Nelson Garcia Assume Liderança do Psdb

26/07/2006 18h32 | por Carlos Souza
Para: Editoria de Política e ColunasDistribuído em 26/07/06Jornalista: Carlos SouzaO deputado estadual Nelson Garcia é novo líder do PSDB na Assembléia Legislativa, em substituição ao deputado Ademar Traiano. Segundo o parlamentar, a decisão foi tomada pela maioria da bancada há cerca de 20 dias e é reflexo da unidade que o partido pretende impor, uma vez que PSDB e PMDB se coligaram para a disputa do governo do Estado. O presidente da Casa, deputado Hermas Brandão (PSDB), foi indicado como vice-governador na chapa do governador Roberto Requião (PMDB).“Não seria condizente que o líder do partido na Assembléia apresentasse a postura de oposição, enquanto a maioria do partido sempre apoiou a atual administração”, disse Garcia. “Enquanto não tínhamos a coligação formalizada, isso se manteve. Mas, a partir desse momento precisamos mostrar unidade no partido”, afirma o deputado.Além de Garcia e Brandão, os deputados Francisco Buhrer, Luiz Accorsi, Luiz Fernandes Litro, Luiz Nishimori e Miltinho Pupio também compartilham a intenção de apoiar o governo Roberto Requião. Os parlamentares Ademar Traiano e Valdir Rossoni adotaram a postura de oposicionistas. Segundo Garcia, na prática, não há nenhuma alteração na condução da liderança do PSDB. “Em tese, irei liderar outros seis deputados que sempre foram simpáticos e votaram na maioria das vezes com a bancada de situação”. Em relação à postura de Rossoni e Traiano, o novo líder espera que eles “passem a respeitar a decisão do partido, decidida em uma convenção democrática, e passem a trabalhar pela coligação como os demais parlamentares”.Garcia destaca ainda que em relação ao encaminhamento das matérias e votações em plenário, não haverá nenhuma mudança na atuação dos seis deputados. “Continuamos fazendo parte da bancada de apoio, e votaremos de forma favorável sempre que julgarmos os projetos de interessa da população paranaense”, diz. “De qualquer forma, vamos respeitar as posições de Traiano e Rossoni. Nesse caso, eles deverão fazer suas críticas como deputados e não como representantes da bancada”, ressaltou o deputado.O líder do PSDB disse também que, independente da decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), os deputados tucanos já fecharam o apoio ao PMDB e não irão voltar atrás. “Iremos até o fim para eleger o Requião e o Hermas”, concluiu.