Requião Filho, um herdeiro preparado para o embate político Ao programa “Política Total” da TV Assembleia, o deputado, um dos mais votados em 2018, fala sobre seus projetos, a atuação parlamentar e o futuro do MDB.

12/06/2019 12h19 | por Nadia Fontana
Deputado Requião Filho (MDB) fala sobre seus projetos, a atuação parlamentar e o futuro do MDB no programa Política Total da TV Assembleia.

Deputado Requião Filho (MDB) fala sobre seus projetos, a atuação parlamentar e o futuro do MDB no programa Política Total da TV Assembleia.Créditos: Kleyton Presidente/Alep

Deputado Requião Filho (MDB) fala sobre seus projetos, a atuação parlamentar e o futuro do MDB no programa Política Total da TV Assembleia.

Contribuir para o crescimento do Paraná. Essa é a tônica das ações e propostas defendidas pelo advogado curitibano Maurício Thadeu de Mello e Silva, o deputado Requião Filho (MDB), um dos mais votados nas eleições de 2018, que está exercendo seu segundo mandato na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), e integra a bancada de Oposição.

O deputado, reeleito com 82.650 votos em sua segunda disputa eleitoral, o quarto mais votado para a atual legislatura, fala sobre as suas propostas e analisa o cenário estadual atual numa entrevista ao programa “Política Total”, da TV Assembleia. Filho do ex-governador Roberto Requião, que também foi senador, deputado estadual e prefeito de Curitiba, ele cresceu cercado por políticos e no meio de embates da história recente do estado e do país. Por isso, conhece bem os protagonistas do Poder Legislativo, assim como do Executivo, e não esconde sua paixão por fazer a diferença. E, nem seu desejo de ocupar a principal cadeira do Palácio Iguaçu, a de governador do Paraná.

“Estou decepcionado com o Poder Legislativo”, confessa. Atribui esse sentimento a lentidão a que são submetidos seus projetos de lei, que demoram demais, conforme ele, para serem apreciados nas Comissões permanentes da Casa e também para chegar ao Plenário. Só neste ano, o parlamentar já protocolou 14 projetos. “Desde o Governo passado meus projetos são analisados muitas vezes antes de serem colocados em votação”, reclama.

Cidadania – Para o deputado, que íntegra a bancada da Oposição, e é hoje o 3º vice-presidente da Mesa Diretora da Alep, uma das principais funções do Legislativo é fiscalizar, especialmente o orçamento do Estado. “O que me move é a vontade de fazer o Paraná funcionar, ajudar o estado a crescer”, complementa. Requião Filho defende que os gestores públicos não podem esquecer daqueles paranaenses que mais precisam de políticas públicas. Observa que investimentos em áreas como saúde e educação são fundamentais. A transparência e a coerência também são aspectos que, segundo ele, devem permear todas as ações dos agentes públicos, em todos os momentos. “Temos que nos preocuparmos com o real, com o que faz a diferença para o cidadão”, declara.

Na entrevista o deputado Requião Filho ressalta o orgulho de ser filho do ex-governador Requião e comenta sobre o peso que os sucessores dos políticos carregam: “Isto porque muitos têm destruído os nomes de seus pais”, alfineta. Garante ainda que não tolera o que está errado, traço que atribui ter herdado do pai, diz bem-humorado.

Barragens – O parlamentar destaca ainda a importância do projeto que acaba de protocolar na Assembleia e estabelece um Plano de Segurança de Barragens. Elaborado em parceria com engenheiros e especialistas, a ideia é transformar essa proposta em modelo para o país. “É uma proposta que pretende aperfeiçoar os mecanismos de fiscalização. Também buscamos sistematizar e aperfeiçoar a legislação estadual existente, com novas normas e diretrizes para a verificação da segurança de barragens, inclusive as destinadas a servir como depósito de resíduos tóxicos industriais”, explicou quando apresentou a proposta.

Outro tema abordado no programa é a questão dos pedágios. Na opinião do deputado, as tarifas são caras e o sistema está corrompido. Requião Filho criticou ainda a atuação dos senadores paranaenses em Brasília; lembra dos vários ciclos da política nacional recente; e fala sobre o MDB, que “se perdeu no caminho” e hoje “é um partido sem identidade”, lamenta.

TV Assembleia – Confira a entrevista do deputado Requião Filho na íntegra sintonizando na TV Assembleia. Ou acesse o programa “Política Total”, que está disponível no canal do YouTube do Legislativo. É só clicar no link: https://bit.ly/2RdSfXE.



Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação