Requerimento defende isenção de água e luz para hospitais e entidades de saúde

24/03/2020 17h42 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB).

Deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB).Créditos: Dálie Felberg/Assembleia

Deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB).

O deputado Romanelli (PSB) solicitou nesta segunda-feira (23) ao governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD) a isenção do pagamento de tarifas de água e energia elétrica de hospitais e entidades de saúde por 120 dias. A medida reforça o enfrentamento da pandemia do coronavírus como defendido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Romanelli diz que a isenção se faz necessária tendo em vista o aumento considerável nos custos dos hospitais e entidades. “Água e luz são suprimentos de necessidade básica para a manutenção e funcionamento das unidades de saúde. Em meio à pandemia desta abrangência mundial, o Estado tem de garantir que esse custo não afete o atendimento à população”, disse o deputado em requerimento aprovado pela Assembleia Legislativa do Paraná.

Segundo o Ministério da Saúde, as infecções por coronavírus devem disparar no Brasil entre abril e junho, o que deve tensionar o sistema de saúde. Romanelli reforça que a isenção desses custos permitirá que as entidades, muitas sem fins lucrativos, sigam com seus serviços.

“Boa parte dos hospitais que atendem pelo SUS no Paraná não tem fins lucrativos e serão os que mais receberão pacientes nesta crise. Nosso requerimento busca garantir que suas operações sigam normalmente e que isso não se torne um problema no futuro para essas estruturas tão essenciais”, completa.

Coronavírus - O requerimento, assinado por Romanelli e outros deputados, soma-se a outras medidas que estão sendo tomadas pela Assembleia. Em sessão remota realizada nesta segunda, os deputados aprovaram o projeto de decreto legislativo que reconhece a ocorrência de estado de calamidade pública no Paraná até 31 de dezembro de 2020. O pedido foi feito pelo governador Ratinho Júnior.

Segundo boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, foram confirmados, até o momento, 60 casos do Covid-19 no Paraná em 12 cidades do estado. Outros 159 casos foram descartados e 1519 seguem em investigação.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação