Arte & Cultura na Assembleia apresenta um dos principais nomes do cinema paranaense Cineasta premiado em festivais de todo o mundo e entusiasta das figuras do Paraná, Fernando Severo conta nesta sexta-feira (14) sua trajetória como diretor, roteirista e montador.

13/10/2022 10h31 | por Trajano Budola

O cineasta Fernando Severo é o entrevistado do programa Arte & Cultura na Assembleia desta sexta-feira (14).Créditos: Orlando Kissner/Alep

O Arte & Cultura na Assembleia desta semana tem bate-papo com um dos principais nomes do cinema paranaense. Catarinense radicado em Curitiba, Fernando Severo conta sua trajetória como diretor, roteirista e montador de filmes que lhe renderam premiações em grandes festivais, como o de Gramado.

“Quem faz cinema não cria do nada, é preciso uma boa base de conhecimento do que os grandes mestres fizeram”, conta o apaixonado pela arte que dirigiu seu primeiro curta-metragem em 1979. Chegando à capital paranaense aos 17 anos, Fernando Severo acompanhou a inauguração da Cinemateca de Curitiba em 1975.

“Foi minha perdição. Ela tinha uma programação riquíssima e começou cursos livres de cinema que comecei a frequentar”, fala, destacando que a atração pela arte o fez largar a Engenharia Civil que cursava na época. Fernando é mestre e doutor em Comunicação Social e foi eleito este ano membro da Academia Paranaense de Letras.

“Embora na Academia Brasileira de Letras já tenham ingressado cineastas, na paranaense não havia sido indicado nenhum. Me senti muito honrado, justamente porque a Academia quer inovar e trazer a ela outras áreas”, diz. Fernando fala ainda das premiações, como o Kikito no Festival de Cinema de Gramado, em 2009, com o longa-metragem Corpos Celestes.

“Depois, em outros anos, ganhei mais prêmios no Festival e no de Brasília ganhei seis prêmios pelo mesmo filme”, conta. Ele fala de um prêmio que recebeu no Festival Internacional de Curta-Metragem de Clermont-Ferrand, na França, que lhe rendeu uma citação no jornal francês Libérationem 2003.

Programa

Para saber mais de Fernando Severo confira a conversa completa na TV Assembleia, às 11 horas desta sexta-feira (14). Todas as semanas o programa Arte & Cultura na Assembleia recebe grupos folclóricos, coreógrafos, músicos, maestros, diretores de museus, artistas plásticos, diretores e produtores de teatro, escritores e poetas para um papo descontraído sobre o mundo das artes.