtores rurais, representantes da EMATER, FAEP. Federação da Agricultura do Paraná, ADAPAR, Agência de Defesa Agropecuária, representante do Ministério da Agricultura,  técnicos e o  Secretário Estadual da Agricultura, Norberto Ortigara, entre outras entidades ligadas ao agronegócio e à pecuária e deputados estaduais, participaram de uma audiência publica na Assembleia Legislativa na manhã desta segunda-feira. O tema discutido foi a febre aftosa e,  principalmente se o estado pode ser considerado livre da doença sem vacinação. Hoje o Paraná já é área livre de febre aftosa, mas com Vacinação.   Mas, o que significa para o setor esse titulo? Do ponto de vista econômico, representa ampliar o mercado para produtores de bovinos e suínos do estado. O Paraná é o maior produtor de suínos do Brasil. Mas por ainda não ser considerado livre da febre aftosa sem vacinação, os produtores não conseguem exportar para países como Estados Unidos e Japão, por exemplo. O mesmo ocorre com a bovinocultura, que, apesar da produção em menor escala, os criadores  almejam ampliar as vendas no mercado internacional.    Para o presidente da Frente parlamentar de Defesa Agropecuária da Assembleia, o deputado Pedro Lupion, do Democratas, que também é produtor, é preciso uma longa análise do tema, porque, ao mesmo tempo que o certificado abre as exportações, fecha barreiras com outros estados, o que pode prejudicar o mercado interno.(sonora)  O único estado brasileiro considerado livre de febre aftosa sem vacinação é Santa Catarina. No Paraná, já faz mais de uma década que não surgem casos clínicos da doença e nas Américas,  desde 2012.   Mesmo assim, o secretário estadual da Agricultura, Norberto Ortigara, diz que o caminho é longo. Depende não apenas do fortalecimento da capacidade de produção de bezerros. Garrotes  e bois gordos no estado, mas  também de auditoria do Ministério da Agricultura para que a última vacinação ocorra agora no mês de maio e que a segunda dose, que seria em novembro, deixe de ser aplicada. E só um ano após esse tempo é que o estado é realmente considerado livre da doença sem vacinação.  (sonora) O secretário destaca que não é de hoje que o  Paraná  se prepara para a certificação, com a contratação de 167 novos agrônomos para reforçar as barreiras sanitárias, que são 33 e 18 novas sendo reconstruídas e  também com a criação da Adapar.  Além disso,  o governo está fazendo um estudo para criar uma estratégia para que ate novembro esteja tudo pronto para o estado receber o certificado, que na opinião do secretário, está apto para o título.(volta secretário)  A Federação da Agricultura do Estado é uma das entidades que apoiam a Secretaria da Agricultura. Para o Presidente da Federação, Ágide Meneghetti, o momento é propício e o Paraná reúne todas as condições para competir internacionalmente e ganhar novos mercados. (Sonora)De Curitiba, Cláudia Ribeiro.

Ver mais detalhes
08/05/2015 16:59

Confira aqui o resumo do que foi notícia esta semana na Assembleia Legislativa. Nesta edição, estreia da jornalista Carolina Prestes

Trajano- Olá pra você que nos acompanha aqui no resumo que mostra os principais assuntos da semana na Assembleia Legislativa do Paraná. Cláudia - Hoje a gente vem com uma novidade: Além de mim, Cláudia Ribeiro e de Trajano Budola, apresentamos Carolina Prestes, que vai integrar a equipe que leva as notícias de rádio até você! Tudo bem Carolina?Carolina - Tudo bem e quero dizer que estou muito feliz por poder participar deste time!Trajano - Seja bem vinda e comece nos dando a primeira notícia de destaque esta semana entre os deputados.Carolina - Será um prazer, porque a notícia é muito boa. A semana começou com os parlamentares dos Campos Gerais comemorando muito o título do Operário de Ponta Grossa, que foi campeão paranaense no domingo passado.Cláudia - Os deputados Péricles de Mello, do PT, Márcio Pauliki, do PDT e Plauto Miró, do DEM, vestiram a camisa, exibiram bandeiras e homenagearam comissão técnica, diretoria e jogadores com menções honrosas e discursos. Vamos ouvir o que disse o deputado Plauto.SONORA PLAUTO MIRÓTrajano - Teve também audiência pública sobre Reforma Política, desta vez com representantes da CUT, a Central Única dos Trabalhadores e também do Movimento Pró-Paraná, que é uma Ong formada por representantes da FIEP, Fecomércio, Associação Comercial, entre outras entidades da sociedade.Carolina - O resultado destas audiências, e as sugestões apontadas por quem está participando delas e que a Comissão formada aqui na Assembleia está avaliando, vão ser encaminhados à Câmara dos deputados, que elabora o projeto nacional de Reforma Política.Cláudia - Vamos ouvir o que disse o presidente da Comissão paranaense, o deputado Anibelli Neto, do PMDB.SONORA ANIBELLI NETOTrajano - Também teve reflexão sobre o aumento no número de casos de pedofilia no Brasil e no Paraná nos últimos anos, com o presidente da Associação Brasileira “Todos Contra a Pedofilia”,  o pastor Valdair Mauro Debus, que foi convidado pelo deputado Gilson de Souza, do PSC.Carolina - E os deputados também aprovaram um projeto para dar o título de Cidadão Benemérito a um artista plástico e contador de histórias que faz um belo trabalho em comunidades pobres, aldeias indígenas e hospitais. Cláudia - O nome dele é Abel Domingues de Souza. E ao lado do filho de 15 anos, a bordo de uma bicicleta, apresenta as peças com teatro de bonecos e promove oficinas com o público, com o objetivo de formar novos artistas e ensinar crianças e adolescentes a confeccionarem bonecos.Trajano - O trabalho já dura dez anos e encanta crianças de todo o país.  A homenagem que em nossa opinião é muito justa, foi proposta pelo deputado Edson Praczyk, do PRB. Vamos ouvi-lo.SONORA EDSON PRACZYKCarolina - E na semana que antecede o Dia das Mães, A Assembleia fez várias homenagens a elas. Com uma sessão solene promovida pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, que trouxe para o plenário mães de filhos desaparecidos e também de filhos “Especiais”.Cláudia - Homenagem que se estendeu para mães muito especiais servidoras do legislativo. As advogadas Cláudia e Andréa, da procuradoria, que têm filhos “especiais” e também A Úrsula e a Taís, do Departamento de Assistência ao Plenário.Trajano - Por meio delas, queremos homenagear todas as servidoras e todas as mães do nosso estado e do nosso país.Carolina - Assim chegamos ao fim de mais este resumo da semana, já te convidando a estar com a gente na próxima sexta-feira.Cláudia - E o convite é também para que você visite nosso site: www.alep.pr.gov.br e nossas redes sociais, no facebook e twitter. Comente as notícias, as postagens, fotos, vídeos, áudios.Trajano - Estamos aqui pra te ouvir e tentar fazer o melhor sempre! Até semana que vem!

Ver mais detalhes
08/05/2015 16:52

Na última reportagem da série especial sobre as Servidoras/Mães, hoje a gente fala da Taís

  Na nossa última  reportagem especial que faz uma homenagem às servidoras/mães da Assembleia Legislativa, hoje a gente conta quem é a Taís Serafim Souza da Costa.  O rosto é de  menina, mas a experiência é grande quando o assunto é  maternidade. Taís tem três filhos: Henrique, 7 anos, Mateus, 5  e Helena de 2 anos. Ela concilia o trabalho na Diretoria de Apoio ao Plenário com a missão, que ela afirma não ter dúvida:  é um presente de Deus.(sonora)Taís conta que ter três filhos  foi uma opção.(sobe som)Tanto que ela vive para os filhos. É dedicação total. A noite, quando chega do trabalho, corre para ajudar na lição de casa e se não tem lição, fica  juntinho  das crianças. Nem que seja só assistir um desenho na TV.  Nos fins de semana,  os programas são todos em família.     A vida dedicada aos filhos só trouxe benefícios. A convivência com os três, segundo Taís, representa um constante aprendizado. Por isso, ela aproveita cada minuto que passa com eles. E quando está longe, dá-lhe oração! Porque para ela, maternidade é isso: cuidado, mesmo de longe. E se fosse para dar um conselho às mamães, Taís?(sonora)E com a bela trajetória de dedicação da Tais, a gente encerra a série especial com as mães servidoras da Assembleia, desejando a elas e a todas as mães, muitas felicidades, beijos, abraços e muito mais  demonstrações de amor neste dia 10 de maio, afinal, elas merecem!!!!De Curitiba, Cláudia Ribeiro.

Ver mais detalhes
08/05/2015 16:48

Confira a programação desta semana na Assembleia legislativa do Paraná

A semana que inicia no dia 11 começa movimentada na Assembleia Legislativa do Paraná. Logo na segunda-feira, o Plenarinho da casa recebe a partir das 9 horas, a audiência pública “Paraná livre da febre aftosa sem vacinação”. A proposta é do deputado Anibelli Neto, que é líder do Bloco Parlamentar da Agricultura Familiar e membro da Comissão de Agricultura. O evento vai receber representantes de entidades interessadas na medida.Na quarta-feira, dia 13, o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano, convida à todos para a “Palestra sobre Medicina Preventiva”, que está sendo organizada e será ministrada pelo deputado Dr. Batista. O evento terá início as 9 horas, no Plenarinho da casa.Também no dia 13, mas a partir das 14 horas, o Espaço Cultural da Assembleia será palco do lançamento do livro “Paraná Preto”, que conta a trajetória do movimento negro no estado. A obra é de autoria das jornalistas Aline Reis e Maria Carolina Scherner, para elas a publicação é um resgate histórico e um registro atual das lutas das organizações e lideranças contra o racismo e a invisibilidade social. O presidente da casa, deputado Ademar Traiano, acredita que as questões relatadas no livro precisam ser conhecidas, combatidas e rejeitadas com toda a força.Fique por dentro da agenda do legislativo pelo site www.alep.pr.gov.brDe Curitiba, Carolina Prestes.

Ver mais detalhes
08/05/2015 12:11

Rasca e Guto Silva pedalam até a Assembleia para marcar o Dia de Bike ao Trabalho

O dia De Bike ao Trabalho foi lembrado pela Assembleia Legislativa nesta sexta-feira com a disposição de dois parlamentares que, mesmo com o tempo ruim, colocaram as bicicletas na rua.//Rasca Rodrigues, do PV, e Guto Silva, do PSC, foram de suas casas até o Centro Cívico pedalando para apoiar o movimento mundial que pede mais tolerância e paz no trânsito.//Comemorado desde 1956, o dia De Bike ao Trabalho é realizado todos os anos, sempre na segunda sexta-feira do mês de maio.//Os dois deputados se encontraram na Igreja do Cabral, a dois quilômetros da Assembleia, e pedalaram juntos em meio ao trânsito pesado do anel central de Curitiba.//Rasca, que preside a Frente Parlamentar da Mobilidade Urbana Sustentável, falou do significado desta data.//SONORA RASCA RODRIGUESGuto Silva também é criador da Frente Parlamentar da Mobilidade Urbana.//Esta foi a primeira vez que ele participou da campanha De Bike ao Trabalho pedalando até a Assembleia.//Ele falou das conversas que o grupo mantém com cicloativistas e o quanto é preciso avançar até que a bicicleta seja um meio seguro de locomoção no Paraná.//SONORA GUTO SILVAA proposta de criação da Frente Parlamentar de Mobilidade Urbana Sustentável foi apresentada na Assembleia no mês passado e discutida com ativistas da Associação de Ciclistas do Alto-Iguaçu, da região de Curitiba.//A proposta da Frente é manter o debate e elaborar políticas públicas de incentivo ao uso de meios alternativos aos automóveis em todo o estado.//

Ver mais detalhes
07/05/2015 16:06

Projeto propõe que maridos agressores paguem pelos serviços públicos que as mulheres necessitarem

O deputado Márcio Paulinki, do PDT, apresentou esta semana na Assembleia um projeto de lei para aplicar multas aos agressores de mulheres no Paraná.//A ideia é que os serviços públicos que foram chamados para atender às vítimas de violência sejam ressarcidos aos cofres do Estado.//Desta forma, de acordo com Pauliki, os companheiros violentos vão ter que se acertar com a justiça, além de sentir no bolso os efeitos do erro que cometerem.//SONORA MÁRCIO PAULIKIO projeto tem coautoria da deputada Maria Victoria, do PP.//De acordo com a justificativa da matéria os valores serão definidos no momento da regulamentação da lei.//Ele define ainda que o dinheiro cobrado das multas seja revertido para políticas públicas de combate à violência contra as mulheres.//

Ver mais detalhes
07/05/2015 14:52

Desempregados podem ganhar direito de não sofrer cortes no fornecimento de energia elétrica

    Os trabalhadores com   carteira assinada e  que estiverem desempregados poderão ter o direito garantido por lei de não sofrer cortes no fornecimento de energia elétrica em caso de inadimplência. É o que prevê um Projeto de lei que acaba de ser apresentado pelo  deputado Hussein Bakri, do PSC  na Assembleia Legislativa.  Pela proposta, o fornecimento da energia elétrica só poderá ser suspenso pela Copel depois de um atraso de seis meses  nos pagamentos.   Para serem beneficiados, os consumidores que estiverem desempregados precisam comprovar  mensalmente a situação na Copel, com a Carteira de Trabalho e documentos que mostrem que ele está recebendo Seguro-Desemprego. Além disso, a isenção temporária é destinada apenas aos trabalhadores que recebiam até três salários mínimos na data da demissão.     Hussein Bakri destaca que a crise na economia brasileira  motivou a apresentação do projeto. (sonora)  O parlamentar aguarda agora o parecer da CCJ, a Comissão de Constituição e Justiça da Casa. E diz que toda emenda que seja apresentada ao projeto original e que melhore a proposta, será bem vinda.(volta sonora)Hoje o corte de energia para o caso de inadimplência é para um atraso superior a 45 dias.  Pelo projeto de Bakri, depois do prazo estendido, a conta deve ser negociada com a COPEL, que não poderá cobrar juros ou multas por atraso durante o prazo estipulado na legislação. De Curitiba, Cláudia Ribeiro. 

Ver mais detalhes
07/05/2015 12:13

Na reportagem especial de hoje para celebrar o Dia das Mães, apresentamos Andréa Martino, a mãe da Isadora

   Na reportagem  sobre as mães de filhos especiais  que são servidoras da Assembleia,  hoje você vai conhecer mais da história de vida e de superação da  advogada Andréa Silvério Righetto  Martino.  A mãe da Ana,  21 anos,  da Isabela, de 8  e da Isadora, de 15 anos.  Por  problemas na gestação, Isadora teve sequelas graves, como dificuldade de locomoção e autismo. Mesmo com a comunicação comprometida, Andréa diz que a filha do meio está sempre interagindo com a família.      Para a advogada com trinta anos de Assembleia, ser mãe de um filho especial é um aprendizado diário. E cada progresso que Isadora apresenta é muito comemorado.(sonora)A rotina de trabalho e  de  cuidados com os filhos e com a filha especial nunca  foi  empecilho  para Andréa. Ao contrário. Gerar Isadora e conviver com ela despertaram na advogada a vontade de ajudar outras pessoas. Tanto que ela estuda para se tornar defensora pública.  (sonora)  Para Andréa,  dificuldades enfrentadas pelas mães que têm filhos especais existem, claro! Ainda mais  para as mães e famílias  que não têm recursos, mas ela considera que o amor, o cuidado, o olhar,  as pequenas conquistas superam qualquer barreira.  E o que representa a Isadora para esta nossa mãe-coragem?(sonora)De Curitiba, e desejando felicidades a todas as mães, Cláudia Ribeiro.  

Ver mais detalhes
06/05/2015 19:29

Confira a nossa homenagem de hoje às “Mães Coragem” da Assembleia Legislativa

Nesta semana especial de comemoração do Dia das Mães, a Assembleia Legislativa homenageia as suas guerreiras.//A funcionária que recebe nossos parabéns hoje tem quase trinta anos de casa e acabou de se tornar avó, o que para ela é ser mãe duas vezes.//Ursula Florinda Kuster é coordenadora do expediente na Diretoria de Assistência ao Plenário.//A filha nasceu em fevereiro de 1990 e ela conciliou o trabalho na Assembleia com a criação da menina, contando com a ajuda da mãe.//Hoje sua filha mora e trabalha em São Paulo, em uma rotina de trabalho sempre mais corrida.//Ursula conta que a felicidade de ser avó é tanta quanto a de ser mãe, mas ela sabe que agora é só alegria.//SONORA URSULA FLORINDA KUSTERAo contrário do neto, a filha de Ursula sempre deu trabalho.//Mas ela conta que a correria da Assembleia tomou muito dos momentos que ela gostaria de ter passado com a filha.//E ela dá um conselho a todas as mães nesta data tão especial.//SONORA URSULA FLORINDA KUSTERDurante toda a semana nós vamos levar ao ar matérias especiais com a mães que são servidoras aqui na Assembleia Legislativa.//Fiquem ligados que amanhã a gente volta com mais uma história.//

Ver mais detalhes
06/05/2015 19:27

Assembleia homenageia “Mães Coragem” com a escolha de três mulheres muito especiais

A Assembleia promoveu durante a sessão plenária desta quarta-feira uma homenagem especial a todas as mães do Paraná.//O Dia das Mães, que vai ser comemorado no próximo domingo, foi lembrado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher com o convite a mulheres de muita garra.//As três convidadas para a ocasião são exatamente o que o nome da homenagem propôs: “Mães Coragem”.//Uma delas, Priscila Monteiro Carvalho, é mãe do jovem André, de 27 anos, que tem síndrome de Down.//Já Rosângela de Fátima Nunes e Lorena Santos Kovalski batalham para que seus filhos, desaparecidos há anos, sejam encontrados.//A proposta da homenagem foi da deputada Mara Lima, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.//Ela explica que foram escolhidas mães especiais para simbolizar o sofrimento de muitas mulheres no Paraná.//SONORA MARA LIMAPara Priscila Monteiro Carvalho ser mãe de um filho com síndrome de Down sempre foi uma grande motivação.//SONORA PRISCILA MONTEIRO CARVALHOO filho de Lorena Santos Kovalski, João Rafael Santos Kovalski, desapareceu há quase dois anos, quando tinha apenas dois anos de idade.//Ela fala da luta diária para reencontrar seu menino.//SONORA LORENA SANTOS KOVALSKICrysthyan Nunes Kokurudza, filho de Rosângela de Fátima Nunes, desapareceu há cinco anos.//Rosângela diz que o amor de mãe nunca a deixou perder a esperança de reencontra-lo.//SONORA ROSÂNGELA DE FÁTIMA NUNESO presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano, parabenizou todas as mães paranaenses pela data especial.//SONORA ADEMAR TRAIANOO dia das mães é comemorado todos os anos, sempre no segundo domingo do mês de maio.//

Ver mais detalhes
06/05/2015 18:20

Deputados elogiam a escolha da nova secretária da Educação do Paraná

  O presidente da Assembleia legislativa, deputado Ademar Traiano, elogiou a escolha da nova Secretária da Estadual da Educação, a professora Ana Seres Trento Comin. Ela vai substituir  Fernando Xavier Ferreira, que pediu para sair do comando da pasta esta semana. Formada em Matemática pela Puc Paraná,  Ana Comin  deu aula na rede pública por 40 anos. Depois foi chefe de Núcleo de Educação de Pato Branco e superintendente da Secretaria de Educação. Além disso, é especialista na área, com mestrado em Educação pela Universidade Internacional de Lisboa.  O presidente Traiano diz que conhece bem o trabalho da nova secretária, porque ela é da mesma região onde ele atua: o sudoeste.  Além de destacar  a competência de Ana Comin, lembrou que ela sabe exatamente quais as principais  necessidades dos funcionários da educação.(sonora)  O deputado Guto Silva, do PSC, que também é de Pato Branco, e conhece o trabalho da nova secretária de longa data, assegurou que ela reúne todas as condições para poder ampliar o diálogo com a categoria.(sonora)A professora Ana Seres afirmou que tem como meta melhorar os indicadores da educação do Paraná,   valorizar ainda mais os servidores e  manter os avanços na educação e, principalmente, o diálogo. E reafirmou que  o retorno imediato das aulas é fundamental para o andamento do ano letivo.(sonora cm Ana Séres))De Curitiba, Cláudia Ribeiro.

Ver mais detalhes
06/05/2015 18:10

CCJ aprova mais de vinte projetos

   Mais de 20 projetos foram analisados pela CCJ, a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia nesta quarta-feira e entre os que tiveram pareceres favoráveis dos relatores estão dois do Governo do Estado.  Um deles prevê a doação de uma área ao município de Nova Aliança do Ivaí para a construção de uma escola.  Outro projeto do Executivo aprovado pelos deputados foi o que institui a Política Estadual de Proteção e Defesa Civil.  Segundo o relator, o deputado Tiago Amaral, do PSB, pela medida, vai ser possível evitar ou minimizar consequências de eventos climáticos ou não anormais e também melhorar a estrutura da Defesa Civil estadual para atendimento a pessoas que estiverem em áreas de risco.  (sonora)Entre os projetos analisados estão ainda o que obriga a instalação de aquecedor solar em projetos de habitação popular, do deputado Anibelli Neto, do PMDB e também o projeto da  deputada Cláudia Pereira, do PSC, determinando que  hospitais, clínicas e postos de saúde da rede pública e privada de saúde, comuniquem às autoridades ocorrências de maus tratos a idosos, nos mesmos moldes de um outro projeto da Casa que envolve os maus tratos a crianças.  A sessão desta quarta-feira foi presidida pelo deputado Fernando Scanavaca,  do PDT, que  é o vice-presidente da CCJ. Ele substituiu Nelson Justus, do Democratas e  fez uma avaliação positiva  da reunião.(s0nora)A próxima reunião da CCJ acontece na terça-feira que vem, a partir de uma e meia da tarde, na Sala das Comissões. De Curitiba, Cláudia Ribeiro. 

Ver mais detalhes
06/05/2015 17:39

Resumo da sessão desta quarta-feira 06.05.15

  Os parlamentares aprovaram nesta quarta-feira, em primeira discussão, projeto do deputado professor Lemos, que insere no calendário oficial do estado o Jicafar, Jogos da Integração das Casas Familiares Rurais do Paraná. O evento,  realizado todo segundo semestre do ano,  envolve mais de 52 municípios do Paraná, contando com aproximadamente 650 participantes, entre estudantes, professores, monitores, pais dos alunos e Associação das Casas Familiares Rurais. Já em segunda discussão, foi aprovada a matéria do deputado Pastor Edson Praczyk, que concede título de cidadão benemérito do Paraná ao sr. Abel Domingues Souza. Ele leva cultura e diversão a crianças carentes e hospitalizadas, por meio de bonecos feitos com lixo reciclável.  E em redação final, os deputados aprovaram projeto do deputado Cobra Repórter, que concede título de utilidade pública à Associação Refúgio, com sede e foro no município de Cambé. De Curitiba, Carolina Prestes.

Ver mais detalhes
05/05/2015 19:33

Homenagem da Assembleia às servidoras-mães. Conheça Cláudia Russi Farah e o seu exemplo

A partir de hoje você acompanha aqui histórias de mulheres,  servidoras públicas da Assembleia Legislativa do Paraná, mas que, muito além do trabalho, têm outra função ou será missão? Ser mães. E mães-coragem, guerreiras. Cada uma à sua maneira, com sua trajetória. Cada uma com sua vitória.  É assim com a advogada Cláudia Russi Farah. Trinta anos de atuação na Procuradoria da Casa. Mas não é a profissional Cláudia que vamos destacar. É a mãe do Lucas, 21 anos e das gêmeas Eduarda e Manuela, de 14. E porque estamos falando sobre esse tema? Primeiro, porque domingo que vem é o dia das mães e, em especial, porque Cláudia é especial, porque é mãe de uma criança especial. A filha Manuela, que é portadora da síndrome de down.  Impossível não se emocionar com a história desta mãe-coragem. Impossível também descrever o que sente a mãe de um filho especial. Para Cláudia, se for possível haver algo além de amor, esse é o sentimento.(sonora)  Cláudia conta que no começo se  chateava com o preconceito, olhares diferentes, mas ela sempre soube  que a filha Manuela era tão capaz quanto as outras crianças. Tanto que batalhou para  que ela fosse  tratada de igual para igual aos outros dois filhos. E confessa,  teve dificuldades também para isso. Mesmo assim, matriculou Manuela   no Ensino Regular. E cada tarefa realizada, cada avanço, por menor que seja, é uma vitória diária.   Cláudia agradece a homenagem da Assembleia e também deixa um recado às mães de bebês, crianças, adolescentes, adultos... sejam eles “especiais” ou não.(sonora) E tem muito mais  histórias de mães como Cláudia que também são servidoras da Assembleia. Ao longo da semana, a gente conta pra você. Fique ligado

Ver mais detalhes
05/05/2015 18:32

Agenda Assembleia 06.05.15

  A CCJ, Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa terá reunião  nesta quarta-feira, a partir da uma e meia da tarde,  na Sala das Comissões.  Na pauta estão reunião 29 itens, entre eles o projeto de lei, que propõe a isenção do pagamento de pedágio para pessoas com doenças graves e degenerativas em tratamento de saúde fora do município onde moram. Outro projeto que entra em discussão é o  que prevê a instalação e o monitoramento de câmeras com sistema "OCR" (Reconhecimento Óptico de Caracteres) nas Praças de Pedágio do Paraná.  As duas da tarde, na sala de reuniões, que fica ao lado  do Plenário, a Comissão de Finanças, que é presidida pelo deputado Gilson de Souza, do PSC, se reúne para debater o projeto que determina a aplicação prática do conteúdo do parágrafo 5º do art. 150 da Constituição Federal, que prevê a discriminação na nota fiscal dos impostos incidentes sobre os produtos e serviços comercializados. É que o que é obrigatório nem sempre é cumprido e todos têm o direito de saber quanto estão pagando de impostos, como quer o autor do projeto, o deputado Missionário Ricardo Arruda, do PSC.  Na comissão também vai ser  analisado o projeto do Poder Executivo, que autoriza a Copel a vender  bens imóveis localizados no município de Boa Vista da Aparecida. De Curitiba, Cláudia Ribeiro.

Ver mais detalhes
05/05/2015 18:14

Resumo da sessão da ALEP de 05.05.15

Quatro projetos foram aprovados pelos parlamentares durante a sessão desta terça-feira, entre eles o de autoria do deputado Pastor Edson Praczyk, que concede título de cidadão benemérito do estado do Paraná ao Sr. Abel Domingos de Souza, que é contador de história e artista plástico, transformando o lixo em arte e levando cultura e diversão a crianças carentes e hospitalizadas.Também em primeira discussão foi aprovada a matéria de autoria do deputado Tadeu Veneri, que insere no calendário oficial de eventos do estado, o Dia de Luta da População em situação de rua a ser celebrado dia 19 de agosto. A matéria busca incentivar a defesa dos direitos humanos e a dignidade dessa população.Jornalista: Carolina Prestes

Ver mais detalhes
05/05/2015 18:08

Assembleia aprova título de Cidadão Benemérito a artista que conta histórias com bonecos para crianças carentes

A Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira um projeto de lei do deputado Edson Praczyk, do PRB, que concede título de Cidadão Benemérito do Estado ao artista plástico e contador de histórias, Abel Domingues de Souza, idealizador do projeto Cabeça de Coco.//O teatro de bonecos que Abel faz há dez anos com o filho adolescente já levou alegria a mais de dez mil crianças carentes em todo Brasil.//A ideia sempre foi contar as histórias de mais de 200 personagens e promover oficinas de artes que ensinam as crianças a produzirem seus próprios bonecos.//Abel conta que as comunidades pobres se encantam não apenas com as histórias, mas com a chegada da dupla, sempre em bicicleta antigas.//SONORA ABEL DOMINGUES DE SOUZAAbel destaca que o trabalho faz multiplicar os artistas em diversas comunidades.//SONORA ABEL DOMINGUES DE SOUZAPara o deputado Praczyk a homenagem é o reconhecimento de um trabalho artístico e social.//SONORA EDSON PRACZYKAbel Domingues usa material reciclado para fazer os personagens do teatrinho de bonecos.//Ele e o filho, de apenas quinze anos, já percorreram cidades do Paraná e do Brasil em um trabalho com crianças hospitalizadas, aldeias indígenas e favelas.//

Ver mais detalhes
Mostrando 3461 a 3480 de 6227 podcasts