A prevenção e o combate à osteoporose motivam pronunciamento na Assembleia Legislativa Exposição da médica Gleyne Lopes Biagini, durante a sessão plenária da Alep, abriu a 1ª Semana Estadual de Prevenção e Combate à Osteoporose.

16/10/2017 17h05 | por Sandra C. Pacheco
Exposição da endocrinologista Gleyne Lopes Biagini.

Exposição da endocrinologista Gleyne Lopes Biagini.Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Exposição da endocrinologista Gleyne Lopes Biagini.

Abrindo a 1ª Semana Estadual de Prevenção e Combate à Osteoporose na Assembleia Legislativa do Paraná, a médica endocrinologista Gleyne Lopes Kujew Biagini usou a tribuna da Casa, durante a sessão plenária, para falar sobre a importância das ações educativas, de conscientização e prevenção à doença, num país em que as taxas de natalidade e mortalidade em queda apontam para um aumento significativo da população idosa em atividade. Esse segmento, em 2030, deverá ser de cerca de 25 milhões de pessoas.

A 1ª Semana Estadual de Prevenção e Combate à Osteoporose foi instituída pela Lei estadual nº 19.040/2017, de autoria do deputado José Carlos Schiavinato (PP), que apresentou a palestrante. Profissional formada pela Universidade Federal do Paraná, ela preside a Associação Brasileira de Estudos do Metabolismo Ósseo e Mineral – Regional Paraná (ABRASSO/PR), é chefe do Ambulatório de Doenças Osteometabólicas do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba e professora de Endocrinologia da instituição.

Cuidados preventivos – A médica lembrou que a estrutura óssea é vista basicamente em sua função de sustentação do corpo, mas desempenha importante papel também como auxiliar em outras áreas, como a cardíaca e a respiratória, gerenciando toda a parte de energia do organismo. A osteoporose é a principal doença óssea metabólica fortemente relacionada ao avanço da idade e que vitima principalmente as mulheres no período pós-menopausa, quando a produção de estrogênio diminui.

Como se trata de uma patologia pouco sintomática, muitas vezes só é diagnosticada em estágio avançado, em função de uma fratura decorrente da fragilidade dos ossos em que o processo de renovação das células se tornou deficitário. Ainda não existe uma cura definitiva, mas tratamentos eficientes no retardamento de sua progressão e no controle das dores.

Destacando alguns dos fatores de risco, como o tabagismo, o alcoolismo, o sedentarismo, a médica defendeu a necessidade da prevenção através de hábitos saudáveis. Segundo ela, os tipos de fraturas mais comuns registrados após os 50 anos e principalmente após os 60 anos, são as de punho, vértebras e fêmur, todas de ampla repercussão e recuperação demorada, evidenciando que o Estado deve investir seriamente em campanhas de orientação e prevenção, que passam pela prática de atividade física regular e constante, exames de densitometria óssea e o estímulo ao desenvolvimento da força muscular e à velocidade da marcha, como meios de redução das quedas.

Nesta terça-feira (17) o deputado Schiavinato participará do lançamento da Semana Estadual de Prevenção e Combate à Osteoporose que será feito às 8h30, no Auditório Anne Marie, na sede da Secretaria de Estado da Saúde, com a presença do secretário Michele Caputo Neto. Na sequência está prevista uma videoconferência com todas as Regionais de Saúde do Estado sobre o tema, com palestras e esclarecimentos feitos pelas médicas Tatiana Lemos Costa, Gleyne Biagini e Victória Z. C. Borba, e pelo médico Sebastião Radominski.

A programação terá continuidade na sexta-feira (20), Dia Estadual de Prevenção, Controle e Orientação da Osteoporose, instituído pela Lei nº 18.960/2017, também proposta pelo deputado Schiavinato em parceria com o deputado Hussein Bakri (PSD), com a realização da Feira de Orientações sobre Osteoporose pela SESA. O evento acontecerá na Rua da Cidadania do Pinheirinho, na Avenida Winston Churchill, nº 2023, em Curitiba. Algumas Regionais de Saúde também farão ações pontuais, como a 20ª, que realizará uma programação em Toledo com a finalidade de levar informações aos profissionais da área e à população sobre a doença e suas formas de combate.

Ouça o Podcast relacionado

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação