Assembleia cumpre responsabilidade social ao promover Abril Marrom, diz especialista

13/04/2022 11h12 | por Cláudia Ribeiro
Podcast O médico oftalmologista Hamilton Moreira participou do Grande Expediente da sessão plenária desta terça-feira (13) para falar da Campanha Abril Marrom.

O médico oftalmologista Hamilton Moreira participou do Grande Expediente da sessão plenária desta terça-feira (13) para falar da Campanha Abril Marrom.Créditos: Dálie Felberg/Alep

O médico oftalmologista Hamilton Moreira participou do Grande Expediente da sessão plenária desta terça-feira (13) para falar da Campanha Abril Marrom.

(Começa com a fala do dr. Hamilton)

A afirmação é do médico oftalmologista Hamilton Moreira,  que participou do Grande Expediente da sessão plenária desta terça-feira (13) da Assembleia Legislativa do Paraná  para falar da Campanha Abril Marrom,  que tem o objetivo de conscientizar população sobre importância de prevenir doenças oculares.

  Ele veio á Casa a convite do deputado Dr. Batista (União) autor da lei que instituiu a campanha no estado, em 2017, que agradeceu a presença do médico e as ações que acontecem neste período por causa da campanha.

(Sonora)

  Segundo o dr. Hamilton,  40% da atividade cerebral são destinados a metabolizar as informações através da visão e que 70% de tudo o que as pessoas fazem no  dia-a-dia dependem da visão. Por isso, a importância da prevenção de doenças evitáveis.

(Sonora)

  O objetivo da campanha Abril Marrom é justamente alertar sobre a prevenção, combate e reabilitação aos diversos tipos de cegueira. Durante todo o mês, entidades médicas, hospitais, associações de pacientes e órgãos do Governo promovem atividades e eventos para levar informação à população sobre os cuidados com a visão. Abril foi escolhido por ser o mês em que é comemorado o Dia Nacional do Braille, no dia 8. A data é o nascimento de José Álvares de Azevedo (8 de abril de 1834), professor responsável por trazer, em 1850, o alfabeto Braille ao Brasil. O marrom foi a escolhido para a campanha por ser a cor de íris mais comum nos olhos dos brasileiros.

  Dr. Hamilton Moreira explicou que investir em prevenção deixou de ser empecilho a partir do momento que o Sistema Único de Saúde (SUS) passou a ofertar consultas com especialistas, exames e os mutirões de cirurgias de catarata.

(Sonora)

Foram 12,8 mil cirurgias com internações hospitalares entre janeiro e maio de 2020  e 23,6 mil cirurgias em 2019. Em relação às consultas oftalmológicas, entre janeiro e maio de 2020, foram 2,5 milhões — em 2019, totalizaram 3,9 milhões.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação