"Os desafios de um novo Brasil" serão tema central da XXII Conferência Nacional da Unale, em Gramado (RS) O evento, que acontece entre os próximos dias 9 e 11 de maio, é promovido em parceria com a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

19/04/2018 11h44 | por Sandra C. Pacheco e Luiz Alberto Pena
Unale.

Unale.Créditos: Arte: Vinícius Leme / Alep

Unale.

A XXII Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), promovida pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), em parceria com a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, nos próximos dias 9, 10 e 11 de maio, na cidade de Gramado (RS), abordará como tema central “Os desafios de um novo Brasil”. Os organizadores esperam reunir cerca de 1.500 participantes, que irão debater com os palestrantes as estratégias e perspectivas para transformar a realidade nacional.

A importância dos Legislativos estaduais, as eleições de 2018, a reforma política e suas novas regras, a paradiplomacia, a gestão e o controle de gastos públicos e a governança pública estão entre os segmentos que serão discutidos ao longo do evento. Através de palestras e reuniões serão abordadas sugestões de ações e planejamento para o desenvolvimento e progresso a longo e médio prazos das mudanças que os brasileiros esperam de seus representantes. As inscrições para os interessados continuam abertas no portal da Unale, por meio do link www.unale.org.br.

O credenciamento dos participantes será iniciado às 8 horas do dia 9 de maio, com eventos simultâneos no período das 8h30 às 17h30. As autoridades serão recepcionadas às 19h30, e a abertura da solenidade de instalação oficial dos trabalhos está prevista para as 20 horas. No dia seguinte, o credenciamento começa às 8 horas. Das 9h30 às 11h30 será debatido o tema “Economia, Governança e Controle de Gastos Públicos”. Das 14 às 16 horas as análises serão sobre o “Panorama Político Nacional”, e das 16 horas às 17h30, sobre a “Mídia digital: a sociedade em transformação”.

No dia 11 de maio o primeiro debate, das 9 às 10h45, será sobre “Eleições 2018, novas regras”; seguindo-se uma assembleia geral ordinária, das 11 às 12 horas. Às 14 horas estão previstas atividades relacionadas à “Participação do Jovem na Política”, e o Simpósio da Frente Parlamentar Interestadual em Defesa dos Direitos da Pessoa com Epilepsia sobre o tema “Epilepsia sem Preconceito”. O encerramento das atividades ocorrerá às 17 horas, e às 20 horas se dará a posse da nova diretoria da Unale para o período 2018/2019.

Sucesso em Foz– A última conferência da Unale aconteceu em junho de 2017, em Foz do Iguaçu, em parceria com a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Participaram cerca de 1.800 pessoas, entre autoridades de todo o País, governadores, deputados estaduais e federais, prefeitos e vereadores, além de prefeitos e vereadores de países vizinhos, como da Argentina. O tema das discussões foi “O Brasil e suas Reformas”, que avaliou o impacto em relação às reformas política, previdenciária e trabalhista. A Comissão Organizadora foi presidida pelo deputado paranaense Ademir Bier (PSD).

O presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSDB), como anfitrião do encontro, destacou naquela oportunidade que o Paraná tem muito a mostrar e serve de referência nas gestões tanto do Executivo quanto do Legislativo: “A importância vai muito além deste momento, porque estamos oportunizando ao Brasil conhecer as experiências do Paraná, tanto da própria Assembleia Legislativa quanto do Governo do Estado. Portanto, é a oportunidade para que todos os legisladores venham buscar aqui um aprendizado para implementar em seus estados”.

Receptividade gaúcha – Confira no link a seguir o chamamento que o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Marlon Santos (PDT), faz a todos para que venham a Gramado para debater “Os desafios de um novo Brasil”, entre 9 e 11 de maio: https://youtu.be/R1u83WUB9CI