Deputada pede ao governador que não interrompa a compra da alimentação escolar da agricultura familiar

17/03/2020 17h00 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputada Luciana Rafagnin (PT).

Deputada Luciana Rafagnin (PT).Créditos: Dálie Felberg/Assembleia

Deputada Luciana Rafagnin (PT).

Ao decretar o fechamento das escolas em todo o Paraná, a partir da próxima sexta-feira (20), como medida necessária para conter o avanço na proliferação do coronavírus, o adoecimento da população e a sobrecarga do sistema de saúde, o Governo do Estado decidiu também suspender a compra de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar. Tal medida acarreta em prejuízos aos agricultores que já plantaram e precisam colher os alimentos que seriam vendidos ao programa estadual.

Por isso, a deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) protocolou na Assembleia Legislativa do Paraná nesta terça-feira (17) um requerimento ao governador Carlos Massa Ratinho Júnior e ao secretário da Educação, Renato Feder, para que sejam mantidas e não suspensas as compras de produtos da agricultura familiar para o programa da alimentação escolar durante a vigência do decreto nº 4230. "As camadas sociais de renda baixa sofrem mais as consequências provocadas pelo coronavírus. Os pequenos empresários, os agricultores familiares, os funcionários terceirizados e os informais, entre outros, têm suas funções e seus ganhos prejudicados pela situação", disse a deputada Luciana.

"São necessárias, por parte do Poder Executivo nas esferas federal, estadual e municipais, medidas que apoiem e busquem garantir a renda de quem mais precisa. Há aproximadamente três semanas o governo estadual iniciou as compras da agricultura familiar para a alimentação escolar pública, os agricultores se prepararam para atender as demandas por produtos, plantaram verduras, frutas, prepararam as matérias-primas para a elaboração de alimentos processados", reforça a deputada.

Pensando no prejuízo aos agricultores familiares e frustração da safra plantada nas lavouras, a deputada sugere manter as compras de alimentos e distribuí-los aos asilos, hospitais, penitenciárias e casas de apoio, entre outras instituições contempladas pela ação social do estado.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação