“Uma missão divina movida pelo amor”, diz Vani Fadel ao receber título de Cidadania na Assembleia Legislativa A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer da Regional de Ponta Grossa foi homenageada pela deputada Mabel Canto (PSC), com o título de Cidadã Benemérita do Paraná pelo trabalho de mais de 40 anos à frente da instituição.

18/10/2021 17h48 | por Claudia Ribeiro
Vani Fadel recebe o título de Cidadã Benemérita do Paraná.

Vani Fadel recebe o título de Cidadã Benemérita do Paraná.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputada Mabel Canto (PSC).Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputada Mabel Canto (PSC).

Deputada Mabel Canto (PSC).Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputada Mabel Canto (PSC).

Vani Fadel recebe o título de Cidadã Benemérita do Paraná.

“São mais de quatro décadas trabalhando pela população mais carente de Ponta Grossa e região, ao lado dos voluntários e da comunidade que tem nos ajudado muito em todos esses anos.  Considero esta uma missão divina e de muito amor”, afirmou Vani Quadros Fadel, nesta segunda-feira (18) na Assembleia Legislativa do Paraná, quando recebeu o título de Cidadã Benemérita do Paraná proposto pela deputada Mabel Canto (PSC), admiradora do trabalho e da história de vida da mulher que conseguiu grandes feitos à frente da Rede Feminina de Combate ao Câncer da Regional de Ponta Grossa.  “Ela é muito ativa, promove diversas ações e é uma pessoa de um coração gigante. Trata a todos de forma igualitária. Ela é, de fato, uma benemérita por tudo que faz e merecia receber da Assembleia Legislativa essa honraria justamente neste mês em que celebramos o Outubro Rosa”, disse a deputada.

E ela trouxe filhos, noras, genros, netos para receber presencialmente o título. Graças à queda nos números dos casos de Covid-19 no estado e em Curitiba, Patrícia Tournier, Paulo Gilberto Jorge Fadel, Elke Regina Spagolla Bernardelli Fadel, Marcelo Jorge Fadel, Milane Fadel Barbur e Roberta Fadel Barbur, puderam participar do momento que a homenageada chamou de “algo inesperado e uma surpresa que a deixou nas nuvens”.

No décimo mandato como presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Ponta Grossa, Vani Quadros Fadel, que nasceu no município de Ibaiti, conheceu a instituição em 1982, quando já havia deixado de lecionar, convidada por uma amiga para trabalhar como voluntária. Naquela época, o grupo era pequeno e sem estrutura física e financeira.

Aos poucos, dona Vani foi fazendo um trabalho educativo, preventivo e de auxílio com os portadores de neoplasias, especialmente com as crianças e suas famílias.  Assim, ela passou a visitar os doentes, promover ações e fazer palestras em escolas, creches, clubes de mães, empresas, faculdades, indústrias e hospitais para levar orientação sobre a importância da prevenção do câncer. Ano a ano foi promovendo uma ampliação em toda a estrutura da Rede. A sede, que é própria, funciona também como casa de apoio, é independente da Rede Feminina de Curitiba, ocupa uma área em torno de mil metros quadrados e atende a 200 pacientes carentes em tratamento oncológico de toda a região de Ponta Grossa. Além disso, conta com consultórios para atendimento ginecológico, psicológico, odontológico e de fisioterapia, com 60 profissionais voluntários, mantendo também uma parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Além das contribuições e de recursos públicos, para reforçar o caixa da instituição, Vani Fadel mantém bazares permanentes e acaba de criar uma ação com a venda de calendários com imagens dos pacientes assistidos em pontos turísticos de Ponta Grossa. “É uma forma de homenagear os nossos pacientes, que se prontificaram a colaborar nos servindo como modelos”, agradeceu. “Aproveito para estender a homenagem que recebo aqui à minha família e aos voluntários que trabalham ao meu lado todos os dias, para fornecer um serviço de qualidade, adequado e eficiente amparando os nossos irmãos mais necessitados”, acrescentou.

Ouça o Podcast relacionado