Assembleia homenageia 50 anos da Celu em Curitiba Proposição do evento é do primeiro secretário da Casa, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB).

05/03/2020 15h20 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Sessão solene marca os 50 anos da Casa do Estudante Luterano Universitário - Celu.

Sessão solene marca os 50 anos da Casa do Estudante Luterano Universitário - Celu.Créditos: Arquivo Celu

Sessão solene marca os 50 anos da Casa do Estudante Luterano Universitário - Celu.

A Assembleia Legislativa do Paraná fará, no próximo dia 11 de março às 18h30, uma sessão solene em comemoração aos “50 anos da Casa do Estudante Luterano Universitário - Celu". O convite é do presidente Ademar Traiano (PSDB) e a proposição do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB). "A Celu é mais que apenas um lugar para morar, é uma casa cidadã que já atendeu mais de 1,5 mil estudantes. A maioria deles, que vem a Curitiba para estudar no ensino superior, fica em média cinco anos. Saem da casa formados e cidadãos críticos e participativos, o que a sociedade tanto precisa", disse Romanelli.

A Celu é um órgão da Igreja Luterana no Brasil e quem decide os rumos da casa são os próprios moradores, que pagam as contas, cuidam do patrimônio, decidem sobre o orçamento e escolhem os membros da diretoria, dos conselhos e os diretores de departamento. "Na Celu, o estudante encontra pessoas de diversas partes do Brasil e do mundo. Divide espaço, estimula o senso de compreensão, faz amigos e tem contato culturas diferentes", disse o deputado.

A Casa do Estudante Luterano Universitário, fundada em 28 de fevereiro de 1970 pelo pastor Richard Wangen, abriga jovens estudantes na rua Presidente Carlos Cavalcanti, 239, centro de Curitiba, em frente ao Passeio Público. A casa fica próxima ao Teatro Guaíra e ao prédio histórico da UFPR na Praça Santos Andrade.  

Estrutura - Além da moradia, a Celu tem vários projetos de responsabilidade social, entre eles, a rua de recreio, coleta e doação de roupas, através de campanhas, para famílias carentes e necessidades social, e o trote solidário.

A casa tem mais de 40 quartos, cinco banheiros, oferece serviços de internet, biblioteca, serve café da manhã diariamente para quase 100 pessoas e realiza eventos.

A Celu realiza duas assembleias por semestre, a de metas e orçamento, e a de prestação de contas. A gestão é composta por conselho superior, conselho fiscal, conselho deliberativo, diretoria, e os departamentos de alimentação, cultural, comunicação, hospedagem, informática, limpeza, manutenção elétrica, pastoral e patrimônio.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação