Emoção marca cerimônia de entrega de título a Isabel Kugler Mendes Advogada, ativista dos direitos humanos, especialmente da população carcerária e das mulheres, recebeu título de Cidadã Benemérita do Paraná, na noite desta segunda-feira (12) na Assembleia Legislativa do Paraná.

12/12/2022 21h14 | por Claudia Ribeiro
Maria Isabel Kugler Mendes recebe o titulo de Cidadania Benemérita do Parana.

Maria Isabel Kugler Mendes recebe o titulo de Cidadania Benemérita do Parana.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Maria Isabel Kugler Mendes recebe o titulo de Cidadania Benemérita do Parana.

Meio século de vida dedicado aos direitos humanos. Assim, pode ser traduzida a luta da advogada Isabel Kugler Mendes, que passou a maior parte da carreira profissional defendendo a dignidade da população carcerária do Paraná e que foi homenageada na noite desta segunda-feira (12) com o título de Cidadã Benemérita do Estado pelos deputados Tadeu Veneri (PT), que preside a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, e Goura (PDT). “Ela é que nos homenageia com seu trabalho incansável na defesa dos que mais precisam do poder público. Respeito muito o seu trabalho, pelos riscos que correu e pelo sofrimento que teve junto aos que costumava defender. Foi uma marca dela esse poder de negociação que sempre teve”, ressaltou Veneri. “Me lembro que os presos gritavam pelo nome da doutora Isabel quando íamos visitar as penitenciárias. Essa entrega dela, essa generosidade e vocação para cuidar das pessoas foram o que nos motivaram a fazer a homenagem a ela nesta noite e a reverenciar seu trabalho”, acrescentou Goura.

Ativista também de outras  causas, como as  femininas, Isabel Kugler é conhecida como "mãe dos presos". Aos 86 anos, é matriarca de uma família numerosa, com dez filhos, e muitos netos e bisnetos, além de contar com diversos amigos e admiradores.  Tanto que o Plenário da Casa de Leis foi completamente tomado por eles durante a sessão solene de entrega do título. “Para mim, este é um momento único, de muita emoção. Considero esse título uma elevadíssima honraria, mas ele me levou a uma reflexão: foi em Jesus que encontrei o norte da minha jornada, quando ele ensinou “Ama o  teu próximo como a ti mesmo”. Amando o próximo, eu o aceito com todas as diferenças”, refletiu, bastante emocionada,  em seu discurso.

Ainda no discurso, ela contou que, antes mesmo de trabalhar pelos direitos humanos, já tinha um olhar de compreensão com o outro. “Eu entendia, desde cedo, que ser boa, atender os mais fracos, era um compromisso com a lei de Deus e dos homens. Isso não aconteceu sozinha. Cada passo foi um trecho do caminho para que minha história fosse construída, inspirada em muitas pessoas, entre elas, minha família e em muitos anjos que tiveram papel fundamental na minha jornada”, lembrou.

Carreira

Isabel Kugler Mendes é paranaense de  Tibagi. Se formou em  direito com quase 40 anos, quando já tinha todos os filhos. Começou a carreira como taquígrafa. Foi assessora na Assembleia Legislativa do Paraná. Depois de formada, foi procuradora concursada da Câmara de Vereadores de Curitiba, a primeira mulher nesta função, ainda nos anos 1970. Durante a Constituinte de 1988 assessorou a liderança do governo paranaense na Assembleia Legislativa do Paraná.  Foi nessa época que  se aproximou da questão carcerária, quando o marido foi nomeado diretor da Colônia Penal Agrícola e ela e seus filhos passaram a conviver mais perto dos internos.

A partir desta experiência, Isabel percebeu carências e passou a agir em prol da dignidade da população carcerária. Ela também fez trabalho voluntário em diversas entidades do terceiro setor e conselhos públicos voltados em especial à defesa da mulher e dos direitos humanos. Foi presidente por 14 anos do Conselho da Mulher de Curitiba, tendo atendido milhares de mulheres em situação de violência, e vice-presidente de 2004 a 2013 da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná (OAB-PR). Representou o Paraná na Coordenação Internacional de Defesa dos Direitos Humanos da OAB/Federal.

Dizem que se aposentou em 2021, mas ela contesta. “Eu tenho 86 anos de vida, estou cheia de saúde, trabalhando e cheia de amor à vida e aos direitos humanos. E posso dizer a vocês que meus valores continuam intactos e que o valor não está no que se tem, mas no que se é e que integridade e dignidade andam juntas”, finalizou.

Participações

Além da família e amigos de Isabel Kugler, marcaram presença na sessão solene, Bruno Mueller, 2º subdefensor público da Defensoria Pública do Paraná e padre Lédio Vera, da Paróquia  Nossa Senhora Aparecida, do bairro Uberaba, em Curitiba.