Líder do Governo ressalta papel social da Sanepar em decisão que suspendeu o reajuste da água

02/09/2020 09h52 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputado Hussein Bakri (PSD), líder do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná.

Deputado Hussein Bakri (PSD), líder do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Euclides Garcia

Deputado Hussein Bakri (PSD), líder do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná.

Menos de uma semana depois de o Governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) solicitar a suspensão do reajuste da tarifa de água e esgoto, a Agência Reguladora do Paraná (Agepar) acatou o pedido por unanimidade nesta terça-feira (1°). Líder do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado Hussein Bakri (PSD) ressaltou o papel decisivo dos parlamentares para o desfecho positivo do caso, em respeito ao momento de dificuldade vivido pelos paranaenses em meio à pandemia.

"O Governador foi sensível à situação financeira enfrentada pela população e ao apelo feito pelos deputados estaduais, afinal não é hora para reajuste de tarifas públicas. Como acionista majoritário da Sanepar, o papel do Estado deve ser o de olhar em primeiro lugar para os paranaenses e para o serviço público prestado a eles. Na condição de líder do Governo, sempre atuarei em conjunto com os demais deputados e com o Executivo para fortalecer as nossas empresas públicas e a sua preocupação social", afirmou Hussein Bakri.

Entre os argumentos apresentados, a Casa Civil e a Procuradoria-Geral do Estado destacaram que o Paraná enfrenta uma crise hídrica e sustentaram também que "o reajuste comprometeria ainda mais o orçamento doméstico de grande parte da população, que já convive com a queda de renda em razão dos efeitos adversos da pandemia do novo coronavírus sobre o mercado de trabalho".

Com a decisão da Agepar, o reajuste de 9,62%, que valeria a partir de 31 de outubro, fica suspenso temporariamente. Agora, o Governo terá 5 dias úteis para apresentar por escrito as razões para revisar a reposição pedida pela Sanepar. A Companhia, por sua vez, terá até 90 dias corridos para responder ao Estado. O Paraná, então, terá direito a uma réplica em 5 dias úteis. Ao fim dessa mediação, a Agepar votará o novo reajuste em caráter definitivo.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo

Notícias Relacionadas

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação