Mesa Executiva destaca que Assembleia conclui 2022 cumprindo seu papel diante da população paranaense Ao longo do ano foram realizadas 122 sessões ordinárias, 29 extraordinárias, 20 sessões solenes e 49 audiências públicas.

22/12/2022 12h39 | por Eduardo Santana
Mesa Executiva destaca que Assembleia conclui 2022 cumprindo seu papel diante da população paranaense

Mesa Executiva destaca que Assembleia conclui 2022 cumprindo seu papel diante da população paranaenseCréditos: Orlando Kissner/Alep

Mesa Executiva destaca que Assembleia conclui 2022 cumprindo seu papel diante da população paranaense

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano e o primeiro secretário da Casa, deputado Luiz Claudio Romanelli, ambos do PSD, fizeram um balanço das ações do Legislativo paranaense neste ano de 2022. Para eles, o Poder Legislativo apresentou na sua quarta Sessão Legislativa da 19ª Legislatura um volume de trabalho robusto, que cumpriu suas funções constitucionais e atendeu as grandes demandas da sociedade paranaense.

Para o presidente Traiano, a Assembleia trabalhou muito e contribuiu com o estado do Paraná em decisões importantes neste ano de 2022. “Acho que podemos afirmar aqui, com muita propriedade, que é um marco, um divisor de água, o trabalho que a Casa vem fazendo, apesar de ser muitas vezes incompreendida. Mas é um processo natural e nós entendemos isso”, declarou o chefe do Poder Legislativo.

Ainda segundo o presidente da Assembleia, a Casa e seus deputados nunca deixaram, ao longo do ano, de participar de momentos decisivos do Estado. “Temos um Poder Legislativo totalmente diferente, aberta, democrática, aberta ao povo, com iniciativas inovadoras e propostas que realmente fazem a diferença. Sempre com o objetivo de trabalhar pelo bem maior, que é coletividade”, destacou Traiano.

Já o primeiro secretário da Casa afirmou que o ano de 2022 foi um ano diferenciado na Assembleia devido à realização das eleições gerais e todo processo eleitoral. “Indiscutivelmente, todo esse ano foi marcado, no Plenário, pelo debate eleitoral. Muito focado, inclusive, nas eleições presidenciais e também, claro, no pleito estadual. E os parlamentares puderam expor seus pontos de vista com seus argumentos ao longo dos debates e discussões”, explicou.

Romanelli também destacou que a Assembleia em 2022 voltou à sua normalidade de funcionamento após o período mais crítico da pandemia e que ao longo do ano a Casa cumpriu com todo o seu papel dentro do Estado Democrático de Direito. “Quem tem que sair fortalecido dentro desse processo todo é o Estado, com um gestor das políticas públicas, para que nós possamos entregar para a população paranaense um melhor serviço público. E esse ano de 2022 esse processo se deu de forma muito intensa”, disse.

“A Assembleia sai desse período com o sentimento de dever cumprido em relação aquilo que era a expectativa do povo paranaense e com uma agenda importante para o ano de 2023”, concluiu Romanelli.

Balanço

Durante o ano foram apresentados 549 projetos de lei, 10 projetos de lei complementar, 36 projetos de resolução, 12 projetos de decreto legislativo, três propostas de Emenda à Constituição e 3824 requerimentos.

Foram sancionadas 361 leis ordinárias e 19 leis ordinárias foram promulgadas, além de cinco leis complementares sancionadas e uma promulgada, 31 resoluções, sete decretos legislativos e duas Emendas à Constituição.

Ao longo do ano foram realizadas 122 sessões ordinárias, 29 extraordinárias, 20 sessões solenes e 49 audiências públicas.

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação