Câncer bucal, prevenção e tratamentos, é o tema do programa Assembleia Entrevista A entrevistada é a dentista Ana Paula Prestes Virmond Traiano, especialista estomatologia e mestre em radiologia odontológica.

26/10/2022 16h47 | por Rafael Guareski
A convidada do Assembleia Entrevista desta semana é a dentista Ana Paula Prestes Virmond Traiano, especialista estomatologia e mestre em radiologia odontológica, que fala sobre o Novembro Vermelho..

A convidada do Assembleia Entrevista desta semana é a dentista Ana Paula Prestes Virmond Traiano, especialista estomatologia e mestre em radiologia odontológica, que fala sobre o Novembro Vermelho..Créditos: Reprodução Zoom.

A convidada do Assembleia Entrevista desta semana é a dentista Ana Paula Prestes Virmond Traiano, especialista estomatologia e mestre em radiologia odontológica, que fala sobre o Novembro Vermelho..

Desde 2019 o Paraná conta com uma lei que instituiu o “Novembro Vermelho” como mês dedicado à prevenção e ao combate ao câncer de boca. A Lei 19.868/2019, de autoria do deputado Ademar Traiano (PSD), busca alertar para o tema com campanhas de prevenção e tratamentos para este tipo de câncer.

A dentista Ana Paula Prestes Virmond Traiano, especialista em Estomatologia e mestre em Radiologia Odontológica, participa do programa Assembleia Entrevista desta quinta-feira (27) para falar sobre o tema. Ana Paula foi a idealizadora do projeto que instituiu o “Novembro Vermelho” no Paraná. “É sempre uma honra poder falar sobre o Novembro Vermelho, pois ele foi muito importante em um momento de dificuldade da minha vida e que consegui continuar. A bandeira que levantamos lá em 2019 só vem se fortalecendo”, afirmou Ana Paula.

A dentista teve câncer de útero em 2017. Como já era professora da área bucal, acabou se envolvendo pessoalmente no tema. “Quando estava em tratamento comecei a pesquisar sobre o câncer bucal e descobri que ele é o quinto tipo que mais acomete os homens. Isso me assustou muito, principalmente por hábitos que a população tem e que são fatores de predisposição da doença, que é o consumo de bebida alcoólica e o cigarro” disse.

Durante a entrevista, Ana Paula lembrou que as pessoas podem fazer um autoexame na frente do espelho, o que ajuda na prevenção e na busca rápida por um profissional especializado para tratar do caso. “As manchas de colorações arroxeadas, vermelhas ou brancas; feridas na boca que não se curam; e a rouquidão persistente são alguns dos principais sinais de que algo não vai bem. É preciso lembrar que o câncer na maioria das vezes ele é silencioso, por isso precisamos ficar atentos diariamente”.

A Secretaria de Saúde do Paraná (SESA) preparou uma série de eventos em alusão ao “Novembro Vermelho”, com palestras e ações durante todo o mês. No dia 14 de novembro, será o dia “D” voltado exclusivamente para conscientização da população paranaense.

A entrevista com a Dra Ana Paula vai ao ar nesta quinta-feira (11) às 11 horas na TV Assembleia, com reprise ao longo na semana. O Assembleia Entrevista ouve pessoas da comunidade que se destacam por trabalhos e serviços que prestam à população e tem como cenário o Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação