Deputado destaca cessão de terreno para construção do Bairro Novo da Caximba

17/12/2019 17h13 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputado Michele Caputo (PSDB)

Deputado Michele Caputo (PSDB)Créditos: Marcus Vinicius Schroeder

Deputado Michele Caputo (PSDB)

Foi aprovado nesta terça-feira (17), em primeira e segunda votação, o projeto de lei que cede uma área de 781 mil metros quadrados à prefeitura de Curitiba para a construção do Bairro Novo da Caximba. Segundo o deputado estadual Michele Caputo (PSDB), que preside na Assembleia Legislativa do Paraná a Comissão de Relações Federadas e Assuntos Metropolitanos, trata-se de uma conquista importante para garantir moradia digna às mais de 8 mil pessoas que vivem irregularmente na localidade.

“Esta será a maior obra de intervenção urbana dos últimos anos na capital. A ideia é tirar o lixo e o abandono da Caximba, levando mais infraestrutura e cidadania para aquela região”, explica o deputado, que em seu primeiro ano de mandato tem lutado por melhorias para Curitiba.

O Projeto do Bairro Novo da Caximba é uma das prioridades da gestão municipal. Serão mais de R$ 250 milhões em investimentos, sendo parte obtida pela prefeitura através de um financiamento junto à Agência Francesa de Desenvolvimento.

"Mais um passo dado em favor da implantação do Bairro Novo da Caximba. Faremos justiça social com pessoas levadas a viver em lugar que não é próprio para moradia e, ao mesmo tempo, traremos equilíbrio ambiental para a um local que por anos sofreu com a degradação. Agradeço o apoio dos deputados estaduais ao projeto", disse o prefeito Rafael Greca.

As obras atenderão uma população bastante carente da região Sul da cidade, que precisa de moradia, saúde, educação e saneamento básico. “São pessoas que moram há quase 10 anos naquela localidade, que além de ser uma área de preservação ambiental, não oferece o mínimo de estrutura para se viver”, enfatiza Michele Caputo.

Com o investimento, a ideia é construir um bairro inteligente e completo, com casas, ruas, unidade de saúde, escola, saneamento básico e demais serviços importantes ofertados pela prefeitura. Também será criado um parque linear para prevenir enchentes e preservar a bacia da região, que envolve os rios Barigui e Iguaçu.

Para o vice-prefeito Eduardo Pimentel, com o este projeto socioambiental inovador, Curitiba retoma o protagonismo e demonstra na prática o compromisso com o progresso social dos cidadãos mais carentes. “A região da Caximba, que por anos foi esquecida pelo poder público, agora terá a dignidade restabelecida com um projeto moderno, que será exemplo nacional”, comenta.

As melhorias devem beneficiar ainda a população da Vila 29 de Outubro, que foi notícia nacional, recentemente, por conta das condições precárias de vida dos moradores da ocupação. A regularização fundiária contemplará também as famílias da Vila Dantas, Vila Espaço Verde e Vila Primeiro de Setembro.