5º Secretario
PT
Doutor Antenor

Dr. Antenor é médico, nasceu em 12 de janeiro de 1960, natural de Guarapuava. É o filho mais velho de seis irmãos de Dona Walquíria Luiza de Lima e Gentil Gomes de Lima. Casado com Vanderleia Pontarolo e pai de três filhos: Eloisa, Isabela e Natael.

Força de vontade, perseverança e a certeza de que apesar das desigualdades, o caminho duro, suor e as mãos calejadas daqueles que o ajudaram na jornada, concederia a conquista de um dos maiores sonhos da sua vida, ser médico. Sonho quase impossível para quem era de família pobre. Mas isso foi possível porque seu irmão era jogador de futebol profissional e o ajudou na formação.

Iniciou sua vida militante no Movimento Jovens da Catedral de Guarapuava. Foi presidente do Grêmio Estudantil do Colégio Francisco Carneiro Martins e militante da Pastoral Operária e das causas sociais.

Formado pela Faculdade Evangélica do Paraná, foi funcionário público municipal por 25 anos, dirigente do Sindicato dos Servidores Públicos de Guarapuava (Sisppmug) e sempre atuou na saúde pública, na defesa do SUS e dos/as servidores/as públicos/as.

Foi vereador por três mandatos, o primeiro de 1996 a 1998, o segundo de 2001 a 2004 e o terceiro 2008 a 2012.

Nas últimas três eleições para prefeitura de Guarapuava concorreu e ficou em segundo lugar e em todas obteve mais de 30% dos votos válidos, foi suplente de deputado federal.

Em 2022 foi eleito deputado estadual para o 1º mandato com 36.387 votos.

Enquanto vereador apresentou e teve diversos projetos de lei aprovados que visavam ampliar a transparência pública e o controle social. Também organizou várias audiências públicas, dentre elas para discussão do Plano Nacional de Educação, debates pela regularização fundiária e de apoio às comunidades quilombolas. É autor dos projetos Banco do Povo e do Banco de Leite Humano em Guarapuava.

Foi membro da Comissão de Saúde da Câmara Municipal e por esta comissão esteve à frente das primeiras movimentações para a implantação do Hospital Regional de Guarapuava.

Ainda, em sua atuação como vereador, conseguiu, via Governo Federal, a intermediação para a regularização do bairro Paz e Bem, que pertencia à União.

É militante dos movimentos sociais e culturais, criador do Grupo Solidum que atua na formação artística de jovens da periferia.

* (As informações contidas no perfil do deputado são de responsabilidade da assessoria do próprio parlamentar)

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação