"Assembleia no Enem" vai oferecer novos conteúdos para os estudantes Aulas inéditas estão sendo preparadas por professores feras e devem ser divulgadas até o mês de junho nas diversas plataformas online do Legislativo.

06/05/2019 20h02 | por Nádia Fontana

Créditos: Leonardo Cunha/Arte

Estudante, como está sua preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019, que acontecem em novembro? A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), através do projeto “Assembleia no Enem”, disponibiliza mais de 500 videoaulas gratuitas elaboradas por professores feras para ajudar nos seus estudos, e tem uma excelente notícia: conteúdos inéditos estão sendo preparados e serão divulgados até o mês de junho em diversas plataformas online do Legislativo.

Essa novidade é anunciada pela Assembleia neste momento em que acaba de ocorrer a abertura das inscrições para o Enem (que se estendem até o dia 17 de maio).  “Assembleia no Enem” é um projeto desenvolvido através de uma parceria entre o grupo Eureka e a Mesa Executiva da Casa com a finalidade de abrir as portas da Assembleia para os estudantes, oferecendo educação gratuita. Este é mais um ano que a Assembleia e o grupo Eureka trabalham em conjunto na preparação para o Enem e concursos vestibulares.

Videoaulas – Em 2015, 364 aulas foram transmitidas para alunos de todo o Paraná pela TV Assembleia e pelo site oficial. Em 2016, a Assembleia do Paraná realizou no Plenário da Casa, aulões preparatórios para mais de 1200 alunos, acontecimento inédito no Brasil. Ainda em 2016 aconteceu o primeiro concurso de redação para alunos da rede pública estadual de ensino. Nos anos seguintes, o projeto foi sendo ampliado com a gravação de novas aulas e programas, a promoção de aulões e a elaboração de uma cartilha de exercícios com questões específicas. Em 2018, o Plenário da Assembleia ficou completamente lotado de estudantes para mais um aulão. O evento foi transmitido ao vivo pelo Facebook e pela TV Assembleia, com acompanhamento simultâneo em diversos colégios, por meio de telões instalados especialmente com essa finalidade.

Aulão – Além dos novos programas que estão em fase de conclusão, o projeto “Assembleia no Enem” vai realizar ainda neste ano um novo aulão preparatório para o Enem, que acontecerá no Plenário do Legislativo, e deve reunir alunos do Ensino Médio de escolas estaduais de Curitiba. A nova edição do evento será uma oportunidade para os estudantes tirarem dúvidas, reforçarem os conteúdos aprendidos em sala de aula e, principalmente, conhecerem o método utilizado no exame nacional.

Também será distribuído para os alunos participantes um novo caderno de exercícios com conteúdo selecionados pelos professores que participam do projeto. As questões que compõem a publicação estão sendo atualizadas e revisadas com objetivo de apresentar aos estudantes todas as áreas de conhecimento que serão abordadas na prova do Enem em 2019. Na edição de 2018, que pode ser acessada no hotsite do projeto, foram incluídas questões da prova do Enem de 2017. “O aluno precisa estar a par, estar familiarizado e ter um horizonte de produção. Ele precisa entender como as questões são cobradas, como os conteúdos são aplicados e como fazer a interpretação necessária para desenvolver o seu texto”, disse o professor Marlus Geronasso, coordenador do Eureka, durante o aulão do ano passado.

Redação – Dentro ainda do projeto de preparação dos estudantes para o Enem o “1º Concurso de Redação” foi realizado em agosto de 2016 e reuniu cerca de 48 mil alunos de 14 a 19 anos, matriculados nas 132 escolas estaduais de Curitiba. O tema do concurso foi: “Como o cidadão pode participar de maneira efetiva das discussões e da elaboração de projetos de lei na Assembleia Legislativa do Paraná?”. Foram premiadas as três redações que atingiram as maiores pontuações dentro do sistema de avaliação do Enem, com bolsas de estudos oferecidas pela instituição de ensino superior Uninter. Os alunos finalistas também tiveram a oportunidade de participar de uma sessão plenária e as redações foram expostas no Espaço Cultural da Casa.

*Acesse as videoaulas e todos os programas do “Assembleia no Enem” clicando no link: http://www.alep.pr.gov.br/assembleia_no_enem/

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação