Audiência na Assembleia discute importância dos Conselhos de Políticas Públicas Semana também será marcada por exposição fotográfica, homenagem aos 160 anos da Igreja Presbiteriana e entrega do título de cidadania à ministra Damares Alves.

09/08/2019 16h20 | por Diretoria de Comunicação
Semana na Alep será marcada pelaor exposição Um Olhar para a Vida, homenagem aos 160 anos da Igreja Presbiteriana e entrega do título de cidadania à ministra Damares Alves.

Semana na Alep será marcada pelaor exposição Um Olhar para a Vida, homenagem aos 160 anos da Igreja Presbiteriana e entrega do título de cidadania à ministra Damares Alves.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Semana na Alep será marcada pelaor exposição Um Olhar para a Vida, homenagem aos 160 anos da Igreja Presbiteriana e entrega do título de cidadania à ministra Damares Alves.

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) promove na próxima terça-feira (13), às 9 horas, a Audiência Pública "Em Defesa dos Conselhos de Políticas Públicas", que vai debater a importância da participação popular e dos conselhos no desenvolvimento de políticas públicas para todos os setores. Proposto pelo deputado Arilson Chiorato (PT), o encontro ocorre no Plenarinho e vai reunir representantes do Ministério Público do Paraná (MP-PR), Governo do Estado, Conselho Estadual de Saúde e Conselhos Estaduais de Assistência Social, Criança e Adolescente, Juventude, entre outros.

Para Chiorato, os conselhos têm papel importante no desenvolvimento da comunidade. "Convidamos a todos e todas para debatermos a importância dos nossos conselhos na formação da nossa sociedade, tendo em vista as recentes ações do Governo Federal, que limitou a participação dos conselhos", diz.

Evangélico – Já o grande expediente da sessão plenária desta segunda-feira (12) vai contar com a participação do diretor-geral do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, Rogério Donato Kampa. A convite do segundo secretário da Assembleia, deputado estadual Gilson de Souza (PSC), Kampa vai falar sobre os desafios da nova gestão. Em 2018, o antigo Hospital Evangélico de Curitiba foi adquirido, por meio de leilão, pelo Instituto Mackenzie, de São Paulo, e vem passando por uma ampla reestruturação. 

“O Hospital Evangélico é uma instituição importante no atendimento da população pelo SUS, especialmente no tratamento de queimaduras. Infelizmente, o hospital passou por problemas de gestão. Agora, sob a administração do Instituto Mackenzie, está sendo realizado um trabalho para que o bom atendimento seja recuperado e ampliado. Por isso, estamos abrindo esse espaço na Alep, trazendo representantes da nova direção para informar aos parlamentares e aos paranaenses os caminhos que estão sendo traçados para que esse objetivo seja conquistado”, destacou Gilson de Souza.

Rogério Kampa é médico clínico geral formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Batista do Paraná. Possui pós-graduação em Administração e é professor da Faculdade Presbiteriana de Teologia do Sul. Kampa foi prefeito de Araucária, na região Metropolitana de Curitiba (RMC), entre 1983 e 1988 e atuou como diretor-geral da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (1989 -1990).

Exposição – Também na segunda-feira (12) acontece a abertura da exposição “Um Olhar para a Vida”, às 9 horas no Espaço Cultural por solicitação do deputado Evandro Araújo (PSC). A mostra é organizada pela Maternidade Mater Dei, de Curitiba, e traz como conceito os olhares que envolvem a chegada de um filho, retratados nos primeiros momentos de vida de um bebê com sua família. Os cliques foram feitos pelas lentes de 13 fotógrafos de Curitiba, que buscaram trazer o sentimento de afeto que existe no dia a dia da maternidade.

Na exposição, o visitante poderá ver fotos de mães zelando pelo filho na UTI, a serenidade do momento da amamentação, a alegria do primeiro banho e a cumplicidade entre a mãe, bebê e a família. As fotos ficarão em exposição até o dia 16 de agosto, na Alep.

Título – A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, receberá na próxima segunda-feira (12) o título de Cidadã Benemérita do Paraná às 9 horas no Plenário. (leia matéria no site)

Aulão - Nesta reta final dos preparativos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, mais de 700 estudantes da rede pública devem participar de um “aulão” especial que acontecerá no próximo dia 13 de agosto no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).  A atividade faz parte das ações do “Assembleia no Enem”, projeto que disponibiliza gratuitamente mais de 500 videoaulas com conteúdos que contribuem para melhorar o desempenho no exame, abrindo as portas para o ingresso no ensino superior. (leia matéria no site)

160 anos da IPB – Os 160 anos de fundação da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) serão celebrados em sessão solene que acontecerá na terça-feira (13), às 18 horas, no Plenário da Assembleia Legislativa. A solenidade, proposta pelo deputado Coronel Lee (PSL), vai homenagear cerca de 30 personalidades ligadas à comunidade presbiteriana do Paraná, entre eles o presidente do Sínodo de Curitiba, reverendo Elizeu Eduardo de Souza; o secretário executivo do Supremo Concílio da IPB, reverendo Juarez Marcondes Filho; e o diretor-geral do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, Rogério Donato Kampa. “Essa sessão solene vai parabenizar e agradecer a Igreja Presbiteriana do Brasil pelos seus 160 anos de trabalhos dedicados à sociedade paranaense na educação religiosa, na educação secular e ainda no atendimento à saúde”, ressalta do deputado Coronel Lee.

Frente Parlamentar – A Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia Paranaense será lançada na quarta-feira (14) às 18 horas no plenário, por proposição do deputado Tião Medeiros (PTB). O grupo será formado por deputados estaduais advogados e soma-se ao trabalho já realizado pela Comissão de Acompanhamento Legislativo e do Conselho Pleno no monitoramento de temas relevantes para a sociedade.

Estrada do Colono – Finalizando a semana, a Frente Parlamentar pela Reabertura da Estrada-Parque Caminho do Colono, em parceria com a Comissão de Direitos Humanos, realiza duas audiências públicas na quinta-feira (15) e na sexta-feira (16) nas cidades de Capanema e Medianeira, respectivamente.

Os debates acontecem a partir das 19 horas no Parque de Exposições - Centro de Eventos Martinho Lutero, em Capanema; e no Auditório da Prefeitura do Município de Medianeira.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação