Audiência Pública vai reunir assinaturas pela duplicação da Serra da Esperança, em Guarapuava
Os deputados estaduais Cristina Silvestri (PP) e Fabio de Oliveira (Podemos) promovem, nesta quarta-feira, dia 26 de novembro, às 18h30, a audiência pública “Duplicação da Serra da Esperança”, na UTFPR Guarapuava. O evento será aberto ao público e deve reunir lideranças políticas, empresariais e representantes da sociedade civil.
O objetivo é discutir a necessidade de antecipar as obras de duplicação da BR-277 no trecho da Serra da Esperança, entre Guarapuava e Prudentópolis, considerado o maior gargalo da rodovia e um dos pontos mais críticos em termos de segurança viária. As obras constam no cronograma da nova concessão de pedágio, sob responsabilidade do Grupo EPR, mas estão previstas apenas para 2030, prazo considerado inaceitável pelos parlamentares e pela população local.
A deputada Cristina Silvestri destaca que a duplicação é uma reivindicação histórica da região e que já cobrou a antecipação das obras em diversas oportunidades, incluindo reuniões com a concessionária e audiências na Assembleia Legislativa. “Não podemos admitir que o trecho mais perigoso da BR-277 fique para o fim das obras. A Serra da Esperança precisa ser tratada como prioridade absoluta”.
“Cada ano de atraso significa mais insegurança e mais impacto econômico. A duplicação da Serra da Esperança não é só uma antiga reivindicação, é uma urgência logística e estratégica que precisa ser tratada como prioridade”, defende o deputado Fabio Oliveira. Ele ressaltou que o trecho segue causando acidentes, prejuízos e travando o desenvolvimento do Paraná.
Abaixo-assinado
Durante a audiência, será iniciado um abaixo-assinado pedindo a antecipação das obras à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O requerimento coletivo reunirá dados técnicos que demonstram a urgência da intervenção para reduzir acidentes, melhorar a fluidez do trânsito e garantir melhores condições para o escoamento da produção no centro-sul do Paraná.
Serviço:
Audiência Pública “Duplicação da Serra da Esperança”
Data e Horário: 26 de novembro (quarta-feira), às 18h30
Loca: Sala de Comissões da UTFPR Guarapuava – Av. Prof. Laura Pacheco Bastos, 800, Bairro Industrial