Deputado Francisco Bührer (psdb)

26/10/2009 15h36 | por Clediney Silva / 41 3350-4067
Acompanhado pelo prefeito de Fazenda Rio Grande, Chico Santos, o deputado Francisco Bührer esteve no Gabinete do líder do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Luiz Cláudio Romanelli, solicitando urgência na tramitação do projeto que prevê anistia para as dívidas dos municípios industrializados. A iniciativa foi anunciada pelo governador Roberto Requião no dia 06 de outubro e já no dia 21 o projeto foi lido no Plenário do Legislativo, onde conta com o apoio da grande maioria dos parlamentares.Na visão de Francisco Bührer, o Governo do Estado agiu com coerência e que o fato do perdão da dívida possibilitará que vários municípios possam retomar sua capacidade de contrair empréstimos para realização de obras e serviços. O projeto, elaborado por meio da Secretaria Estadual da Fazenda, anistia dívidas das companhias municipais de desenvolvimento de Curitiba, Araucária, São José dos Pinhais, Campo Largo, Fazenda Rio Grande e Piên, com o Fundo de Desenvolvimento do Estado. As dívidas, contraídas durante a década de 1990, financiaram incentivos para empresas multinacionais que se instalaram nos municípios e somam R$ 764 milhões, em valores atualizados. “Por causa delas, as prefeituras estão impedidas de tomar empréstimos e financiamentos públicos”, destaca Francisco Bührer. A maior dívida é da companhia de desenvolvimento de Curitiba – R$ 403 milhões, em valores atualizados para 2009. Em seguida, vêm os débitos de São José dos Pinhais (R$ 240 milhões), Fazenda Rio Grande (R$ 55,5 milhões), Campo Largo (R$ 36,4 milhões), Piên (R$ 18,3 milhões) e Araucária (R$ 10,8 milhões). SOLUÇÃO NEGOCIADAO assunto foi tema de inúmeras reuniões em que participou o deputado Francisco Bührer e os prefeitos dos municípios envolvidos, sempre buscando, junto ao Estado, uma solução para o problema que se constituía em um entrave para as Prefeituras contrair empréstimos e financiamentos públicos para a realização de obras e serviços.Segundo Francisco Bührer, o assunto que foi amplamente discutido junto ao Governo do Estado recebeu do mesmo a atenção necessária e o resultado foi o anuncio do Governador. “Era a única forma de resolver o problema e devolver aos prefeitos maior possibilidade de ação, além do que, o volume das dívidas era impraticável para os municípios. O Governador Requião está de parabéns e quem ganha com isso é o povo do Paraná, principalmente das cidades beneficiadas”, disse o deputado.Para o Prefeito Chico Santos, de Fazenda Rio Grande, o anuncio do Governo foi um alivio para a Administração. “Do jeito que está é legalmente impossível que busquemos financiamentos públicos para a realização de obras, e pagar essa dívida é da mesma forma impossível, mas essa noticia nos traz alívio”, comentou o Prefeito.Para o efetivo perdão das dívidas, o projeto necessita de tramitação e aprovação do Legislativo Estadual, onde segundo o deputado Francisco Bührer os parlamentares estaduais estão sensíveis ao assunto e a importância do tema, e que desta forma, a aprovação do Projeto não encontrara dificuldades.