Assembleia Legislativa do Paraná é a primeira do país a adotar um sistema de votação virtual Além da realização da sessão plenária de modo remoto, aplicativo permite que os deputados se conectem ao painel eletrônico do plenário para realizar as votações.

25/03/2020 18h03 | por Diretoria de Comunicação
Além da realização da sessão plenária de modo remoto, aplicativo permite que os deputados se conectem ao painel eletrônico do plenário para realizar as votações.

Além da realização da sessão plenária de modo remoto, aplicativo permite que os deputados se conectem ao painel eletrônico do plenário para realizar as votações.Créditos: Dálie Felberg/Assembleia

Além da realização da sessão plenária de modo remoto, aplicativo permite que os deputados se conectem ao painel eletrônico do plenário para realizar as votações.

A Assembleia Legislativa do Paraná inovou mais uma vez e é a primeira do país a disponibilizar um aplicativo para que os deputados estaduais possam realizar as votações dos projetos também de forma remota. Desde a última segunda-feira (23) os deputados paranaenses têm realizado sessão plenárias de modo virtual, só que até então, a votação ocorria por chamada nominal. A partir da sessão desta quarta-feira (25) os deputados que possuem celular com sistema Android podem votar, através do smartphone, e os votos são computados imediatamente no painel instalado no plenário do Legislativo. Para os celulares com sistema IOS a votação pelo aplicativo deve ocorrer já na próxima semana.

“Os deputados estão participando da sessão remota, de forma intensa, interagindo bastante. Agora a nossa equipe de tecnologia de informação com a equipe técnica construiu uma solução tecnológica para a votação remota. Uma grande inovação. É utilizado o mesmo sistema do painel eletrônico da Assembleia, o que garante muita segurança na manifestação do voto do deputado. Para a utilização de um aplicativo na votação a Assembleia do Paraná foi a primeira”, disse o primeiro secretário da Assembleia, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB). “Estamos rompendo paradigmas. Em época de crise você consegue transformar em oportunidades. Essas modalidades que estamos adotando aqui serão muito úteis na dinâmica quando passar essa crise do coronavírus. É um grande avanço e devemos à eficácia da nossa diretoria de TI”, completou.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação