Cinquentenário da fisioterapia e da terapia ocupacional é celebrado na Assembleia Legislativa Profissionais das duas categorias, regulamentadas em 1969, foram homenageados em sessão solene proposta pelo deputado Anibelli Neto (MDB).

27/11/2019 20h26 | por Trajano Budola

Conselhos representativos de fisioterapia e terapia ocupacional recebem menção honrosa da Assembleia pelos 50 anos de regulamentação das profissões.Créditos: Dálie Felberg/Assembleia

“O fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional são profissionais de primeiro contato, que têm autonomia tanto para diagnóstico quanto para tratamento. E quando eles conseguem executar este fazer, é o melhor remédio, o que tem menor sequela e maior resolutividade”. Com estas palavras a presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 8ª Região, Patricia Rossafa Branco, definiu o trabalho que mereceu a homenagem da Assembleia Legislativa do Paraná, que promoveu uma sessão solene para celebrar o cinquentenário da regulamentação da fisioterapia e terapia ocupacional, na noite desta quarta-feira (27), evento proposto pelo deputado Anibelli Neto (MDB).

“Hoje, esta solenidade remete à história, lutas, desafios e sacrifício destes profissionais da saúde. Estas duas profissões merecem nosso respeito e respaldo, continuaremos, com projetos de lei e audiências públicas, o que pudermos fazer no Legislativo, como representantes do povo paranaense, para fortalecer as atividades”, afirmou Anibelli. Patricia Luciane Santos de Lima, vice-presidente do Conselho Nacional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, agradeceu a homenagem em nome dos 250 mil fisioterapeutas e 16 mil terapeutas ocupacionais de todo Brasil. “São profissionais que circulam nas UTI dos hospitais e instituições de forma bastante presente”, contou.

De acordo com a vereadora de Curitiba, Noemia Rocha, o reconhecimento de profissões relevantes para a recuperação dos pacientes se faz motivo de celebração. “Quero parabenizar a profissão de fisioterapia, que é uma das mais antigas da área da saúde, e a da terapia ocupacional, da qual aprendo muito pelo trabalho desenvolvido com excelência. Estou honrada de participar deste movimento que busca mais politicas públicas e valorização dos conselhos e sindicatos para priorizar a saúde, que deve ser prioridade para o poder público”, explicou. Segundo Milton Carlos Mariotti, professor de Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), “a terapia ocupacional foi implantada em 1980 na Universidade Tuiuti do Paraná e vem se desenvolvendo, com mais de mil profissionais atuando no estado, formado por universidades. É um reconhecimento importante que o Legislativo faz deste trabalho”, acrescentou.

Dorivan Brito da Silva da Associação Brasileira da Terapia Ocupacional e da Associação Cultural dos Terapeutas Ocupacionais do Estado do Paraná, a homenagem marca “cinquenta anos de luta pelo reconhecimento das profissões de fisioterapeuta e terapeutas ocupacionais. Um reconhecimento social que travamos desde 1969 pelo reconhecimento destas profissões, de nossa capacidade técnica, cientifica e legal para o uso de ocupações como recurso terapêutico de promoção da saúde, inclusão social e garantia de direitos dos cidadãos a uma vida digna, com qualidade e bem estar”, explicou.

A vice-presidente da Associação Brasileira de Fisioterapia Traumato-ortopédica, Rubia Benatti, descreveu a atuação dos profissionais, que necessitam do apoio do poder público e gestores para oferecer serviços de qualidade, ético e com responsabilidade social. “Nossa sociedade envelhecem, a expectativa de vida aumenta e a fisioterapia contribui para a qualidade de vida em todas as áreas de atenção da saúde. A fisioterapia e terapia ocupacional são fundamentais para a garantia do bem estar de nossas comunidades”, frisou.

Participaram da homenagem ainda: o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA), Ricardo Rocha de Oliveira; a presidente do Provopar, Carlise Kwiatikoswski; e o assessor técnico da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, Isael Pastuch Junior, representando o secretário Ney Leprevost.