Projeto de lei institui o Dia Estadual do Heavy Metal Data será comemorada em homenagem a André Matos

27/06/2019 10h05 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputado propõe projeto que institui “Dia Estadual do Heavy Metal".

Deputado propõe projeto que institui “Dia Estadual do Heavy Metal".Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputado propõe projeto que institui “Dia Estadual do Heavy Metal".

O deputado estadual Douglas Fabrício (PPS) apresentou na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) projeto de lei que institui o “Dia Estadual do Heavy Metal”, a ser comemorado no dia 08 de junho. A data foi escolhida em homenagem ao cantor, compositor, pianista e maestro brasileiro, André Matos, que faleceu no último dia 08 de junho de 2019.

A proposta foi apresentada devido ao reconhecimento do estado do Paraná ao músico brasileiro que teve carreira artística vitoriosa no Japão, Estados Unidos e países da Europa, com milhões de discos vendidos e inúmeros shows realizados. “André Matos foi pioneiro na mistura da música clássica com o estilo pesado do heavy metal e ritmos brasileiros, sendo um dos responsáveis por colocar o Brasil no cenário do rock internacional em um estilo dominado por norte-americanos e europeus. Como alguns estados já manifestaram, o Paraná, que tem uma significativa comunidade roqueira, também reconhece a importância da sua obra e presta esta homenagem”, argumenta o deputado Douglas Fabrício.

O deputado ainda destacou que uma petição de fãs do cantor publicada na internet solicitando a homenagem em âmbito nacional já conta com mais de 42 mil assinaturas.

Trajetória - André Matos foi um cantor, compositor, maestro, produtor e pianista brasileiro, conhecido por ter sido vocalista das bandas Viper, Angra e Shaman. O artista vendeu milhões de cópias durante a sua carreira. Também capitaneou os projetos Virgo e Symfonia, além de ter feito participações especiais em bandas como Avantasia. Desde outubro de 2006, estava em carreira solo.

Na década de 80 foi pioneiro no heavy metal em São Paulo ao começar a cantar na banda Viper aos 16 anos de idade. No final da década, teve reconhecimento precoce no Japão. Saiu do grupo para formar o Angra e ampliar as influência e estudo na música erudita. O grupo fez carreira também no Japão e teve bastante reconhecimento na França, Alemanha e Suécia ao unir ritmos brasileiros, música clássica e heavy metal.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação