A política está no sangue do entrevistado do "Fala Deputado" desta semana, na Rádio Assembleia Pedro Lupion é da quinta geração de uma tradicional família de políticos. O pai, Abelardo Lupion, é a sua principal referência.

09/12/2015 14h25 | por Cláudia Ribeiro
Deputado Pedro Lupion (DEM).

Deputado Pedro Lupion (DEM).Créditos: Márcia Pessotto

Deputado Pedro Lupion (DEM).

Parece clichê, mas não é nenhum exagero dizer que  “a política está no sangue” do deputado Pedro Lupion (DEM).  É que  desde sempre o  entrevistado desta semana do programa “Fala Deputado”, da Rádio Assembleia, vive  a política. O tataravô dele foi governador do Paraná. Era Telêmaco Borba. O bisavô, Moisés Lupion, também esteve à frente do posto mais alto do estado. E o pai, Abelardo Lupion, é nome conhecido além do Paraná. Afinal, foi deputado federal por diversos mandatos, onde liderou a bancada ruralista na Câmara dos Deputados e também fundou e presidiu a União Democrática Ruralista (UDR) do Paraná. “Meu pai é meu melhor amigo. Nos falamos diversas vezes durante o dia e ele me dá a direção da minha atuação parlamentar. É, sem dúvida, o meu maior exemplo”, revelou.

Mesmo assim, contou que ser filho de político nem sempre foi fácil,     já que sentia falta da presença do pai quando criança. Por isso, sempre que tem oportunidade, carrega a família para os compromissos políticos. Ele é casado com Maria Fernanda e tem dois filhos, João Pedro e Vicente,  de um e de três anos de idade.

Pedro Lupion contou, durante o programa, que se filiou ao então PFL (Partido da Frente Liberal – hoje Democratas) exatamente no dia em que completou 16 anos. Mais tarde foi presidente e vice-presidente da juventude  do partido.

Encara o  segundo mandato na Assembleia com seriedade. Sabe da responsabilidade que é representar a população no Parlamento, e Pedro não está aqui por acaso.  Se preparou (e muito) para a vida pública, fazendo pós-graduação e mestrado em Comunicação Política e em Ciência Política, fora do Brasil. “Claro que se não fosse a vocação, não estaria aqui, mas esses cursos me ajudaram muito a entender ainda mais a política”, disse.

Ouvindo o programa em uma rádio do interior do Paraná ou aqui mesmo pelo site da Assembleia, a partir desta quinta (10), você vai conhecer  mais desse jovem parlamentar, graduado em Publicidade, que além de integrar a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e  presidir a Comissão de Agricultura da Casa,  também comandou a comissão  temporária que foi formada para revisar e modernizar todo o Regimento Interno da Assembleia.

*Confira mais notícias sobre a Assembleia Legislativa do Paraná no Facebook.

Ouça o Podcast relacionado