Vitor Monastier, ex-diretor regional do SENAC/PR é homenageado pela Assembleia Legislativa Menção honrosa foi proposta pelo primeiro secretário da Casa, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB).

14/09/2021 18h09 | por Jaime S. Martins

Vitor Monastier, ex-diretor regional do SENAC/PR é homenageado pela Assembleia LegislativaCréditos: Dálie Felberg/Alep

Vitor Monastier, ex-diretor regional do SENAC/PR.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Vitor Monastier, ex-diretor regional do SENAC/PR.

A Assembleia Legislativa do Paraná entregou nesta terça-feira (14), uma Menção Honrosa ao ex-diretor regional do SENAC/PR, Vitor Monastier, pelos relevantes serviços prestados à sociedade paranaense, em especial, na área da qualificação profissional. A homenagem foi proposta pelo primeiro secretário da Casa, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB).

Após quase 17 anos à frente da Diretoria Regional do Senac-PR, Monastier deixou a função no início deste ano. “Monastier teve uma trajetória de vida extraordinária do ponto de vista das mais variadas atividades e que dedicou, nos últimos 17 anos de sua vida, para promover uma atividade que é um grande desafio: a qualificação profissional”, disse Romanelli. “Quando foi convidado para assumir a direção do SENAC-PR, todos sabíamos que teria um grande desafio, mas ao mesmo tempo o poder de estruturar toda uma nova visão em relação à qualificação para a inserção no mercado de trabalho”, completou.

Romanelli lembrou ainda do período que trabalhou em parceria com Monastier, na época em que foi secretário de Estado do Trabalho, quando foi firmada uma parceria com o Sistema S que teve papel fundamental na criação do PRONATEC no estado. “Promovemos a Caravana da Profissionalização no estado e conseguimos dar uma oportunidade para milhões de paranaenses acessarem cursos de qualificação profissional. Testemunhei o trabalho do Vitor e como transformou a área da qualificação profissional”.

Segundo dados do SENAC-PR são mais de 5 milhões de pessoas qualificadas pela instituição. “Agradeço a todos os parlamentares por aprovarem essa menção honrosa a uma pessoa que merece muito pela trajetória de vida e pelo seu compromisso com a qualificação profissional. Sabemos que a educação é o que pode, de fato, fazer a diferença. É uma homenagem singela, mas creio que representa o espírito de todos os parlamentares dessa Casa ao reconhecer o trabalho de uma pessoa honrada”, concluiu Romanelli.

O homenageado, agradeceu a todos pela honraria, o que considerou um reconhecimento do Poder Legislativo à importância do ensino profissionalizante. “Muito satisfeito de ver o reconhecimento de uma Casa de Leis importante como essa, do quinto estado da Federação, reconhecendo a importância da capacitação profissional, que tivemos a oportunidade de liderar por mais de 16 anos. Momento de muita satisfação e recebo em nome de todos os funcionários do SENAC-PR”, disse Vitor, agradecendo ao presidente Ademar Traiano (PSDB) e toda à Mesa Diretora pelo acolhimento.

“Agradeço também ao deputado Romanelli, pela proposição e a todos os deputados que aprovaram a entrega dessa honraria, reconhecendo o ensino profissionalizante como ferramenta para o desenvolvimento das pessoas. Faz sentido solicitar a esse Parlamento que continue incentivando a profissionalização, dando a oportunidade a muitos jovens. Nossos mais sinceros agradecimentos pela comenda”.

O vice-governador e presidente Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, falou da trajetória de quando conheceu o homenageado e da amizade que se formou a partir dali. “Amigo não tem defeitos e o Vitor conheci há muitos anos. É uma homenagem muito especial feita a um amigo que fez um trabalho extraordinário. Começamos com 14 unidades do SENAC, hoje estamos com 46, com as em construção, e mais as carretas que estão rodando o estado. Muita gente foi qualificada em todo o estado do Paraná”, disse. “Temos muita gente qualificada no estado do Paraná. Com muito orgulho, e com respeito às outras instituições, mas grande parte desse esforço foi feito pelo SENAC-PR sob o comando do Vitor. Tudo feito graças à essa dedicação especial do Vitor, que ajudou a fazer tudo isso. Cuidando da qualidade do ensino, das nossas unidades, das novas construções que foram espalhadas pelo Paraná. Fruto desse trabalho, da dedicação, do esforço de praticamente 24 horas por dia. Obrigado Vitor por tudo o que você fez pelo SENAC-PR. Em nome de todos os qualificados e de todos os nossos colaboradores. Parabéns”.

O presidente Traiano, que conduziu a homenagem, agradeceu a presença de todos e destacou o trabalho do Vitor Monastier à frente do SENAC-PR. “Cumpriu com maestria seu dever de administrador no SENAC/PR, entidade que tem por objetivo ofertar o ensino profissionalizante como o caminho mais rápido para a inserção no mercado de trabalho, proporcionando uma formação prática e eficaz, diante das crescentes exigências do setor produtivo”.