Notas Políticas da Assembléia Legislativa

19/05/2005 17h34 | por Carlos Souza e Flávia Prazeres
Para Editoria de PolíticaDistribuído em 19/05/05Jornalista: Carlos Souza e Flávia PrazeresLDOO presidente da Comissão de Orçamento, deputado Ademir Bier (PMDB) requereu que o prazo para a entrega das emendas, referentes à Lei de Diretrizes Orçamentárias, seja prorrogado para o dia 23 de maio.COMISSÃOA líder do PP, deputada Cida Borghetti solicitou a constituição de uma Comissão para elaborar as comemorações do Ano Internacional do Esporte. “Nos países desenvolvidos é evidente o alto investimento no esporte, proporcionando importante inclusão social”, defende Cida.GRANDE EXPEDIENTEA pedido do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Hermas Brandão (PSDB) o Grande Expediente da sessão plenária do dia 6 de junho será reservado para o encerramento dos trabalhos do Band Pé no Rio 2005, programa da TV Bandeirantes do Paraná – Band Curitiba. O programa é dedicado a defesa dos mananciais e promoção da coleta seletiva de lixo.GRANDE EXPEDIENTE IITambém a pedido do deputado Hermas, o Grande Expediente do dia 10 de agosto será destinado para a realização de conferência sobre “História do Parlamento Brasileiro”. O evento contará com a presença do senador Elfraim Moraes.DIA DO CLIENTEO deputado Marcos Isfer (PPS) apresentou projeto de lei que institui o Dia do Cliente no calendário oficial de eventos do Estado. Segundo o parlamentar, a data constitui iniciativa de caráter cultural com o intuito de fomentar o comércio e a indústria, que passariam a contar com mais uma data oficial para incentivar a circulação de recursos econômicos. “Isso aconteceria pela realização de promoções no comércio, visitações e outras formas de aproximação com os consumidores”, explica Isfer. A data, caso o projeto seja aprovado, será comemorada no dia 15 de setembro.SECRETARIA DE ESPORTEA deputada Cida Borghetti (PP) enviou requerimento ao governador Roberto Requião no sentido de que seja criada a Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Desenvolvimento Humano. De acordo com a comunicação enviada pela deputada, a “Paraná Esporte”, seria transformada em secretaria. “O ministro dos Esportes, Agnelo Queiroz, enfatizou que a cada dólar investido no esporte, a economia na saúde é de US$ 3,2 dólares. Esse dado é mais que suficiente para se pensar em política voltada ao incentivo ao esporte”, ressalta Cida.DEFESA DOS ANIMAISO deputado Renato Gaúcho (PDT) apresentou projeto de lei que cria a Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais (SEPDA). Segundo o parlamentar, a nova secretaria deverá promover ações necessárias à proteção e bem-estar dos animais, bem como prevenir os mesmos de maus tratos. A SEPDA também ficará responsável por promover um programa de assistência às entidades e/ou sociedades de proteção aos animais, entre outras ações como realização de convênios e parcerias com prefeituras, universidades, empresas privadas. PALESTRANTEO deputado Rafael Greca (PMDB) será um dos palestrantes no Seminário sobre as Administrações Legislativas e Executivas Municipais, que será realizado no próximo dia 2 de junho, na cidade de Foz do Iguaçu. O evento é promovido pelo Instituto Paranaense de Assessoria Pública e Integração de Programa (INTERATIVA).REPRESENTANTEO deputado Rafael Greca (PMDB) participa, entre os dias 2 e 3 de junho, na cidade de Rosário, na Argentina, do Encontro Latino Americano de Prefeitos e Parlamentares, denominado “Cidades pela Unidade”, que tem o objetivo de criar um espaço de reflexão e de intercâmbio de experiências entre os responsáveis pela gestão de cidades de toda a América Latina.