Estado Autoriza Obras do Pit Em São José dos Pinhais

07/07/2008 18h03 | por Assessoria de Imprensa - Vilmar Junior
O governo do estado autorizou na última sexta-feira (04) duas novas obras do Programa de Integração do Transporte (PIT) em São José dos Pinhais, município da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Em solenidade oficial, o governador Roberto Requião assinou as ordens de serviço para início da construção da trincheira, entre as avenidas Rui Barbosa e das Torres, e do novo terminal rodoviário de passageiros. Também assinaram as autorizações o secretário de Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, e os deputados Edson Strapasson, Francisco Bührer e Max Rosenman, além do prefeito municipal Leopoldo Meyer.Segundo a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), o novo terminal será construído na Avenida das Américas esquina com a Rua Claudino dos Santos. Serão investidos R$ 4,1 milhões na obra. Já a construção da trincheira, entre a Avenida da Torres e Avenida Rui Barbosa, vai custar mais de R$ 9 milhões e facilitará os acessos ao aeroporto Afonso Pena, ao centro do município e às rodovias BR-376 e 277. Para o deputado Strapasson, que foi secretário Metropolitano e coordenou os primeiros investimentos do programa em vários municípios da RMC, o PIT é um programa de grande importância. “O PIT visa exatamente dotar os municípios metropolitanos de uma melhor infra-estrutura, tanto em sistema viário, implantado corredores de transporte, quanto na ampliação e construção de terminais rodoviários. São investimentos pesados na RMC, viabilizados pelo governador Requião, que estão mudando a realidade de circulação, garantindo mais conforto e agilidade ao transporte coletivo e segurança aos usuários”, afirmou.Strapasson também destacou as novas obras do PIT no município. “É uma grande satisfação que nós temos em ver São José dos Pinhais recebendo mais investimentos por parte do governo Roberto Requião. A duplicação da Avenida das Américas já foi iniciada. Agora, foram autorizadas a construção da trincheira e de um moderno terminal rodoviário. Sem dúvidas temos que comemorar o PIT, um programa que nós ajudamos a desenvolver, implantando os primeiros projetos, alguns concluídos e outros em andamento, e os novos projetos que estão sendo iniciados e licitados que deixamos encaminhados”, disse.O secretário Forte Netto destacou que os investimentos do governo estadual em São José dos Pinhais são da ordem de R$ 36,4 milhões. “Além do que foi anunciado hoje, é importante salientar que só de pavimentação urbana foram investidos R$ 9,7 milhões, correspondendo ao asfaltamento de cerca de 20 quilômetros de ruas, e que o município também foi beneficiado com a construção de quatro quadras esportivas cobertas junto a escolas estaduais, no valor de R$ 823 mil”, disse.EM ANDAMENTO – A duplicação da Avenida das Américas, que é o prolongamento da Marechal Floriano, também faz parte do Programa de Integração do Transporte (PIT)em São José dos Pinhais. Os trabalhos foram iniciados em março e o governo do estado está investindo mais de R$ 6,6 milhões para melhorar esta importante ligação com Curitiba. A obra também compreende a reforma e ampliação da ponte sobre o Rio Iguaçu.GINÁSIO - Também foi assinado pelo governador Roberto Requião um contrato de financiamento para a construção de um ginásio de esportes e lazer no Bairro Afonso Pena. Com prazo de execução de 300 dias, o ginásio de esportes vai custar R$ 6 milhões.