Assembleia Legislativa do Paraná é uma das melhores do País, diz pesquisador Entre os portais parlamentares, Alep ocupa posição de destaque na avaliação do doutor em Desenvolvimento Econômico pela Unicamp e professor da UFPR, Sérgio Braga.

26/09/2019 18h33 | por Vanderson Luiz
Entre os portais parlamentares, Alep ocupa posição de destaque na avaliação do doutor em Desenvolvimento Econômico pela Unicamp e professor da UFPR, Sérgio Braga.

Entre os portais parlamentares, Alep ocupa posição de destaque na avaliação do doutor em Desenvolvimento Econômico pela Unicamp e professor da UFPR, Sérgio Braga.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Entre os portais parlamentares, Alep ocupa posição de destaque na avaliação do doutor em Desenvolvimento Econômico pela Unicamp e professor da UFPR, Sérgio Braga.

O professor Sérgio Soares Braga, doutor em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas e membro do corpo docente do programa de pós-graduação em Ciências Políticas da Universidade Federal do Paraná, destacou nesta quinta-feira (26), durante a realização da Semana Acadêmica da Escola do Legislativo, que a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná é hoje uma das melhores do Brasil e “faz parte de um grupo de excelência de órgãos parlamentares que procuram melhorar a qualidade de suas atividades constantemente, com uma gestão transparente e próxima da sociedade”.

Sérgio Braga é uma das maiores autoridades do país em pesquisa sobre portais parlamentares e seus estudos são apresentados em eventos nacionais e internacionais, destacando o que ele considera uma grande evolução da Alep. “Os estudos mostram, em escala internacional, que os portais parlamentares não são apenas ferramentas virtuais. Eles desencadeiam atividades no mundo real. Tendo em vista isso aí, o Portal da Assembleia [do Paraná] evoluiu muito nos últimos anos, desenvolvendo aplicativos, disponibilizando online as ferramentas, como os Diários, que hoje estão disponibilizados no mundo digital, e apresentando programas educacionais e de cidadania”.

O pesquisador elogiou a condução da instituição e afirmou que seus estudos demonstram que a Alep apresentou um grande rol de mudanças nos últimos anos que a fizeram evoluir em todos os sentidos. “No Paraná percebemos que nos últimos anos foram implantados programas de transparência e educativos, como a Escola do Legislativo, uma abertura do parlamento para a sociedade, uma preocupação maior em ouvir a população em audiências públicas e esses são destaques da gestão do presidente Ademar Traiano. Hoje a (Assembleia) do Paraná é uma das melhores do Brasil, ao lado de Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina”, ressaltou.

O professor elogiou a desenvoltura do portal da assembleia (www.assembleia.pr.leg.br), como as transmissões ao vivo de eventos, a facilidade de navegação, bem como programas com o Parlamento Universitário, Geração Atitude, o aplicativo Agora é Lei no Paraná e a grande variedade de eventos que são realizados quase que diariamente, sempre abertos à população. “O Paraná hoje está na vanguarda da implantação de programas de e-parlamentos e sintomas disso são os prêmios. A Escola do Legislativo ganhou prêmio, o aplicativo Agora é Lei no Paraná ganhou prêmio, o Geração Atitude tem muita visibilidade. É um elenco grande de iniciativas que coloca a Alep em posição de destaque entre os portais parlamentares do Brasil. Que as futuras gestões deem continuidade ao que está sendo feito”.

Um dos estudos realizados sobre os parlamentos brasileiros está publicado na Revista do Legislativo Paranaense, da Escola do Legislativo, e pode ser conferido no link http://revista.alep.pr.gov.br/index.php/escolalegislativo/article/view/44.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • labels.alep_enem
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação