Os 30 anos da Constituição Cidadã, celebrados nesta sexta-feira (5), são tema de documentários da TV Assembleia Série de vídeos pode ser acessada na página da TV Assembleia no Youtube e no site da Alep, ou ao longo da programação da emissora oficial.

05/10/2018 06h30 | por Luiz Alberto Pena
Constituição Cidadã.

Constituição Cidadã.Créditos: Arte: Lucas Lambertucci / Alep

Constituição Cidadã.

“Quando, após tantos anos de lutas e sacrifícios, promulgamos o estatuto do homem, da liberdade e da democracia, bradamos por imposição da sua honra: temos ódio à ditadura. Ódio e nojo. Amaldiçoamos a tirania onde quer que ela desgrace homens e nações, principalmente na América Latina”. Com essas palavras o presidente da Câmara dos Deputados e da Assembleia Nacional Constituinte, Ulysses Guimarães, promulgava – há exatos 30 anos, em 5 de outubro de 1988 – a Constituição Federal que restabeleceu a ordem democrática no país, consagrando o Estado Democrático de Direito depois de 21 anos de ditadura militar.

Esse trabalho de produção do novo e grande marco legislativo deu nova identidade ao Brasil, num esforço que começou formalmente em 1º de fevereiro de 1987, com a sessão de instalação da Assembleia Constituinte, embora a sociedade organizada, por seus mais diferentes setores, já militasse há muito mais tempo na projeção de pontos que, a seu entendimento, deveriam compor a nova Lei máxima. Foi um período marcado por intensos e acalorados debates, com disputas que confrontavam diversos pontos de vista e interesses em jogo. A convocação da Constituinte foi o resultado de compromisso firmado ainda durante a campanha presidencial de Tancredo Neves (1910-1985), primeiro presidente civil eleito, pelo voto indireto, após o período militar.

Entrevistas e reportagens com políticos, juristas e outras importantes personalidades que recuperam fatos históricos e documentam o processo constituinte de três décadas atrás acabam de ser reunidas numa série de vídeos produzidos pela TV Assembleia, totalizando cerca de três horas de gravação, que podem ser acessados pelos interessados diretamente na página da TV Assembleia no Youtube (https://www.youtube.com/user/TVSinalAssembleiaPR/videos) e na página oficial (site) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). A produção também pode ser acompanhada ao longo da programação da TV Assembleia, em transmissão aberta pelo canal 21, ou no canal 16 da Net, desde a última segunda-feira (1º). Além de material feito pela equipe de jornalistas da TV, parte do conteúdo foi produzido pela Câmara dos Deputados.