Procuradoria da Mulher arrecada produtos de higiene para mulheres em tratamento de câncer de mama Doações serão encaminhadas para a Associação Amigas da Mama, que atende mulheres de todo o Estado em tratamento de câncer; a ação ocorre até 31 de outubro.

14/10/2019 17h46 | por Nádia Fontana
Bolsas do Bem é o nome da campanha desenvolvida pela Procuradoria da Mulher da Alep para arrecadar produtos de higiene para mulheres em tratamento de câncer de mama.

Bolsas do Bem é o nome da campanha desenvolvida pela Procuradoria da Mulher da Alep para arrecadar produtos de higiene para mulheres em tratamento de câncer de mama.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Bolsas do Bem é o nome da campanha desenvolvida pela Procuradoria da Mulher da Alep para arrecadar produtos de higiene para mulheres em tratamento de câncer de mama.

Quase cinco mil pessoas, entre assistidas, voluntários e familiares, foram atendidas no ano passado pela Associação das Amigas da Mama (AAMA). Destas, 329 foram de novos casos de câncer de mama – o que representa 40% da previsão de diagnóstico da doença em Curitiba. Por isso, no “Outubro Rosa”, quando ocorre a campanha que busca conscientizar sobre a importância da prevenção, a Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) decidiu promover uma ação para a arrecadação de produtos de higiene pessoal que serão destinados à essas mulheres. Trata-se da campanha “Bolsas do Bem”.

De acordo com a deputada estadual Cristina Silvestri, procuradora da mulher da Alep e idealizadora da ação, a ideia é receber as doações dos produtos de higiene e, também de bolsas ou necessaires. “Muitas mulheres têm aquela bolsa ou necessaire em casa que está no fundo do armário, sem uso. Então nós estamos pedindo, além da doação dos produtos de higiene, a doação destas bolsas, para que os kits sejam montados e distribuídos entre as mulheres que estão em tratamento”, explicou a parlamentar.

Os produtos de higiene serão arrecadados até 31 de outubro e, depois, distribuídos nas bolsas e doados no início de novembro para a Amigas da Mama, entidade criada em 2001 que hoje atende mulheres de vários municípios do Paraná e, inclusive, de fora do Estado. “Elas estão sempre de braços abertos para receber as mulheres em um momento de muita fragilidade. Esta também é uma das missões da Procuradoria da Mulher, que vem lutando para assegurar a defesa dos direitos das mulheres. É apenas um pequeno gesto, mas com grande significado”, acrescentou.

Prevenção – A prevenção, seja ela do câncer de mama ou de qualquer outra doença é muito mais barata, mais fácil e menos dolorosa do que qualquer tratamento. “Muitas mulheres não vão ao médico e não fazem os exames porque têm medo de achar algo. E se achar, tem cura, não se deve ficar em casa pensando no que está acontecendo”, alertou a presidente da AAMA, Macarcy Bernardi Engelbert, ao participar de um debate na Assembleia dentro da programação do “Outubro Rosa”, promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.

Doações – As doações podem ser entregues diretamente na sede da Procuradoria da Mulher da Alep, localizada no terceiro andar do prédio administrativo, ao lado da Diretoria Geral. Quem preferir pode, ainda, entrar em contato com a Procuradoria da Mulher que uma funcionária irá buscar as doações. O telefone é o (41) 3350-4030 e o e-mail procuradoriadamulher@assembleia.pr.leg.br.

O que doar – A AAMA sugeriu uma lista de produtos de higiene pessoal que podem ser doados, sendo eles: absorventes; aparelhos e lâminas para depitação; creme dental; hidratante; condicionador; desodorante; escova de dentes; fraldas geriátricas; fio dental; lenço umedecido; lenço descartável; papel higiênico; pentes; papel toalha para mãos; sabonete líquido; sabonete em barra; shampoo e soutien pós-mastectomia (tamanhos P, M, G e GG).

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação