Assembleia vai sediar Seminário da Educação Básica do Estado do Paraná Evento debaterá o tema da “Reforma do Ensino Médio”, antecipando os desafios da aplicação da Lei federal 13.415/2017 na educação estadual.

17/05/2018 19h21 | por Sandra C. Pacheco
Seminário de Educação.

Seminário de Educação.Créditos: Arte: Vinícius Leme / Alep

Seminário de Educação.

Por iniciativa dos deputados Delegado Recalcatti (PSD), Hussein Bakri (PSD), presidente da Comissão de Educação, e Maria Victória (PP), vice-presidente, a Assembleia Legislativa vai sediar no período de 23 a 25 de maio o Seminário da Educação Básica do Estado do Paraná, com o tema “Reforma do Ensino Médio”. O evento, organizado pelo Centro Universitário Internacional UNINTER, tem por objetivo discutir o impacto da Lei nº 13.415/2017 no Ensino Médio, antecipando os desafios que essas alterações estruturais representam e os detalhes de sua aplicação na educação estadual.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente no site uninter.com/extensão/eventos até o próximo dia 21. Os participantes terão direito a certificado de 8 horas, como ouvintes. Os debates girarão em torno da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio e estarão abertos a contribuições da sociedade. Cada grupo de discussão vai elaborar relatório dos trabalhos que integrará um documento único a ser analisado pela Comissão de Educação do Legislativo estadual. Aprovado, será encaminhado às autoridades educacionais do Estado e do país.

Programação – A abertura, no dia 23, às 18 horas, no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná, contará com a participação de parlamentares, autoridades educacionais convidadas, além de representantes indicados pelas entidades participantes. Está prevista palestra de representante do Conselho Nacional de Educação. No dia seguinte, das 9 ás 12 horas, ocorre a discussão das temáticas específicas da BNCC, divididas em cinco áreas: Ciências da Natureza; Ciências Humanas; Linguagens; Matemática e Formação Profissional. E das 10h30 até as 12 horas, acontecerá a Plenária Maior, mesa redonda deliberativa sob a condução da professora Dinamara Pereira Machado e do professor Marlus Geronasso.

Das 13h30 até às 17 horas serão elaboradas as propostas de organização curricular do Estado do Paraná nos cinco Itinerários Formativos. Das 16 às 18 horas acontecerá a apresentação das propostas em nova Plenária. Finalmente, no dia 25, às 9 horas, no Plenário da Casa, terá lugar audiência pública convocada pela Comissão de Educação do Legislativo para apresentação e leitura dos documentos elaborados pelas comissões de discussão em seus respectivos Itinerários Formativos. Os documentos serão encaminhados para redação final das proposições e, após a aprovação pela Comissão de Educação, serão encaminhados para a Secretaria de Estado de Educação.

A Base Nacional Comum Curricular é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Aprovada pelo Conselho Nacional de Educação e homologada pelo Ministério da Educação, a BNCC deverá ser implementada em todo o país. As redes estaduais terão que confeccionar seus currículos levando em consideração suas diretrizes.