Comissão Executiva da Assembleia Legislativa participa da posse do novo presidente do TRE-PR Cerimônia aconteceu na tarde de terça-feira (1º) na sede do órgão.

02/02/2022 11h43 | por Diretoria de Comunicação com assessorias

Desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura assume a presidência do TRE-PR.Créditos: Reprodução Youtube TRE-PR

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), e o primeiro secretário, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), participaram na tarde de terça-feira (1º) da cerimônia de posse do novo presidente do TRE-PR, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, e do vice-presidente e corregedor, desembargador Fernando Wolff Bodziak. Também participaram da cerimônia os deputados Anibelli Neto (MDB), Guto Silva (PSD) e Alexandre Curi (PSB).

Traiano destacou a importância do TRE-PR na responsabilidade e dever de zelar pela democracia brasileira. “Nós políticos somos atores desse processo, que com certeza vai se desencadear a partir de agora, e temos a compreensão de quanto é importante a presença da Justiça Eleitoral, porque ela é a instituição que tem o dever de zelar por um processo eleitoral limpo, sério e, acima de tudo, que possa dar a segurança jurídica para a eleição”, declarou. “A democracia se consolida pelo respeito às nossas instituições, mas acima de tudo, pelo processo eleitoral, pelo direito do livre exercício da cidadania através do voto. Portanto, esse respeito que devemos ter e tenho certeza de que a Justiça Eleitoral tem pelo nosso cidadão, que pela livre escolha no processo eleitoral tem um papel preponderante no contexto da nossa democracia”, completou.

O presidente da Assembleia disse ainda que o Poder Legislativo segue junto na construção de um processo eleitoral limpo e de consolidação da democracia no estado e no país. “Quero aqui como presidente de um Poder, dizer que estamos aqui presentes para demonstrar o respeito que a Casa tem pela instituição TRE-PR. Para dizer a todos que acreditamos sim na Justiça Eleitoral brasileira, que devotamos fé e esperança de que a Justiça Eleitoral cumpra seu papel no contexto da sociedade, apesar de que no processo e no mundo político há sempre aqueles que divergem, se contrapõem e criam factoides permanentes. Mas digo que a Assembleia Legislativa respeita, mais uma vez afirmo aqui, a instituição TRE-PR e trabalharemos juntos para a construção de um processo eleitoral limpo e da consolidação da democracia no nosso estado e no país”, disse. “Parabenizo o desembargador Tito por ter exercido um mandato ímpar e saúdo toda a sua equipe. E quero aqui, acima de tudo, desejar meus votos de uma gestão profícua ao desembargador Wellington e ao vice-presidente e corregedor, desembargador Fernando”, concluiu.

Fake News

O primeiro secretário, deputado Romanelli o combate sem trégua às fakes news que podem comprometer o resultado das eleições de outubro. “O combate à desinformação será o grande desafio das eleições. Precisamos ampliar o acesso aos canais de comunicação da Justiça Eleitoral, para que o eleitor possa denunciar as fake news e, ao mesmo tempo, confirmar a veracidade das informações publicadas nas redes sociais”, disse.

Romanelli parabenizou os desembargadores Wellington Emanuel Coimbra de Moura, que assumiu a presidência do TRE, e Fernando Wolff Bodziak, vice-presidente e corregedor do órgão. O novo presidente assume o lugar do desembargador Tito Campos de Paula. O mandato é de dois anos.

Desafios

Em seu discurso de posse, o desembargador Wellington Coimbra agradeceu aos familiares, amigos e colegas que fizeram parte de sua trajetória de vida e no Judiciário. “A missão que hoje assumo é inequivocamente desafiadora. Estaremos com volume extremado de demandas a serem enfrentadas e outro tanto do lado de fora a bater em nossa porta. Neste contexto, nos chama à responsabilidade os princípios constitucionais da eficiência e celeridade, os quais serão paradigmas da administração que queremos”, disse.