Jovens apresentam ideias e propostas para deputados da Comissão da Juventude O deputado Galo (PODE), presidente do grupo, disse que pretende abrir um canal permanente de comunicação com o público através das redes sociais.

19/03/2019 11h44 | por Thiago Alonso
Temas como gravidez na adolescência e formação acadêmica estão na pauta da Comissão.

Temas como gravidez na adolescência e formação acadêmica estão na pauta da Comissão.Créditos: Dálie Felberg/Alep.

Temas como gravidez na adolescência e formação acadêmica estão na pauta da Comissão.

A primeira reunião da Comissão de Defesa dos Direitos da Juventude, realizada na manhã desta terça-feira (19) na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), trouxe uma novidade: a participação de jovens no encontro, contribuindo com a sugestão de temas e assuntos para o debate. O objetivo é abrir um canal de diálogo com a juventude. A reunião de instalação da Comissão contou ainda com a apresentação dos membros e recebimentos de temas para os próximos encontros.

De acordo com o presidente, deputado Galo (PODE), a prática de ouvir a faixa etária vai ser comum. “O papel dos jovens na sociedade é muito importante para a construção do futuro. A participação deles vai dar um direcionamento a nossas pautas e discussões”, explicou. Os deputados Paulo Litro (PSDB), Boca Aberta Jr. (PROS) e Soldado Fruet (PROS) participaram da reunião.

Susan Martinez, de 20 anos, e Lucas Massolin, de 24, foram os primeiros jovens ouvidos pelos deputados. Lucas disse esperar que a Comissão escute a juventude. “Precisamos de diálogo. Esse é um mecanismo de mudança”, avaliou. “O futuro se constrói no presente. Queremos representação para formar um caminho melhor”, completou Susan.

O professor da rede municipal de Ensino, Fábio Tadeu da Costa Pinto, vai auxiliar os trabalhos do grupo. “Estamos buscando parcerias que deem alicerce a esta faixa etária, compreendida entre os 13 e 25 anos. Precisamos desta estrutura para formação da sociedade”, comentou. De acordo com ele, entidades como a Pontifícia Universidade Católica (PUC), Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Secretaria de Educação do Paraná, Secretaria do Esporte e do Turismo e Fundação de Ação Social de Curitba (FAS) vão contribuir para as discussões.   

Internet – O deputado Galo explicou ainda que o grupo de trabalho pretende abrir um canal de comunicação com o público pela internet. “Vamos construir um espaço pelas redes sociais, pelos aplicativos de troca de mensagens para que esta parcela da sociedade possa se manifestar”, disse. A Comissão pretende abordar temas como gravidez na adolescência, questão sexual, formação acadêmica e profissional, além da influência das redes sociais no cotidiano. “Queremos saber sobre os desejos dos nossos jovens e junto com eles buscar meios para satisfazer seus anseios”, encerrou o parlamentar.  

Composição – São membros titulares da Comissão de Defesa dos Direitos da Juventude, além do deputado Galo, Rodrigo Estacho (PV), Paulo Litro (PSDB), Boca Aberta Junior (PROS), Professor Lemos (PT), Goura (PDT) e Soldado Fruet (PROS).

 

Ouça o Podcast relacionado

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação