Líder do Governo destaca trabalho conjunto entre Executivo e Assembleia no enfrentamento ao coronavírus

07/04/2020 18h28 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar

Deputado Hussein bakri (PSD), líder do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Geraldo Bubniak/AEN

O governador Carlos Massa Ratinho Junior se reuniu por meio de videoconferência, nesta terça-feira (7), com deputados estaduais da base aliada para discutir estratégias conjuntas no enfrentamento ao coronavírus. Na reunião articulada pelo líder do Governo, Hussein Bakri (PSD), Ratinho sancionou o repasse de R$ 37,7 milhões da Assembleia Legislativa para financiar 1.500 leitos e comprar máscaras, luvas e aventais.

“Mais do que nunca, este é o momento de os poderes serem solidários e trabalharem unidos. Temos trabalhado com objetividade e rapidez na Assembleia, para que as ações em prol dos paranaenses possam ser implantadas com a urgência exigida agora. Nossa ideia é que a reunião seja periódica durante a pandemia do coronavírus, permitindo que o Governo e os deputados alinhem as ações de forma regionalizada, atendendo às particularidades locais”, destacou Hussein Bakri.

Aos parlamentares, o Governador agradeceu a disposição em ajudar o Estado desde o início da luta contra o coronavírus. Ratinho ainda explicou como serão aplicados os recursos repassados pelo Legislativo ao Fundo Estadual de Saúde. Do valor total, R$ 22,5 milhões serão usados para financiar 600 leitos de UTI (custo médio de R$ 800 ao dia) e 900 leitos de enfermaria (custo médio de R$ 300 ao dia) por um mês em todas as macrorregiões.

Outros R$ 15,2 milhões serão investidos na compra de máscaras, luvas, aventais e demais EPIs. O material será distribuído para os 399 municípios ao longo do período de maior enfrentamento da pandemia, de acordo com critério populacional e quantidade de estabelecimentos de saúde.

O secretário da Saúde, Beto Preto, reforçou a orientação de que os paranaenses mantenham o isolamento social e confirmou a antecipação da abertura dos hospitais regionais de Ivaiporã, Guarapuava e Telêmaco Borba. Já o secretário da Agricultura, Norberto Ortigara, apresentou o programa do voucher para compra de alimentos e citou a expectativa de atingir mais de 1 milhão de famílias paranaenses em situação de vulnerabilidade social.

“Nesse combate ao coronavírus, os deputados têm ajudado com decisões diárias e as leis emergenciais que precisam ser aprovadas. Temos que apaziguar a sociedade, dizer que é um momento de crise, mas que vamos passar pela doença. Essa união melhora nossa capacidade de resposta na saúde e na área econômica”, afirmou Ratinho Junior.