“Quando é bom para você, a Assembleia aprova”, esse é o tema da primeira campanha institucional do legislativo paranaense Cada vez mais focada no cidadão, objetivo é mostrar como o Poder Legislativo está presente no cotidiano das pessoas, bem como a rotina do trabalho realizado pelos deputados no Legislativo estadual e os benefícios à população.

02/12/2019 17h25 | por Diretoria de Comunicação
A campanha conduzida pela Diretoria de Comunicação, inicia um trabalho para tornar a Assembleia Legislativa mais conhecida da população.

A campanha conduzida pela Diretoria de Comunicação, inicia um trabalho para tornar a Assembleia Legislativa mais conhecida da população.Créditos: Arte: Publicidade

A campanha conduzida pela Diretoria de Comunicação, inicia um trabalho para tornar a Assembleia Legislativa mais conhecida da população.

A campanha conduzida pela Diretoria de Comunicação, inicia um trabalho para tornar a Assembleia Legislativa mais conhecida da população.Créditos: Arte: Publicidade

A campanha conduzida pela Diretoria de Comunicação, inicia um trabalho para tornar a Assembleia Legislativa mais conhecida da população.

Se comunicar com a população paranaense, estar cada vez mais próxima do cidadão e, acima de tudo, mostrar a todos os benefícios do trabalho feito na Assembleia Legislativa do Paraná, um dos três Poderes constituídos. Pensando nisso, a Assembleia lançou no último final de semana, nos principais meios de comunicação, uma campanha publicitária com o tema: Quando é bom para você, a Assembleia aprova.

A campanha conduzida pela Diretoria de Comunicação, inicia um trabalho para tornar a Assembleia Legislativa mais conhecida da população. Pesquisa recente encomendada pela Associação das Emissoras de Rádiodifusão do Paraná (AERP) mostrou que 76% dos paranaenses considera o Legislativo estadual importante, ainda que 72,5% não sabia o que a Assembleia fazia e 83,5% não lembrava de uma lei interessante aprovada na Casa de Leis, mas ao mesmo tempo, índice similar mostrava o interesse da população em conhecer e saber mais sobre o dia a dia da Assembleia, o que reforçou o trabalho da Mesa Executiva da Assembleia Legislativa em buscar mecanismos para deixar as ações do Legislativo mais ao alcance da população.

“A Assembleia tem o papel de representar a sociedade, sempre pensando no bem comum e também no estado do Paraná. Mas a percepção das pessoas não é essa. O Poder Legislativo sempre foi o ‘desconhecido’ da população. Elas precisam ter o conhecimento de que as ações importantes que acontecem no Paraná, passam por aqui”, destacou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB). “Essa campanha servirá para isso, com uma linguagem mais direta, mostrar à população o valor do trabalho do parlamentar na vida de todos os paranaenses”, completou Traiano.

"A nova comunicação institucional da Assembleia está sendo construída a partir de duas percepções: a primeira, de que boa parte da população paranaense não tem acesso ao trabalho realizado na Casa e não tem certeza do que de fato é feito aqui. E a segunda é de que a Casa precisava ampliar a divulgação de seu trabalho, atendendo inclusive ao que está previsto em lei, que determina transparência e divulgação dos atos", relatou o primeiro secretário da Assembleia, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB).

O protagonismo da Assembleia não vem de agora, são mais de 165 anos de história e, de acordo com o Grupo de Pesquisa em Instituições Políticas e Processo Legislativo da UFPR, desde 1960 são mais de 22 mil projetos de lei que fizeram a diferença na vida de milhões de paranaenses.

“Com isso buscamos aproximar o Legislativo da população e mostrar inclusive uma série de Leis que foram aprovadas na Assembleia e que melhoram a vida de toda população. Antes de tudo, é uma comunicação para fortalecer a cidadania e a transparência”, concluiu Romanelli

Características: A campanha publicitária se baseou em cinco características da Assembleia.

- Centrada nas pessoas: Desde a sua instalação, há mais de 165 anos, os interesses dos cidadãos são o combustível de atuação da Assembleia Legislativa;

- Protagonista: Um órgão que é encarregado de representar os interesses dos cidadãos, legislando e fiscalizando o Poder Executivo, evidentemente tem grande protagonismo, não só entre os três Poderes, mas principalmente na vida de todos os paranaenses;

- Plural: A Assembleia é composta por diferentes ideias, perfis e pensamentos concretizados em seus deputados para servir a uma variedade de necessidades e interesses provenientes dos cidadãos;

- Abrangente e relevante: O trabalho realizado pela Assembleia impacta diretamente e sob diversos aspectos o desenvolvimento de todos os cidadãos do Paraná. Outra característica que marca essa relevância são os diversos programas e serviços disponibilizados pela Assembleia que visam conscientizar, educar e aproximar os cidadãos da rotina do Legislativo estadual;

- Eficaz: A Assembleia realiza um trabalho criterioso e sua atuação permite que somente sejam aprovados projetos que gerarão benefícios concretos aos cidadãos. Mais do que fazer o seu trabalho, é garantir que ele seja concluído da maneira mais correta e mais adequada para todos.

Campanha – Focado nesses princípios de mostrar como a Assembleia Legislativa está presente no cotidiano das pessoas, a primeira campanha apresenta diversas leis que foram aprovadas na Assembleia e que impactam diretamente na vida da população. São vídeos, spots e fotos que estão sendo veiculados em canais de televisão, rádios e portais de notícias para mostrar à população o trabalho realizado e as leis que podem ajudá-las no dia a dia.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação