Deputado pede cópia do estudo que embasou reajuste da Sanepar

26/08/2020 16h10 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputado Soldado Fruet (PROS).

Deputado Soldado Fruet (PROS).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputado Soldado Fruet (PROS).

O deputado estadual Soldado Fruet (PROS) apresentou nesta quarta-feira (26) na Assembleia Legislativa do Paraná um requerimento solicitando ao diretor-presidente da Agência Reguladora do Paraná (Agepar), Omar Akel, a cópia integral do estudo que resultou na homologação do reajuste da tarifa cobrada pela Sanepar em 9,62%. Conforme amplamente noticiado na terça-feira (25), a correção tarifária dos serviços de água e esgoto da Companhia de Saneamento do Paraná foi aprovada pelo Conselho Diretor da autarquia reguladora dos serviços públicos delegados do Paraná e entrará em vigor no próximo dia 1º de novembro.

“Lamento esta medida, que vai na contramão dos esforços governamentais para ajudar a população nesse período de pandemia”, reagiu o deputado, ressaltando que, além dos impactos econômicos decorrentes da covid-19, os paranaenses ainda enfrentam racionamentos de água devido à grave estiagem que o estado vivencia. “Ainda que parte do valor decorra de parcelamento anteriormente acordado e ciente de que reajustes nessa seara, normalmente, têm lastro contratual e que são formulados mediante complexas equações, mas que dependem de homologação desta egrégia autarquia, solicito ao Sr. Diretor-Presidente para que envie cópia integral dos estudos e demais documentos que fundamentaram e resultaram na aprovação e consequente homologação do aumento tarifário, no montante de 9,62%", reivindicou.

Segundo o deputado, o requerimento visa garantir a transparência no processo de recomposição tarifária da Sanepar. “Solicitei os dados para que a população paranaense tenha ciência, de maneira embasada, a todos os motivos que levaram ao reajuste, que irá pesar muito no bolso de todo o povo paranaense neste momento de crise e dificuldades”, afirmou. 

Desde o início do mandato, o parlamentar defende que a empresa não perca sua função social. Em abril do ano passado, o deputado Soldado Fruet ajuizou uma ação civil pública para barrar o reajuste anual das tarifas da Sanepar, argumentando que era superior à inflação e que a empresa tem excelente condição financeira, com distribuição de seguidos lucros aos acionistas. Na plenária do último dia 11 de agosto, ao comentar a alta de 22% no lucro da companhia no segundo trimestre, alertou que “a Sanepar trabalha para os investidores e não mais para o povo paranaense”.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação